Como viajar de trem pela Europa?

como viajar de trem pela europa

A maneira mais simples, econômica e prática de viajar dentro da Europa, não é de avião, mas com o bom e velho trem. Mas velho é só o modo de dizer, os trens europeus estão pra lá de modernos e velozes, quem nunca sonhou em cruzar o Canal da Mancha indo de Paris a Londres a bordo do veloz Eurostar?

Enquanto os aeroportos na grande maioria ficam afastados dos centros urbanos, as estações de trem chegam no coração das cidades, garantindo comodidade e mobilidade, já quem elas também estão conectadas as redes de metrô dos centros urbanos.

Viajando de trem você também não precisa chegar com tanta antecedência nas estações, como nos aeroportos e os procedimentos de embarque são mais simples. Além de que, viajar de trem dentro da europa é bem mais barato que o avião.

A única desvantagem em relação ao avião, é o tempo de viagem. Claro que o avião é mais rápido, mas no trem você vai ter belas paisagens na sua janela o tempo inteiro.

Eurostar saindo de Londres para Paris

Eurostar saindo de Londres para Paris

Eu já viajei de trem pela Holanda, Bélgica e Portugal. Eu falei um pouco dessas viagens em dois posts aqui no blog:

Roteiro infalível: O que fazer em 1 dia em Bruxelas?

Castelos dos Mouros em Sintra, Portugal. Como chegar?

A minha próxima viagem de trem será de Paris até Munique, na Alemanha, via Estrasburgo. Claro, vou contar tudo aqui.

A rede europeia funciona basicamente assim: trens maiores e mais velozes ligam as grandes cidades e comboios menores e mais lentos que fazem as ligações regionais. Alguns são diretos e mais caros e os “paradores” que são mais baratos.

Para facilitar a nossa vida, a rede férrea deles está toda conectada. Você pode comprar os bilhetes pela internet, nos sites de cada uma das operadoras de cada país, ou pela Rail Europe, que é a administradora dos trens europeus.

Você pode comprar os bilhetes ponto a ponto, mas existem também passes para viajantes estrangeiros de acordo com o tipo de viagem e os países. Por exemplo, o Rail Pass para viagens dentro do território alemão, custa €193 euros e permite 3 dias de viagem por toda a rede férrea da Alemanha.

Também existe o Euro Rail Global Pass, o ultra-master-blaster passe que permite viagens ilimitadas na rede ferroviária de 24 países por 15 dias contínuos por €567 euros.

Você consegue comprar passagens para qualquer lugar na Europa pelo site da Rail Europe, totalmente para o turista brasileiro: www.raileurope.com.br/

Você também pode comprar pelo site de algumas operadores de cada país:

Alemanha, Deutsche Bahn (DB) – www.bahn.de

Áustria, OBB – www.oebb.at

Suíça, SBB – www.sbb.ch

Holanda, NS Highspeed – www.nsinternational.nl/en

Hungria, MAV – www.mav.hu

Reino Unido, National Rail – www.nationalrail.co.uk

República Checa, CD – www.cd.cz

Eslováquia, ZSSK – www.slovakrail.sk

Polônia, Polrail – www.polrail.com

Portugal, Combois de Portugal (CP) – www.cp.pt


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

5 Comentários

  • Responder maio 22, 2015

    Débora Jabs

    oi..amei seu post sobre o site que calcula o custa da viagem..acho que o principal problema quanto a uma viagem é o seu custo total, afinal, ninguém quer passar necessidade na viagem dos sonhos ne´?
    Vou viajar em novembro (provavelmente chegando dia 08 em Berlim e terminado em Frankfurt dia 05/12)… passaremos pela Polônia (Cracóvia e Varsóvia), pela Áustria (Salzburg e Viena) e Alemanha (Berlim, Frankfurt, Hamburgo, Munique e Offenburg)….tomara que meu dinheiro arque os meus planos rsrs acompanharei suas dicas!

    • Responder maio 22, 2015

      Débora Jabs

      ops…esqueci de Praga rsrs passaremos pela República Tcheca!

      • mm
        Responder maio 23, 2015

        Fabricio Moura

        Uau Débora! Que viagem incrível você vai fazer. Eu vou dia 21/10 pra Paris, depois Estrasburgo, Munique, Berlim e Cracóvia. Mais um pouco e a gente se esbarrava por lá. Boa viagem e conta depois pra gente, como foi.

  • Responder outubro 11, 2015

    Rejane

    Oi Fabrício!
    Mto bom o seu site, parabéns!
    Uma alternativa mto boa de transporte no Reino Unido são as viagens de ônibus.
    Os preços são mto menores que os de trem, as estradas são excelentes e o tempo de viagem, em algumas casos, são bastante semelhantes.
    Uma viagem de Bath para Londres fica em 10 libras de ônibus, de trem em 35.
    Compare nos sites:
    http://www.nationalrail.co.uk
    http://www.nationalexpress.com/home.aspx
    Obrigada pelo excelente trabalho.
    Um abraço!

    • mm
      Responder outubro 12, 2015

      Fabricio Moura

      Oi Rejane, tudo bem? Que bom que gostou go blog =) Muito bacana essa sua dica, eu nunca viajei de ônibus na Europa, uma vez pensei em fazer um trecho na Holanda, mas os ônibus eram sofríveis, mas a passagem era menos da metade do trem. Abraços!

Deixe uma resposta