Despertar dos Monges experiências imperdíveis

Despertar dos Monges

A Ásia é o lugar onde eu mais tive experiências únicas e extraordinárias, talvez por ser tudo tão diferente para nós, ocidentais, a região revela uma surpresa por dia. Mas existem experiências que marcam, a religiosidade da Tailândia, o dia amanhecendo em Angkor Wat no Camboja, os milhares de templos de Bagan em Mianmar… a lista é longa, mas hoje um novo momento inesquecível entrou para a minha lista, o Despertar dos Monges em Luang Prabang no Laos.

Luang Prabang é uma das cidades mais antigas do Laos, já foi a capital do país e talvez por sua importância, ela reúna a maior parte dos templos e monastérios do país, por conta disso, são centenas de monges de todas as idades pelas ruas diariamente.

O Despertar dos Monges
O Despertar dos Monges
O Despertar dos Monges
O Despertar dos Monges

Mas o que torna esse lugar ainda mais especial, é o ritual do Despertar dos Monges, quando centenas deles saem dos templos às 5h da manhã para recolher doações pelas ruas da cidade.

Eu acordei na hora, a rua por onde os monges passam fica pertinho do meu hotel, de modo que eu precisei caminhar somente umas duas quadras, meio sonolento e esfregando os olhos, cheguei na Sakkaline Road, a rua principal por onde eles passam. Não demorou para o primeiro grupo aparecer.

Um dos maiores exemplos de humildade que eu já vi
Um dos maiores exemplos de humildade que eu já vi
O ritual é lindo
O ritual é lindo

A cerimônia é linda, em silêncio eles chegam em fila, de cabeça baixa e em silêncio. Os moradores e alguns visitantes os aguardam pelas ruas limpas – algo bem comum em Luang Prabang – com suas doações.

As pessoas doam comida – principalmente arroz – frutas, verduras e legumes. Eles recolhem em silêncio, em um sinal de respeito e extrema humildade. Já é uma tradição centenária e faz parte da rotina diária dos monges e dos moradores. Mas qualquer um pode trazer suas doações, basta trazer ou comprar na hora de algumas vendedoras idosas por 20mil Kips, menos de 8 reais.

Só em Luang Prabang para a gente ver esse ritual
Só em Luang Prabang para a gente ver esse ritual

Um dos ensinamentos mais bonitos do budismo é sobre compartilhar e o que torna esse momento ainda mais especial, é que os monges que acabaram de receber suas doações, também dividem com outras pessoas mais pobres. Basta lembrar que o Laos é um dos países mais pobres do mundo.

Dividindo com quem tem menos
Dividindo com quem tem menos

Por volta das 6h da manhã, eles retornam para seus respectivos templos com suas doações, e no dia seguinte e assim como em todos os outros, o ritual se repetirá.

Testemunhar o Despertar dos Monges é um momento lindo, mas que nos ensina muito sobre saber compartilhar o que temos com quem tem menos, saber valorizar as pequenas coisas da vida e levar uma vida simples. Passar por momentos assim me leva a esse tipo de reflexão. Quando viajar, tente ler o livro e não apenas folhear as páginas.


O Despertar dos Monges, como chegar


O ritual acontece diariamente em Luang Prabang no Laos das 5h às 6h da manhã, entre as ruas Sakkaline Road e Kounxoua. Acorde cedo, veja tudo e você não se arrependerá.



Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Luang Prabang: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.

Luang Prabang fica na margem do Rio Mekong e é também cortada pelo Rio Nam Khan, a área da cidade que é circundada por esses dois rios é a melhor parte para se hospedar.

Eu me hospedei no hotel Mekong Charm Riverside, um hotel super simples mas com tudo que a gente precisa para descansar. Tinha um quarto espaçoso e confortável, uma cama boa, ar condicionado, televisão, internet e café da manhã incluso. O meu quarto tinha ainda uma varandinha com vista para o Rio Mekong.

Na minha segunda viagem eu fiquei no The Belle Rive Boutique Hotel. O lugar é um charme, funciona em um enorme casarão de arquitetura típica da Indochina na beira do Rio Mekong. O hotel mais charmoso e confortável que eu fiquei no Laos e os funcionários são extremamente simpáticos.

Se você pode investir um pouco mais, recomendo o 3 Nagas Luang Prabang. Um hotel espetacular e que fica na rua onde acontece o Despertar dos Monges. O hotel é confortável e muito charmoso, esse não tem como errar.

Mas se você quiser dar uma olhada em outros hotéis e hostels para se hospedar em Luang Prabang, dá uma olhada na nossa lista de hotéis: clique aqui.


Como conseguir o visto para o Laos na internet
Como é passar pela imigração no Laos
Dicas do Laos pra organizar a sua viagem
Internet no Laos: qual operadora usar
Onde ficar em Luang Prabang


O que fazer em Luang Prabang
Como visitar as cachoeiras de Kuang Si
Passeio de pôr do sol no Rio Mekong
O Despertar dos Monges em Luang Prabang
O que fazer em Vientiane, capital do Laos
Laos, além das minhas expectativas


O seguro viagem é obrigatório para visitar o Laos, além de ser extremamente recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


4 thoughts on “O Despertar dos Monges em Luang Prabang no Laos (ronda das almas)

  1. Parabéns, Fabrício Moura, pelos seus relatos e fotos.
    Muito legal ter gente como você que nos faz despertar para curtir todos os aspectos de Laos.
    Estamos indo em setembro e vamos curtir muito.
    Obrigada.

    1. Oi Flávia, tudo bem? Que bacana que curtiu os posts. Eu me apaixonei pelo Laos, provavelmente eu volte esse ano ou no começo do ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.