Roteiro do Porto a Lisboa em Portugal, de carro ou de trem

Onde ficar no Porto Roteiro do Porto a Lisboa em Portugal

Essa pode ser a viagem dos sonhos de muita gente, um roteiro do Porto a Lisboa, de norte a sul. Uma viagem incrível, que atravessa o país e passa por vilarejos lindos e cidades encantadoras. Das origens do vinho do Porto nas margens do Douro até onde o Tejo banha a capital portuguesa e mergulha no Oceano Atlântico.

Portugal é um destino que sempre reserva surpresas, que sempre tem algo novo para mostrar e olha que eu já estive lá nada menos que 5 vezes e ainda pretendo voltar.

Esse roteiro do Porto até Lisboa, ou de Lisboa até o Porto pode ser feito tanto de carro, quanto de trem. Claro que na viagem de carro, você vai ter mais mobilidade de locomoção e lugares desconhecidos para desbravar. Mas de trem também é super possível e eu vou falar melhor disso mais abaixo.

Atenção: O Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça o seu aqui com desconto.


Roteiro do Porto a Lisboa em Portugal


Porto

Comece a sua viagem pelo Porto, a segunda maior cidade portuguesa, que preserva seu passado medieval e brinda o futuro com uma moderna rede de metrô, um aeroporto de dar inveja, internet grátis em boa parte da cidade ao lado de casarões, bondes e construções mais antigas que o descobrimento do Brasil.

Andar pelas ruas da cidade é uma viagem no tempo, você vai começar o seu passeio pela cidade alta e vai navegando pelos becos e vielas até encontrar o Cais da Ribeira, na margem do Rio Douro, o mais belo cartão postal da cidade.

Eu recomendo ficar pelo menos dois dias no Porto, leia nosso post com um roteiro de 2 dias pela cidade.

Veja aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem no Porto

Porto


Passeios recomendados no Porto


Guimarães

Antes de começar a jornada para o sul em direção a Lisboa, vale subir um pouco até Guimarães. A cidade fica 55km ao norte do Porto e foi lá que Portugal nasceu.

A cidade tem o centro histórico mais preservado do país, o que rendeu a ela o título de Patrimônio da Humanidade. Comece o seu roteiro em Guimarães visitando o castelo da cidade, uma fortaleza medieval toda em rocha que serviu para defender o país dos invasores.

Não distante fica o Paço dos Duques, um palácio que foi residência da família Bragança, os mesmos que vieram parar no Brasil em 1808. Não tem como andar por Portugal sem esbarrar um pouco na história do Brasil.

No fim da tarde recomendo visitar a Praça de Santiago, o centrinho da cidade que é cheio de bares e restaurantes agitados. Lugar melhor para comer e beber não há. Não deixe provar o Pastel de Guimarães, a versão deles do famoso Pastel de Belém que é fabricado a um punhado de anos na Pastelaria Clarinha.

Veja aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Guimarães

Roteiro do Porto a Lisboa: Guimarães

Amarante

Agora sim vamos para o sul, para a cidadezinha chamada Amarante. Distante 53 km de Guimarães, o lugarejo se construções medievais na beira do Rio Tâmega, um afluente do Rio Douro parece ter saído de algum episódio de Game Of Thrones. Destaque para a linda ponte São Gonçalo e o belíssimo convento construído em 1540 e que hoje funciona como museu.

Amarante é pequena, se você chegar cedo na cidade, vale um passeio pelo centro, seguido de um almoço. Depois do almoço é hora de pegar a estrada até o próximo destino.

Veja aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Amarante

Roteiro do Porto a Lisboa: Amarante

Margens do Douro e Lamego

A cidade fica distante pouco mais de 50 km de Amarante e se você seguir pela sinuosa N101, vai ter de presente um longo trecho margeando o Rio Douro a partir de Mesão Frio.

A região é cheia de vinícolas que produzem o mais autêntico Vinho do Porto. Se quiser, faça uma parada em Peso da Régua. Se tiver tempo, vale ficar pelo menos um dia por lá e fazer um passeio pelas vinícolas ou um tour de barco pelo rio, a Feel Douro faz esse passeio.

Lamego é uma das cidades mais antigas e preservadas de Portugal, com ruas estreitas e sinuosas com seu casario antigo. Vale visitar o Castelo de Lamego no fim do dia e pernoitar na cidade antes de seguir viagem.

Veja aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Lamego

Margens do Douro

Aveiro

A cidade distante 136 km a leste de Lamego e é conhecida como a Veneza Portuguesa por conta dos seus vários canais e dos barquinhos que fazem passeios de um lado para o outro. Aveiro é uma das mais belas surpresas que você vai ter nessa região. Recomendo curtir o dia na cidade e pernoitar por lá mesmo antes de seguir viagem.

Veja aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Aveiro

Roteiro do Porto a Lisboa: Aveiro


Passeios recomendados em Aveiro


Coimbra

A próxima parada desse roteiro é a belíssima Coimbra, distante 62 km de Aveiro. Provavelmente você vai chegar na cidade antes do almoço e eu recomendo ficar pelo menos dois dias por lá.

Coimbra é uma cidade universitária, famosa pela prestigiosa Universidade de Coimbra. Por conta do grande número de estudantes, a cidade tem uma vibe mais jovem e alegre. Muito diferente dos cantinhos bucólicos de Guimarães, Lamego e dos vilarejos das margens do Douro.

Vale visitar a Universidade, que funciona em um prédio lindo que abriga a Universidade desde 1537, pois ela foi originalmente fundada em Lisboa em 1290. A Universidade fica na parte mais alta da cidade e descendo para a cidade velha você vai encontrar dezenas de bons restaurantes e casas de fado. Na dúvida de onde ir, vá ao Espaço Fado do Centro.

Veja aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Coimbra

Coimbra

Fátima

A cidade ficou famosa por ser um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo. É uma multidão diária de pessoas pagando promessa no lugar onde em 1917 as crianças Lúcia, Jacinta e Francisco teriam visto a imagem de Nossa Senhora.

Mesmo quem não é religioso, vale visitar o Santuário de Fátima e passar pelo menos um dia na cidade antes de seguir viagem.

Veja aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Fátima

Roteiro do Porto a Lisboa: Fátima

Batalha

No caminho de Fátima para Óbidos fica Batalha, uma cidadezinha distante uns 20 km de Fátima. Vale dar uma passadinha pela cidade para conhecer o Mosteiro da Batalha. Uma das edificações mais bonitas de Portugal. A construção demorou mais de 150 anos para ser concluída em 1517, todo adornado com arcos repletos de esculturas, detalhes e relevos que parecem de renda.

Batalha

Óbidos

A cidade fica distante 70 km ao sul de Batalha, é uma cidade medieval, onde mais uma vez o tempo parece ter parado. Povoada de casinhas brancas com faixas amarelas e azuis e muitas flores, a cidade é um recanto de calmaria antes de chegar em Lisboa.

Tudo tão delicado tem uma razão, é que Óbidos foi durante mais de 600 anos administrada por mulheres. É que em 1228, o Rei Dinis deu a cidade de presente para a esposa, a Rainha Isabel e a tradição durou até o século 19.

Não deixe de visitar o castelo e a Igreja de Santa Maria. Não deixe também de provar e claro, comprar umas garrafinha de Ginjinha, o licor a base de cereja muito conhecido em Portugal.

Veja aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Óbidos

Roteiro do Porto a Lisboa: Óbidos

Sintra

A cidade é famosa e parada obrigatória para quem visita Lisboa e faz um bate-volta para conhecer e se encantar por ela. Neste caso, você estará vindo de Óbidos, distante 93km, se quiser, vale passar direto e ir para Lisboa e voltar com calma para passear por Sintra, é o que a maioria das pessoas fazem.

Sinta é uma cidadezinha cheia de castelos e palácios, que se espalham pelo centro e sobem as montanhas, como o Castelo dos Mouros ou o Palácio Nacional da Pena.

Aqui tem um roteiro completo com o que fazer em Sintra e como chegar, caso você decida voltar só para fazer o bate-volta.

O que fazer em Sintra

Roteiro do Porto a Lisboa: Sintra

Lisboa

Termine o seu roteiro em uma das cidades mais encantadoras e especiais da Europa. Eu sou muito suspeito, pois minha raízes portuguesas às vezes falam mais alto, mas eu amo Lisboa.

