Um tour pelas estações de metrô de Moscou, o palácio subterrâneo

tour pelas estações de metrô de Moscou

Vamos falar sobre o metrô de Moscou? Não, eu não vou explicar nesse post como usar o metrô, até porque, isso já foi assunto de outro post que você pode ler aqui. Nesse post eu vou falar de um tour pelas estações de metrô de Moscou, que são simplesmente as estações de metrô mais bonitas do mundo.

O projeto inicial do Metrô de Moscou é do começo dos anos 1930 e contou com os trabalhos de engenheiros do metrô de Londres, até que eles foram considerados espiões. Vladimir Lenin queria que o metrô moscovita fosse o mais rápido e moderno da sua época e em 1935 ele conseguiu. Até hoje, com suas 14 linhas que somam mais de 400 quilômetros e 200 estações, é um dos maiores orgulhos dos russos.

O busto de Lenin

Mas o que torna o metrô de Moscou tão especial são as suas estações, uma verdadeira e pomposa propaganda do regime socialista soviético. Onde meras estações ganharam status de obras de arte para mostrar ao mundo o poder e sucesso daquele país e seu, até então, novo regime.

Andar pelas estações do metrô de Moscou é como caminhar nas mais belas galerias de arte e museus importantes do mundo. Saem as paredes frias e sem graça e entram mosaicos, candelabros imensos que poderiam estar nos grandes salões do Palácio Hermitage, arcos e mais arcos dourados, colunas de mármore, pedras nobres, estátuas de bronze, pinturas, relevos, vitrais e tudo que existia de mais rebuscado na época.

Elektrozavodskaya

Por conta de tanta beleza e suntuosidade, o metrô de Moscou passou a ser chamado de Palácio Subterrâneo e ganhou o status de atração turística. Na minha passagem pela cidade, uma das coisas que eu mais queria fazer era justamente um tour pelas estações de metrô de Moscou.


Como fazer um tour pelas estações de metrô de Moscou


A tarefa não era simples, pois todas as estações são absurdamente lindas e considerando que são 200 estações, eu precisava priorizar o que ver. Existem tours que percorrem essas estações com guias turísticos, o bacana é que eles mostram detalhes que passariam despercebidos em situações normais. Como a razão de cada detalhes dos murais, o significado das estátuas de bronze, das pinturas. Esse tour você pode reservar pelo banner abaixo.

A outra maneira de fazer um tour pelas estações de metrô de Moscou é por conta própria, sem ajuda de guias e seguindo o seu próprio roteiro. Eu mapeei as estações mais bonitas e as marquei no mapa abaixo.

As estações que valem a visita

Para facilitar, muitas delas ficam na mesma linha, a linha 5 que é uma linha circular que se conecta a todas as outras do sistema metroviário de Moscou. Aí é só comprar o bilhete por 55 Rublos, embarcar e curtir as estações mais belas do mundo.

Taganskaya

Elektrozavodskaya

Como usar o metrô de Moscou

Mayakovskaya

Mayakovskaya

Komsomolskaya

Novoslobodskaya

Novoslobodskaya

Prospekt Mira

Komsomolvskaya

Kievskaya

Kievskaya

Taganskaya


Procurando hospedagem em Moscou


Eu escrevi um post explicando os melhores lugares para se hospedar em Moscou e também onde evitar. Leia o post aqui.

Confira aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Moscou: clique aqui



Booking.com


Compre aqui seus passeios em Moscou



Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.