Kuang Si: as famosas cachoeiras do Laos em Luang Prabang

cachoeiras do Laos

Muitas pessoas vão para Luang Prabang especialmente para ver as famosas cachoeiras do Laos, conhecidas como Kuang Si Falls. Depois de ver algumas fotos e vídeos dessa maravilha eu não tive dúvidas e coloquei o país no roteiro da minha última viagem pela Ásia.

Distante a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Luang Prabang, as cachoeiras atraem visitantes de todos os cantos do mundo, especialmente a galera mochileira que vem descobrindo o Laos por suas paisagens incríveis e preços baixos.

Ursos resgatados

Ursos resgatados

As famosas cachoeiras do Laos ficam dentro do parque Ta Kuang Si e logo que entramos, passamos por uma área onde vivem ursos pretos asiáticos que foram resgatados. São animais que vieram de circos, criadores particulares e do tráfico de animais. É uma espécie em extinção e que não teriam condições físicas de serem soltos novamente na natureza, por isso, vivem nesse abrigo dentro do parque.

Depois seguimos pelas trilhas até a primeira cachoeira, talvez a mais acanhada de todas, mas já chama atenção por sua cor azul-turqueza. As águas das cachoeiras do Laos variam do azul ao verde esmeralda, a explicação é pela quantidade de minerais suspensos na água, especialmente o calcário.

A cor das cachoeiras do Laos realmente impressionam

A cor das cachoeiras do Laos realmente impressionam

Digamos que essa era a menos bonita

Digamos que essa era a menos bonita

A medida que seguimos pelas trilhas e passamos pelas outras cachoeiras, o cenário vai ficando ainda mais bonito, até que chegamos a última delas, uma queda d’água de 60 metros que despenca do alto da montanha.

Existe uma trilha até o topo da montanha, eu não fiz, mas o nível de dificuldade é moderado. Mas dizem que a vista lá de cima é realmente linda.

Para quem quiser se aventurar nas águas, se prepare, pois é muito gelada e algumas piscinas são bem fundas e apesar de estar dentro de um parque com certa estrutura, eu não vi salva-vidas por ali.

Cachoeiras do Laos

Cachoeiras do Laos

É preciso ter coragem pra entrar na água

É preciso ter coragem pra entrar na água

A segunda mais bonita

A segunda mais bonita

Existe a recomendação de não nadar com ombros e joelhos a mostra – algo bem comum no Laos – mas eu vi os turistas em geral nadando de biquíni, maiô e sunga. Desculpa aí, mas eu entrei de calção de banho mesmo, mas olha, tem que ter coragem pois a água é realmente gelada e eu fiquei tremendo por uns 10 minutos, mesmo com o calorão do Laos.

As cachoeiras são repletas de peixes de várias espécies e tamanhos, um verdadeiro aquário natural. As cachoeiras de Kuang Si são realmente lindas e fazem jus à fama, certamente um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro pelo Laos.

O parque tem várias passarelas para facilitar o acesso

O parque tem várias passarelas para facilitar o acesso

Cachoeiras do Laos

Cachoeiras do Laos

A última e a mais bonita

A última e a mais bonita

A água despenca de 60 metros de altura

A água despenca de 60 metros de altura

 


Como visitar as cachoeiras do Laos


Chegar até lá não é difícil, a maioria das pessoas que visitam Luang Prabang alugam motos e se este for o seu caso, é só seguir as placas e mapas, quem estiver com chip de internet no celular, fora do Luang Prabang o sinal é fraco ou inexistente.

Você pode contratar um tuk-tuk até lá por 30.000 KPIs (12 reais), mas tenha em mente que apesar da pouca distância (30 kms) as estradas são ruins e a viagem de tuk-tuk é bem desconfortável.

Outra opção mais cômoda é contratando um tour em vans compartilhadas, todos os hotéis oferecem o serviço e custa 50.000 KPIs (20 reais) ida e volta e saem em dois horários 11h e 14h. Em geral, a gente fica 2h30 no parque, tempo suficiente para visitar tudo e ainda tomar um belo banho gelado.

A entrada do parque custa 20.000 KIPs (8 reais) e não está incluída no preço dos tours.

Dentro do parque tem banheiros, um restaurante e áreas de piquenique.


Mais posts sobre o Laos


– Pôr do sol no Rio Mekong no Laos, uma experiência única
– O despertar dos monges em Luang Prabang
– Como conseguir o visto para o Laos
– O que você precisa saber antes de visitar o Laos

Postado em:
Terça-feira, 20 de Junho de 2017


Procurando hospedagem em Luang Prabang?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar