Como escolher as melhores poltronas na classe econômica

melhores poltronas na classe econômica

Se você acha que classe econômica é tudo igual, certamente precisa ler esse post antes de marcar as melhores poltronas na classe econômica sua próxima viagem.

***

Como escolher as melhores poltronas na classe econômica? Vamos combinar, a maioria de nós, pobres mortais, só viaja de avião na nem tão boa e velha classe econômica, não é verdade? Às vezes, a gente até consegue fazer um milagre aqui e outro ali para conseguir voar de classe executiva.

Nós sabemos que quando se trata de classe executiva, cada companhia aérea tem seu padrão de conforto e luxo. Mas quem pensa que classe econômica é tudo igual está bem enganado.

Por isso, eu trabalhei nesse post para te ajudar a escolher as melhores poltronas na classe econômica. Pois sim, ela muda de avião para avião e de empresa para empresa.

Mas antes…

Vamos entender melhor os modelos de aeronaves usados pelas companhias aéreas que voam por aqui, e que por sua vez, são modelos usados em todos os cantos do mundo.

A grosso modo, a gente consegue separar os aviões em dois tipos: narrow-body e wide-body. Mas que diabos é isso? Vou explicar e falar basicamente dos modelos em operação no Brasil, ok?

* Narrow-body são aeronaves de “corpo estreito”, ou seja, um único corredor e nessa lista entram os Boeings 737 e 757; os Airbus A318, A319, A320 e A321; os ATR 72; e os Embraer 190 e 195. Essas aeronaves são usadas em rotas de curta e média distância.

* Wide-body são aeronaves de “corpo largo”, ou seja, dois corredores e aqui entram os Boeings 747, 767, 777 e 787; e os Airbus A330, A340, A350 e A380. O Boeing 747 e o A380 poderiam ainda entrar também na lista dos “super-jumbos” por serem aeronaves de dois decks. Essas aeronaves são usadas em rotas de média e longa distância.

Tudo isso para você ter uma noção das dimensões da cabine e até mesmo “fugir” da seção de poltronas do meio das aeronaves wide-body, que para mim são um pequeno pesadelo.

Agora vamos lá…


Como escolher as melhores poltronas na classe econômica


A primeira coisa que você precisa saber é em qual modelo de avião irá voar. Essa informação você consegue na hora de consultar os preços no site das companhias aéreas e na maioria dos buscadores de passagens aéreas.

Alguns buscadores não mostram o modelo do avião, é o caso do Skyscanner e Submarino Viagens. Neste caso, eles mostram apenas o número do voo. Aí, para saber qual avião irá cumpri aquele voo eu consulto o número do voo no Flight Aware ou no Flight Radar24 e esses sites mostram o tipo de avião.

Sabendo qual avião irá cumprir a rota, você deve consultar sobre aquele modelo no site do Seat Guru, que é um imenso banco de dados que reúne praticamente todas as companhias aéreas do mundo e trás informações sobre a configuração interna das aeronaves.

O site mostra os bons assentos, assim como os assentos ruins e regulares. Como o Seat Guru é também uma comunidade, os usuários podem enviar fotos do interior daquela aeronave para que a gente tenha uma visão mais real da cabine.

Outro site bacana é o Seatmaestro, o legal desse é que os passageiros postam resenhas sobre o assento e a viagem, semelhante a o TripAdvisor.

Pois você sabe, no site das companhias aéreas a classe econômica parece um pequeno paraíso e na real a gente sabe que não é bem assim.

O Seat Guru mostra também se a poltronas tem sistema individual de entretenimento de bordo, tomadas elétricas e portas USB. Além disso uma informação importantíssima: largura e distância das poltronas.

Sim, é ótimo para saber qual classe econômica oferece uma poltrona melhor, mais larga e mais espaçosa em relação a poltrona da frente.

Eu já usei essa ferramenta em diversas ocasiões na hora de escolher as melhores poltronas na classe econômica comparando uma empresa com outra.


Vamos fazer uma comparação?


Um exercício prático agora. Digamos que você esteja planejando voar entre São Paulo e Londres, trecho atendido pela British Airways e pela Latam Airlines. Mas qual seria a melhor opção?

Ambas as companhias voam direto com aeronaves Boeing 777, a British com o 777-200 e a Latam com o 777-300, o modelo maior. Comparando os dois no Seat Guru, vemos que:

* British Airways: a classe econômica dos Boeings 777-200 da BA estão configurados no layout 3-3-3 (9 poltronas por fileira). A distância entre as poltronas é de 31 polegadas (78,7cm) e largura do assento é de 17.5 polegadas (44,5 cm).

* Latam Airlines: a classe econômica dos Boeings 777-300 da Latam estão configurados no layout 3-4-3 (10 poltronas por fileira). A distância entre as poltronas é de 32 polegadas (81,2cm) e largura do assento é de 17 polegadas (43,1cm).

Como escolher as melhores poltronas na classe econômica

Observaram? Os 777 da British apesar de estarem configurados em fileiras de 9 poltronas, elas tem 2,5 cm a menos de espaço para a fileira da frente em relação aos 777 da Latam. Por outro lado, as poltronas das aeronaves da British são 1,4 cm mais largas que as da Latam.

Aí vai da sua escolha, mais espaço para as pernas ou uma poltrona um tiquinho mais larga.

No fim da história, a gente acaba escolhendo mesmo quem tiver um melhor preço. Se os valores forem os mesmos, vale levar em conta esses detalhes na hora de escolher as melhores poltronas na classe econômica.


Alguns pontos para ficar ligado


* Nem todas as poltronas na janela, tem janelas. Não entendeu? É que algumas aeronaves “perderam” as janelas para abrir espaço para as tubulações hidráulicas do avião. Isso acontece com os Boeings 737, 767 e 787 principalmente. Fica ligado na hora de marcar a sua poltrona.

Cadê a janela?

* As poltronas das fileiras anteriores a saída de emergência não reclinam. Se for uma aeronave com duas saídas de emergência juntas, como nos Boeings 737-800 e nos Airbus A320, a fileira da primeira janela também não reclina.

* Vale dizer também que as últimas poltronas do avião também não reclinam e se reclinarem, é com espaço ainda mais reduzido.

* Poltronas perto das galleys (a cozinha do avião) e dos banheiros são mais barulhentas. Tanto pelo barulho dos trabalhos na cozinha, quanto pelo entra e sai de passageiros dos banheiros. Se isso te incomoda, evite.

* Embaixo de algumas poltronas costuma ter uma caixa metálica onde ficam os componentes do sistema de entretenimento de bordo. Se você for “premiado” com essa caixa, vai ter o espaço para os pés ainda mais reduzidos. Em geral, elas ficam entre o assento da janela e o do meio.


Leia mais


Como ter mais conforto na classe econômica
Passagens aérea barata: mitos e verdades
Dicas para comprar passagens aéreas baratas
Todas as resenhas de voos que já publicamos

Postado em:
31 de julho de 2017

Imagem de capa: Unplash


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar