O que fazer em Lisboa, Portugal: roteiro de 4 ou 5 dias

O que fazer em Lisboa

Nos últimos dois anos eu estive em Lisboa 4 vezes. Sim, eu sou apaixonado pela capital portuguesa e todas as vezes em que chego lá me sinto totalmente em casa. Seja pela familiaridade herdada dos meus pais ou adquirida pelos laços que nós temos com Portugal.

Fato é que, eu de certa forma adotei Lisboa e fui adotado por ela. Me apaixonei e acabei conhecendo muitos lugares incríveis. Lisboa se revelou uma das capitais mais fascinantes da Europa e certamente você vai gostar.

Nesse post vou te dar dicas com o que fazer em Lisboa, aqui vou do básico ao avançado se você quer ter uma experiência bacana na cidade. Esse roteiro é ideal para pelo menos 5 dias na cidade, considerando um dia para fazer o famoso bate-volta até Sintra, que é imperdível.


O que fazer em Lisboa


Dia 1

A melhor forma de começar um roteiro em Lisboa é pelo coração da cidade, a região da Baixa, ou seja, o bairro baixo da cidade. Onde fica a belíssima estação do Rossio, a Praça da Figueira e suas oito ruas que partem em paralelo em direção a Praça do Comércio e de onde a gente tem uma vista lindíssima do Rio Tejo, programa excelente para um fim de tarde.

Aproveite os ótimos restaurantes da Rua Augusta e suas travessas para comer um belo bacalhau e tomar um excelente vinho.

compras em Lisboa

Rua Augusta

Seguindo em direção a Alfama o bacana é se perder sem compromisso pelas vielas, becos e cantinhos do bairro, no topo, fica o belíssimo Castelo de São Jorge que não pode ficar de fora da sua visita.

Também não deixe de conhecer as Portas do Sol, de onde a gente tem uma visão completamente diferente da cidade, mais voltada para o lado sul de Lisboa, Alfama, Igreja da Graça e lá longe, a famosa Ponte Vasco da Gama. O lugar também está cheio de bares e cafés gostosos.

Quer deixar o passeio mais legal? Pegue um eléctrico, os tradicionais bondes de Lisboa para explorar as vielas de Alfama, Mouraria, Graça e aproveite para descer na belíssima Igreja da Sé.

l1Arco do Triunfo Rua Augusta

Lá em cima tem mais um mirante com uma linda vista da cidade, toda Praça do Comércio e do Rio Tejo. Inclusive ele está na minha lista dos lugares mais legais para ver Lisboa de cima. Leia mais

l2Castelo de São Jorge

Entre uma ladeira e outra em Alfama, a gente chega ao Castelo de São Jorge. O lugar é grande, dá para passar todo dia explorando cada canto. É repleto de mirantes, muralhas, passarelas e pátios cheios de história. Leia mais

l3Fado em Alfama

Na minha última passagem por Portugal, eu estava com duas amigas brasileiras que queriam muito apreciar o autêntico Fado em Lisboa, algo que eu recomendo muito para quem for a Portugal, mas leve uma caixinha de lenços. Leia mais


Dia 2

No segundo dia a dica é explorar o lado oposto ao bairro de Alfama, o Bairro Alto e o Chiado. Comece o dia indo da baixa até o Bairro Alto pelos Elevadores da Glória ou da Santa Justa.

Lá fica a Praça Luís de Camões cheia de cafés e livrarias. Para quem gosta de museus fica o Museu do Chiado com uma belíssima coleção de arte. Pertinho dali fica o Teatro Nacional de São Carlos.

Cansou de andar? Faça uma parada no Mirante São Pedro de Alcântara, um outro mirante ótimo e de graça, é uma alternativa ao Mirante do Elevador da Santa Justa, pois dele a gente tem uma visão parecida da cidade e fica ao lado do Elevador da Glória.

Transportes em Lisboa

Elevador da Bica

Bateu uma fome? Que tal explorar o Cais do Sodré e comer no Mercado da Ribeira? O Mercado foi remodelado recentemente e ocupa um prédio de 1800, ganhou uma uma praça de alimentação enorme, linda e com tudo de bom para comer e beber ou simplesmente dar um rolê.

Termine o dia na “Rua Rosa”, a Rua Nova do Carvalho que passou de reduto de prostitutas e marinheiros para um dos lugares mais divertidos e animados de Lisboa.

Praça Luís de Camões

Praça Luís de Camões

l4Elevador da Justa

Ele também é conhecido como Elevador do Carmo,  liga a rua de Santa Justa na baixa ao Largo do Carmo, no bairro alto, foi inaugurado em 1902 e lá de cima a gente uma das melhores vistas da cidade e o mais belo pôr do sol de Lisboa. Leia mais

l5Cais do Sodré

A região do Cais do Sodré passou por uma enorme transformação e não para por aí. O lugar ganhou o novo Mercado da Ribeira, a Rua Rosa e um monte de bares e restaurantes. Hoje o bairro é o mais novo reduto “cool” da cidade. Leia mais

l6Bairro Alto de bonde

O meu jeito preferido de andar por essa região de Lisboa é nos eléctricos, os tradicionais bondes amarelos que vencem com coragem as ladeiras íngremes dos bairros mais altos da cidade e conectando-os a baixa. Leia mais


Dia 3

Para o terceiro dia em Lisboa a minha sugestão é pegar o bonde e ir para o tradicional bairro de Belém (veja como chegar aqui).

O bairro famoso é um dos mais tradicionais da cidade, vale descer no ponto que fica na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerônimos.

O Mosteiro começou a ser construído em 1496 para comemorar as descobertas de Vasco da Gama e o que mais chama a nossa atenção é que ele foi todo esculpido a mão e cada uma das colunas, arcos, torres são diferentes. Todos os adornos são únicos, chega a ser surreal. É um lugar onde podemos passar horas observando cada um dos mínimos detalhes. A entrada custa 10 euros.

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

Atravessando o Jardim da Praça do Império fica o Padrão dos Descobrimentos, que é o lugar de onde saíam as caravelas dos descobridores para conquistar o novo mundo e claro, de onde Cabral saiu para descobrir o Brasil.

Lá em cima do monumento tem um mirante com uma vista incrível de Belém, vale enfrentar os ventos fortes e apreciar a vista.

Belém

Padrão dos Descobrimentos

Um pouco mais adiante fica a famosa Torre de Belém. Ela foi construída entre 1514 e 1519 para proteger a entrada do Rio Tejo de forças inimigas. Para visitar a torre você pode comprar o bilhete compartilhado com o Mosteiro dos Jerónimos por 12 euros, ou pagar 4 euros pela entrada só da Torre. Aos domingos a entrada é gratuita até as 14 horas.

A Torre de Belém

A Torre de Belém

Caso você tenha mais tempo, vale a pena visitar o Centro Cultural Belém, o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Nacional dos Coches, que tem um dos maiores acervos de carruagens do mundo.

Na pausa para o almoço, eu recomendo o Restaurante da Dina, o preço é bom, lugar super agradável e comida excelente.

Depois do almoço, adivinha? Que tal comer um dos famosos Pastéis de Belém, sim, pois pastel de Belém, só em Belém. O resto é pastel de nata.

A Pastelaria de Belém existe no mesmo lugar desde 1837, é a dona absoluta desse segredo. Reza a lenda que somente 3 pessoas no mundo sabem a receita, e todas elas trabalham na pastelaria e assinam um termo de confidencialidade para garantir que a receita original nunca saia de dentro daquelas paredes adornadas de azulejos azuis.

Lindo de qualquer lado

Lindo de qualquer lado

Para fechar o dia, a minha sugestão é visitar o novíssimo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia que foi inaugurado no ano passado.

l7Mosteiro dos Jerônimos e Torre de Belém

Certamente as edificações mais bonitas e também das mais históricas de Lisboa. Em um lugar que está diretamente conectado com a história do Brasil.
Leia mais

l8MAAT

O MAAT nasceu de um projeto ambicioso de colocar Lisboa na rota dos grandes museus de arte moderna do mundo, ao lado do Metropolitan e do MoMA, ambos em Nova York e a Tate de Londres, só para falar de alguns. Leia mais


Dia 4

Não dá para ir a Lisboa e não visitar a Vila de Sintra. O lugar é cheio de palácios, castelos e um centro histórico lindo.

Sintra fica distante 25 quilômetros de Lisboa, chegar lá é muito fácil. Para quem estiver em Lisboa, a melhor maneira é de trem, a viagem dura aproximadamente 40 minutos desde a estação do Rossio no centro de Lisboa, veja como chegar aqui.

Vale muito a pena visitar o Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira, mas Sintra tem muito mais a oferecer e aqui tem um roteiro super completo na cidade.

O que fazer em Sintra

Sintra

l9Roteiro completo em Sintra

Sintra é incrível e em um dia não dá para visitar tudo, tanto que eu voltei duas vezes para poder visitar os palácios e castelos com calma. Nesse roteiro você poderá escolher o que mais te agrada, mas a minha sugestão é visitar o Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira. Leia mais

l10Castelo dos Mouros

O lendário Castelo dos Mouros fica em um dos pontos mais altos da Serra de Sintra, acho que vale começar o seu passeio por ele e depois seguir para o Palácio Nacional da Pena que fica mais acima dele. Leia mais

l11Palácio Nacional da Pena

Logo acima do Castelo dos Mouros fica o Palácio Nacional da Pena, é certamente palácio mais bonito e até mais exótico de Portugal, por conta das muitas referências artísticas e arquitetônicas aplicadas na sua construção. Leia mais

l12Quinta da Regaleira

Depois de visitar as partes mais altas de Sintra, é o melhor momento para se dedicar as partes mais baixas, onde fica a Quinta da Regaleira, um palácio com enorme com um jardim maior ainda e cheio de mistérios. Leia mais


Dia 5

Se você tiver um dia a mais em Lisboa, vale incluir no seu roteiro a região do Parque das Nações. O Parque fica do lado leste da cidade, pertinho do aeroporto e era praticamente uma zona abandonada até a metade dos anos noventa.

O Parque das Nações surgiu para abrigar a A EXPO’98 (Exposição Mundial de 1998), que teve como tema “Os oceanos: um património para o futuro” e aconteceu de 22 de maio a 30 de setembro de 1998.

Lar do Oceanário de Lisboa – o segundo maior do mundo – os pavilhões português e do conhecimento, teleférico, a Torre Vasco da Gama e ao lado a imponente ponte que cruza o Tejo e que também leva o nome do navegador português. O parque também tem uma gigantesca área.

Parque das Nações

Parque das Nações

l13Parque das Nações

Um post super completo com o que fazer no Parque das Nações em Lisboa e dicas de como chegar até lá.

Leia mais


Leia mais


Meus 10 lugares favoritos para ver Lisboa de cima
Uma viagem nos tradicionais bondes de Lisboa
Como usar os transportes em Lisboa
Como é passar pela Imigração em Lisboa
Todos os posts sobre Lisboa

No Pinterest

No Pinterest


Procurando hospedagem em Lisboa?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com:



Booking.com

Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Veja a lista completa de hotéis aqui:  Clique aqui


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar