Como usar melhor o Smiles, o programa de milhagem da Gol

Como usar melhor o Smiles

Um dos primeiros posts que eu escrevi aqui no blog foi se o Clube Smiles – do programa de milhagem da Gol – valia a pena. Até hoje as pessoas continuam querendo saber se o clube vale a pena e como usar melhor o Smiles.

Desde então, tanto o Smiles, quanto o Clube Smiles, mudaram. Foram criados novos pacotes, campanhas de incentivo semanalmente – às vezes tem novidades todos os dias – e o Smiles e o Clube Smiles hoje estão bem mais interessantes do que na época daquele post.

Confesso que aderi ao Clube Smiles há 8 meses para fazer alguns testes e nesse texto eu vou te explicar como usar melhor o Smiles, usando o Clube Smiles como uma forma a mais para impulsionar seus pontos.

Vou explicar exatamente como eu faço para acumular cada vez mais milhas e sair por aí viajando sem pagar uma fortuna na passagem aérea.

Mas antes, para contextualizar, vamos dar uma olhada nos novos planos do Clube Smiles, lembrando que esse não é um post patrocinado por eles.


Sobre o Smiles e planos do Clube Smiles


Para fazer parte do Smiles você não paga nada. Só é cobrada mensalidade para quem assina o Clube Smiles e os planos são esses abaixo, que foram lançados em junho de 2017

Tabela de planos

Tabela de planos

 


Como usar melhor o Smiles?


A melhor maneira para acumular pontos no Smiles é combinando os pontos do cartão de crédito com os pontos ganhos em viagens aéreas e as milhas geradas pelo Clube Smiles. É isso que eu faço.

1 ) Pontos gerados pelo cartão de crédito

Eu sou cliente Santander e concentro a maioria dos meus gastos no cartão de crédito, não pago nada em dinheiro e nada no débito. Mas tem que ter disciplina para não se perder e gastar além da conta e ganhar uma dívida.

Quando eu tenho o número suficiente de milhas para transferir, eu espero que o Smiles lance alguma promoção com bônus para transferências de pontos. Assim, já transferi pontos com 100% de bônus e transformei 15 mil pontos em 30 mil milhas.

Além disso, o Santander Esfera sempre lança promoções de bônus em triplo para quem atinge a uma meta mensal de gastos, o que é uma mão na roda na hora de fazer os seus pontos renderem.

3) Viajando

Eu sempre tento voar com a Gol no Brasil e com as companhias aéreas parceiras fora do Brasil, assim, as milhas voadas são creditadas – às vezes automaticamente – no meu Smiles. Quando não são creditadas, basta preencher o formulário de solicitação de milhas que existe no site deles, é simples.

Às vezes, deixo de voar em alguma companhia aérea não parceira onde o preço seria ligeiramente menor que de uma outra companhia parceira só para creditar aquelas milhas no meu Smiles, mas claro, quando vale a pena e essa regra vale mais para quem viaja com frequência.

3) Clube Smiles

Para complementar esse somatório todo de milhas, eu assinei no ano passado o Clube Smiles 1000, que deu 6.000 milhas de bônus na adesão e mais 1000 milhas por mês pelo valor de R$35,00.

Essa soma foi um ótimo agregador nos meus pontos já acumulados e possibilitou que eu já resgatasse em 8 meses um trecho ida e volta doméstico e um trecho ida e volta do Brasil até a Europa.

Agora eu estou trabalhando para acumular milhas para uma outra viagem e aproveitando que recentemente o Smiles lançou novos planos do Clube Smiles, eu mudei de plano e ganhei um bônus de 10.000 milhas já na mudança e vou acumular 2.000 milhas por mês.

Como usar melhor o Smiles? Resumindo tudo dessa forma:

Combinando milhas adquiridas em viagens aéreas pela Gol ou companhias aéreas parceiras + pontos acumulados no cartão de crédito + pontos acumulados pelo Clube Smiles

Algumas dicas

– Quem quiser tirar vantagem e aprender como usar melhor o Smiles, precisa se dedicar. Ficar de olho nas promoções que eles lançam (as vezes diariamente) e aproveitar as oportunidades para transferência de pontos do cartão de crédito.

