viajar sozinho

Frequentemente, muitas pessoas me perguntam como é viajar sozinho? Se não bate um medo do desconhecido, de se perder, de ficar doente e muitas outras preocupações. No começo, sair da tão falada zona de conforto não é realmente fácil e pode assustar.

Quando você quebra a casca do ovo e encara o desconhecido, existe algo bem maior acontecendo por trás disso. Estou falando do seu crescimento pessoal, da capacidade de contornar situações complicadas. Em uma escala menor, é como deixar a barra da saia da mãe pela primeira vez.

Se lembra da sensação de liberdade que você teve a primeira vez que saiu sozinho para ir uma festinha na casa dos amigos do colégio? Não foi bom? Você não se sentiu dono do próprio nariz? Viajar sozinho é semelhante, mas em uma escala muito maior.

Viajar sozinho

Quando eu comecei a planejar a minha primeira viagem internacional sozinho, foi assustador. Meu inglês era péssimo, tinha medo da imigração, medo de não saber chegar ao hotel, medo de não saber pedir um hamburguer no McDonalds. Parece besteira? Não para quem passa por isso pela primeira vez.

Uma coisa que sempre me ajudou a me sentir um pouco mais seguro, foi pesquisar muito sobre o lugar. Hábitos, costumes, como usar os transportes públicos, onde comer, como chegar aos pontos turísticos, mas algo que eu recomendo é fazer alguns caminhos pelo Google Street View. Sempre quando eu vou chegar a alguma cidade desconhecida, eu faço o caminho do metrô até o hotel pela ferramenta e quando eu chego, já é de certa forma familiar. Aquele medo de não saber para onde ir simplesmente não existe.

Viajando sozinho você é o senhor do seu tempo. Pode acordar mais tarde quando quiser, ou mais cedo conforme for. Pode passar horas apreciando um monumento ou vagando por um museu durante todo dia. Pode simplesmente se dar ao luxo de não fazer nada e ficar o dia todo num parque vendo a vida passar.

Viajar sozinho pode transformar a sua vida

Bate uma saudade dos amigos, do namorado, da família? Sim, você vai ver a Torre Eiffel na sua frente e vai olhar pro lado e não vai ter um rosto amigo para comentar como ela é linda. Ou ver algo engraçado e rir sozinho, não vai ter com quem compartilhar aquele momento único. Talvez aquele momento seja só para você, e quando isso acontecer, encare como uma experiência sua. Mesmo que você compartilhe uma foto no seu Instagram, aquele momento único ainda vai ser só seu.

Nunca se sinta sozinho, faça amigos, compartilhe experiências.  O que você não pode fazer é deixar de viajar por não conseguir conciliar as datas com amigos ou namorado. Viajar junto é bom? Sim, sem dúvidas, mas viajar sozinho é um outra experiência e todo mundo precisa passar por isso pelo menos uma vez na vida.

E quando você quebrar a casca do ovo, vai perceber que foi mais fácil que você imaginava. Vai tomar gosto e não vai parar mais. O mundo é maravilhoso demais para ser visto apenas pela televisão.

Gostou da ideia de viajar sozinho?

Aqui no blog tem vários posts que podem te ajudar a tomar coragem para viajar sozinho. Dá uma olhada:

Como viajar mudou a minha vida
Viajar sozinho não é sinônimo de solidão
Viajar sozinho: 5 medos mais comuns
Viajar sozinho e a questão da segurança


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

1 thought on “Porque você deveria viajar sozinho pelo menos uma vez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.