Andar pelo centro, subir as ladeiras de Alfama de bonde, passando pela Graça e Mouraria e visitar o belíssimo Castelo de São Jorge. Ou atravessar a cidade até Belém para se apaixonar pelo bairro: do histórico Mosteiro dos Jerônimos até o moderno MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Lisboa é cheia de coisas para fazer e certamente você vai se apaixonar por ela. Aqui no blog tem muito conteúdo sobre Lisboa, não deixe de conferir. Comece pelo post com um roteiro super completo e detalhado com o que fazer em Lisboa, ou você pode baixar o nosso Guia de Lisboa em PDF

Veja aqui a nosso post sobre onde se hospedar em Lisboa

Roteiro do Porto a Lisboa: Lisboa


Dados do roteiro


Distância total: 622km
Duração: 15 dias

– Porto: 2 dia
– Guimarães: 1 dia
– Amarante: passagem
– Margens do Douro: 1 dias
– Lamego: 1 dias
– Aveiro: 1 dias
– Coimbra: 2 dias
– Fátima: 1 dias
– Batalha: passagem
– Óbidos: 1 dias
– Sintra: 1 dias
– Lisboa: 4 dias


Como alugar um carro em Portugal


Muito fácil! Você já pode sair do Brasil com o carro alugado, chegando em Portugal é só retirar. Eu recomendo o site da Rentcars.com, que é parceira do Vou na Janela e oferece um excelente serviço. Eles mostram os preços de várias locadoras e você escolhe a que melhor te atender.

O Rentcars trabalha com as principais locadoras internacionais, como a Hertz, Localiza, Unidas, Europcar, Movida e muitas outras.

Site: www.rentcars.com


Mapa do roteiro de carro



Roteiro de trem do Porto a Lisboa


Boa parte desse roteiro pode ser feito de trem. Quem opera os trens em Portugal é a CP – Comboios Portugueses (https://www.cp.pt), mas como eu disse acima, com o trem você não terá a mobilidade do carro.

Sugestão de roteiro:

– Porto x Guimarães: 1h22 (3,22 euros)
– Guimarães x Aveiro: 2h20 (5,85 euros)
– Aveiro x Coimbra: 1h10 (5,35 euros)
– Coimbra x Fátima: 1h36 (7,90 euros)
– Fátima x Óbidos: 4h04 (18,15 euros)
– Óbidos x Sintra: 2h10 (8,95 euros)
– Sintra x Lisboa: 0h40 (2,25 euros)

* Imagens: Shutterstock


Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

9 Comentários

  • Responder maio 18, 2018

    Gustavo Passos

    Cara, quero te parabenizar pela postagem.
    Iluminou nossa ideia que é similar às suas sugestões.
    Obrigado.

    • mm
      Responder maio 18, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Gustavo, tudo bem? Cara, que bom que te ajudou. Fico muito feliz.

  • Responder junho 11, 2018

    Jair Pires

    Boa tarde , vou fazer uma viagem a Portugal com 8 dias livres , chegando em Lisboa , qual roteiro vc me indica .

    • mm
      Responder junho 11, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Jair, eu recomendo 4 dias em Lisboa, 3 no Porto e 1 em Óbidos.

  • Responder julho 2, 2018

    Rosangela

    Boa noite!
    Nossa seu roteiro de 15 dias parece perfeito! Me.ajudou Muito!
    Eu vou em agosto, porém vou sozinha, vc acha muito ruim.esse roteiro de carro?
    Queria dar uma esticada até Algarve, vc recomenda?
    Muito obrigada!

    • mm
      Responder julho 2, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Rosângela, tudo bem? É super tranquilo, fácil de dirigir e o Algarve é lindo. Bjs

  • Responder julho 23, 2018

    Ludmila pimenta

    Olá! Teremos 4 dias em Lisboa para retornarmos… vale a pena alugar um carro e ir a Fátima, Porto e voltar? Muito obrigada!

    • mm
      Responder julho 23, 2018

      Fabricio Moura

      Pra ir até o Porto é bem corrido, não recomendo. Mas dá para fazer Fatima, Óbidos e até Coimbra nesses 4 dias.

  • Responder setembro 11, 2018

    Honorato Nantes Filho

    oi Fabricio, tudo bem, estou planejando ir em Portugal, descer em Lisboa, para um roteiro de 10 dias, começão por Lisboa quais cidades devem conter no roteiro. Vamos em 5 pessoas e pretendo alugar um carro e também ficar 10 dias na Espanha, ficaria feliz se tiver também alguma sugestão de roteiro para Espanha.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.