– Se você viajar pela Gol ou alguma companhia aérea parceira, acompanhe no site se as suas milhas estão sendo creditadas.

– Se você ver uma boa oportunidade e não tiver milhas suficientes para emitir a sua passagem, vale mais a pena comprar milhas adicionais (sempre tem promoções de bônus também) do que usar a opção Milhas + Money, usando as suas milhas e pagando a diferença em dinheiro.

– Fique de olho também nas promoções para acúmulo de pontos do seu cartão de crédito, um ótimo site para acompanhar tudo que anda rolando é o Melhores Destinos.

– Quanto maior a antecedência para emitir as passagens, maior será a sua chance de encontrar trechos com bons preços e variedade de horários e destinos. Não deixe para a última hora, as passagens mais baratas acabam antes. Além da Gol, a companhias aéreas parceiras são: Delta, Air France, KLM, Qatar, Aerolíneas Argentinas, Etihad, TAP, Alitalia, Copa Airlines, Korean Air, Air Canada, Aeromexico e Emirates.


Se você é novato na arte de acumular e usar milhas e não sabe por onde começar, leia esses post:


Como acumular milhas de forma inteligente para viajar de graça
Como eu transformei 5 mil pontos em 30 mil milhas em uma semana
Vale a pena entrar para o Clube Smiles


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

9 Comentários

  • Responder junho 21, 2017

    Erika

    Oi Fabrício, sou assinante clube 1000 mas pelo que vi se não for pelas promoções não tá valendo a pena, vi um trecho para Lima a partir de 30 mil milhas por exemplo. Valeu pelas dicas, tudo anotado, abraço!

    • mm
      Responder junho 21, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Erika, só usando o Clube Smiles realmente não vale a pena, tem que combinar com as milhas do cartão + as viajadas. E tem que ficar de olho nas promoções.

  • Responder novembro 24, 2017

    Pablo

    Como este post é mais recente, talvez seja interessante repetir um comentário que fiz em outro post sobre o Smiles/Clube Smiles:

    Sempre leio muitas críticas ao Smiles e ao Clube Smiles… mas, pela minha experiência, acho bons programas. Já emiti bilhetes para mim e minha esposa pelo Smiles para o Canadá (Toronto), Portugal (Lisboa) e EUA (Boston) com valores bem interessantes 100% milhas. Por exemplo, emiti agora (novembro/2017) para viagem em 04/2018 para Boston por 42.500 milhas. Fiz comparação em sites de outras companhias e não encontrei nenhuma que fosse mais vantajoso (tanto em relação ao custo, quanto aos horários e datas disponíveis).

  • Responder março 18, 2018

    Edilson

    Eu nao consigo um.promocao sequer pra voar fortaleza x foz pra agosto…. ta ficando na media de 22 mil milhas o trecho… carissimo to pensando em cancelar o clube

    • mm
      Responder março 23, 2018

      Fabricio Moura

      Tá cada vez mais difícil mesmo.

  • Responder maio 23, 2018

    Karine

    Eu já estou pensando em aderir, li o primeiro post e esse segundo, e como tenho pelo menos 02 viagens por ano, estou achando que compensa aderir ao plano smiles, e tenho sempre pontos razoáveis no cartão de crédito, pelo que pude entender, o plano em si não faz milagres, é uma questão de disciplina e aproveitar as oportunidades. Espero que seja uma boa experiência, estou indo com sede ao pote e espero não me dar mal com isso, haha.

    • mm
      Responder maio 23, 2018

      Fabricio Moura

      Isso mesmo Karine, o plano em si não faz milagres, ele é um adicional mesmo. O fluxo maior vem do cartão de crédito.

  • Responder junho 4, 2018

    Darci

    Bom dia. Por meio de consulta, sem intenção de comprar, só por curiosidade mesmo, que uma pesquisa de um trecho num domingo e segunda-feira são preços (Smiles e Smiles + Money) totalmente diferentes (para um mesmo trecho e horário de viagem). Qual é o dia e horário da semana melhor para comprar passagem utilizando a pontuação da Smiles?

    • mm
      Responder junho 5, 2018

      Fabricio Moura

      Varia muito, mas as melhores oportunidades aparecem mais nos finais de semana.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.