Quer viajar sem falar nem o inglês?

viajar sem falar outro idioma

Muitas pessoas deixam de realizar o sonho de viajar para o exterior por conta da barreira do idioma. Mesmo sendo totalmente possível se virar lá fora apenas com o inglês, vamos aceitar a realidade: nem todo mundo domina ou sequer arranha o idioma.

O que eu posso dizer para você meu amigo leitor que está agora se identificando com esse problema: nunca deixe de viajar ou realizar seus sonhos por causa disso. Eu mesmo viajei para Londres pela primeira vez só arranhando o inglês e isso não me impediu de me divertir pacas.

O que você disse mesmo?

Vou listar abaixo algumas dicas para ajudar você que mal fala inglês, tão pouco outros idiomas:

Google Translator

Pode parecer óbvio, mas a ferramenta de tradução o Google será o seu melhor amigo durante viagens internacionais. A versão para celulares do Google Translator (iOS e Android), além de traduzir textos e palavras digitadas, tem duas funções ótimas. Uma delas é a ferramenta de voz, você pode falar a frase em português e ver a tradução e ouvir a pronúncia em inglês.

Google: se melhor amigo

Google: seu melhor amigo

Mas a função mais legal é a de tradução por imagem. No ano passado o Google comprou a startup dona do aplicativo Word Lens, que traduzia em tempo real textos capturados pela câmera do celular e incorporou como feature do Google Translator. É incrível você poder apontar o celular para uma placa em alemão e ver na tela do seu celular a tradução para qualquer idioma.

Lexifone

O Lexifone é um app para fazer ligações telefônicas, ele traduz em tempo real o que você está dizendo em português para o idioma da pessoa do outro lado da linha e o mais impressionante é que ele faz isso usando a sua voz, não é a mulher do Google falando por você. Não é genial? O aplicativo permite ligar para mais de 200 países em 16 idiomas diferentes.

Hello, there!

Hello, there!

De volta ao básico

Os guias de conversação para viagens podem ser bem úteis caso você esteja sem internet no seu smartphone no exterior e não puder usar o Google Translator. Existem vários aplicativos com as frases mais úteis prontas, mas eles precisam de conexão para funcionar, neste caso, a melhor saída são os pequenos guias. A Folha de São Paulo tem uma ótima série de livros de bolso com palavras mais usadas e frases completas categorizada por situações.

Do you speak english?

Do you speak english?

Que tal começar por Portugal?

Se mesmo assim eu não te convenci e você ainda quer se jogar no mundão, que tal começar por Portugal? O país é lindo, transborda cultura, história, modernidade e falamos a mesma língua, com algumas particularidades perfeitamente contornáveis. A TAP tem vôos diretos para Portugal saindo de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Belém, Manaus, Fortaleza e Natal.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

1 Comentário

  • Responder outubro 23, 2015

    Luciana

    Oi Fabrício, me identifiquei com esta questão…

    Meu sonho de viagem é a India e já fui orientada a fazer curso de inglês.
    Pode até ser mais difícil chegando lá, mas esta matéria me deixou esperançosa em realizar esse sonho me relacionando por lá com outras ferramentas.
    Acredito que o importante é ter ciência das escolhas e não ficar reclamando depois que a viagem
    só teve momentos ruins.
    🙂
    Valeu!
    Continue nos dando dicas ok!
    Abraço

Deixe uma resposta