Vale a pena fazer compras no Marrocos? O que eu comprei

compras no Marrocos

Vale a pena fazer compras no Marrocos? O preço é bom? O que podemos encontrar de interessante lá?

Fazer compras em viagens não é o meu passatempo favorito há muitos anos, eu prefiro investir o meu dinheiro em novas viagens, mas em Marrakech eu achei boas razões para tirar o escorpião do bolso e voltar para o Brasil com algumas coisas interessantes na mala.

Dentro da Medina de Marrakech existem centenas e talvez milhares de pequenos comércios e eles vendem de tudo. Artigos de cozinha, decoração, especiarias e claro, frutas, verduras e comidas típicas.


Compras no Marrocos, o que vale comprar?


Praça central de Marrakech

Praça central de Marrakech

Os objetos de decoração e os utensílios de cozinha são lindos e exóticos, mas antes de pensar fechar o negócio, tem que barganhar muito.

O primeiro item que eu comprei foram essas garrafinhas de vidro, elas são usadas para armazenar molhos ou condimentos. Cada uma custou 15 Dirhams, ou 1,50 Euro.

Garrafinhas

Garrafinhas

Eu fiquei apaixonado pelo chá tradicional deles e quis comprar um jogo de chá, mas foi mais barato comprar as peças (bule, copos e bandeja) separados. O bule eu comprei em uma lojinha que só vendia isso e de 150 Dirhams o tiozinho fez por 120 Dirhams ou 12 euros. Acho que seu chorasse mais o preço melhoraria, mas eu ainda estava sem prática pra barganhar.

Bule e bandeja

Bule e bandeja

O chá marroquino é servido em copinhos, nada de xícaras e eu comprei esses copinhos em outra loja, cada um custou 15 Dirhams, ou 1,50 Euro.

A bandeja custava 180 Dirhams, mas depois de muito choro o vendedor de outra loja fez por 100 Dirhams ou 10 Euros.

Copinhos, todos diferentes

Copinhos, todos diferentes

Também comprei essas tigelinhas de cerâmica para petiscos pintadas a mão, cada uma custou 20 Dirhams ou 2 Euros.

Tigelinhas

Tigelinhas

Mas acho que o meu melhor negócio foi esse tapete que eu comprei no Ensemble Artisanal Marrakech, um lugar mantido pelo governo e onde é praticado um preço justo e eu paguei só 150 Dirhams por ele, ou 15 Euros.

Tapete marroquino

Tapete marroquino

Outra coisa que viajantes gostam de comprar são os imãs de geladeira, o preço médio é de 20 Dirhams ou 2 Euros. Eu também comprei um colar com pingente feito artesanalmente por uma comunidade do deserto, o vendedor queria 450 Dirhams ou 45 Euros, mas no fim eu paguei 50 Dirhams ou 5 Euros. Valeu, Aziz! 

Quem gosta de luminárias, Marrakech é o lugar perfeito, também é grande o comércio de artigos de couro, tecidos e especiarias. Mas também tem tudo o que a China tem de pior pra oferecer, vai da sua escolha.

Fazer compras no Marrocos pode ser um bom negócio, mas tem que barganhar bastante. A barganha faz parte da tradição deles e é certeza de fazer um bom negócio.


Leia antes de viajar para o Marrocos:

Guia de sobrevivência no Marrocos: 10 coisas que você precisa saber
O Marrocos me decepcionou até onde eu deixei
O que fazer em Marrakech
Como é viajar de trem pelo Marrocos
O que é uma medina e um souk
Chegando no Marrocos: visto, imigração e transporte
Como é se hospedar em um tradicional riad em Marrakech
Casablanca e Marrakech: como andar e onde ficar


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder janeiro 21, 2017

    Sheyla

    Parabéns pelo blog!!!! Vai me ajudar muito em minha ida para Marrakech!!!!

    • mm
      Responder janeiro 21, 2017

      Fabricio Moura

      Opa, que bom! Obrigado pela mensagem.

Deixe uma resposta