Dicas de Bali

Bali

Eu pensei em ir para Bali na minha primeira viagem pela Ásia, mas por alguma razão que até hoje eu não sei explicar, não conseguia comprar a passagem aérea de Phuket na Tailândia até lá. Tentei diversos sites, companhias aéreas, cartões de crédito diferentes e sempre eu era agraciado com a mensagem de transação recusada.

Preferi acreditar que aquele não seria o melhor momento para ir até Bali, talvez as divindades hindus que regem a energia da ilha estavam mandando um sinal. E saber ler os sinais que o destino me dá se tornou uma constante nessa minha vida de viajante. Fato é que nas semanas em que eu tinha planejado a minha estadia em Bali um vulcão ativo expelindo toneladas de cinzas fechou a ilha por dias. Ninguém chegava e ninguém saia de Bali. E mais uma vez a minha intuição estava certa.

Um ano depois eu paguei a minha dívida com Bali e fique 10 dias lá. Certamente você já leu em algum lugar que Bali é linda, mágica e encantadora. Talvez você tenha visto” Comer Rezar e Amar” da Julia Roberts. Independente do apelo de Hollywood você pode acreditar que Bali é um desses lugares especiais que o mundo guarda.

Planejar uma viagem para Bali requer um pouco de conhecimento do território. É diferente de planejar uma viagem para lugares melhor formatados para o turismo, como Bangkok, Hong Kong ou Paris.

limpeza espiritual
Dicas de Bali: Purificação em Bali

Dicas de Bali


Bali é uma das ilhas da Indonésia e certamente o destino mais procurado do país, é lá onde ficam as melhores praias e ondas da Indonésia. É onde fica Ubud e todo o tradicionalismo balinês.

Mas esqueça as praias desertas com longas faixas de areia, é que o turismo em massa já chegou na ilha faz tempo e junto dele, as montanhas de lixo. Seja o lixo deixado pelos turistas ou aquele que é jogado no mar e que por conta das correntes marítimas são levados para lugares como Bali.

Mas não desanime, mesmo com essa questão do lixo e das massas de turistas, Bali vale a pena. Afinal, assim como você está planejando visitar a ilha, meio mundo também está.

Dicas de Bali: Show de dança balinesa

Chegando em Bali

Certamente você vai chegar em Bali de avião, seu avião vai pousar em Denpasar, a cidade em que fica o único aeroporto de Bali. Denpasar é uma cidade cheia, com muito trânsito e barulho. Não lembra em nada os cartões postais da ilha, mas é um lugar de passgem. Ninguém fica em Denpasar, ela é apenas a porta de entrada e saída de Bali.

Vale dizer que brasileiros não precisam mais de visto para a Indonésia para uma permanência de até 30 dias (leia mais aqui). Recomendo também contratar um transfer no seu hotel, pois na saída do aeroporto você será cercado por uma multidão de taxistas querendo vender o seu peixe, nem sempre favorável.

Aproveite as facilidades do aeroporto para trocar ou sacar dinheiro – a moeda da Indonésia é a Rúpia – e também comprar um chip de celular, fundamental para se virar bem na ilha.

Dicas de Bali: Campos de arroz de Ubud

Interior da ilha ou na costa

Este é o dilema da maioria dos turistas, mas calma, eu estou aqui para te ajudar, ok?

No interior da ilha de Bali ficam os famosos campos de arroz, vilas bucólicas, uma profusão de templos lindos e vulcões. É lá que fica Ubud, um dos lugares mais procurados e onde fica a Floresta dos Macacos e os shows de dança balinesa no Palácio de Ubud que deixam a gente hipnotizado. Falando nisso, veja aqui o que fazer em Ubud.

Já na costa ficam as famosas praias de Bali. Mas estas praias são mais famosas por suas ondas que atraem surfistas de todos os cantos do mundo. As praias de Bali em si não são as mais bonitas e certamente não são aquelas que você viu no Google Images.

Mas calma, nem tudo está perdido. As praias maravilhosas de Bali não ficam em Bali, mas em lugares como as Ilhas Gili e Nusa. Ambas são facilmente acessadas por barcos, a viagem é rápida e custa pouco.

Floresta Sagrada dos Macacos

Então, o que fazer?

Eu dividi a minha viagem em duas partes: primeiro eu fui de Denpasar direto para Ubud e lá fiquei por alguns dias. Pois era muito rolê desembarcar e ainda pegar um barco até as ilhas, assim, escolhi Ubud para descansar mesmo antes das praias. Depois eu fui para as ilhas Gili e Nusa, pois são as praias que valem a pena. E esse é o roteiro que a maioria das pessoas fazem. Meu conselho: não gaste seu tempo nas praias de Bali, vá para as ilhas.

Eu fiz um post onde eu explico todas as regiões e onde se hospedar em cada um desses lugares de acordo com o seu interesse, leia aqui.

Dicas de Bali: Ilhas Gili

E como andar em Bali?

Não existe transporte público em Bali, nada de trem ou ônibus. As pessoas se locomovem de carro ou moto, que de certa forma é o principal meio de transporte da ilha. O trânsito em Bali é caótico, mesmo nas vilas menores e mais isoladas.

O problema nem é causado tanto pelos turistas, mas pelas ruas e estradas muito estreitas e sinuosas, que simplesmente não comportam todo o trânsito da ilha. Por outro lado, comprar ou alugar uma scooter em Bali é muito barato, assim, todo mundo tem uma scooter para chamar de sua. Resultado: ruas abarrotadas de carros e motos.

Você pode alugar uma scooter para se locomover, custa pouco, em média o equivalente a 10 reais por dia e em todas as esquinas tem lojas que alugam veículos. Eu não gosto de moto e depois de ver a loucura do trânsito de Bali essa seria a minha última opção. Assim, escolhi um hotel bem localizado de modo que desse para fazer tudo a pé e para deslocamentos mais longos eu fazia tudo com a van do hotel.

Veja aqui onde se hospedar

Dicas de Bali: As scooters estão em todos os lados

Dinheiro em Bali

A moeda oficial do país é a Rúpia, 1 Real vale aproximadamente 4.000 Rúpias. No Brasil a gente não consegue Rúpias e para fazer o câmbio eu levei dólares e euros. No país é fácil encontrar caixas automáticos (ATMs) onde é simples fazer saques direto na conta corrente (se a sua conta permitir). Em geral, cartões de crédito são aceitos facilmente, mas mercadinhos pequenos e alguns estabelecimentos menores só aceitam pagamentos em dinheiro.


Clima

O clima é quente, o país é cortado pela linha do Equador, o que influi muito na temperatura quente e úmida do país, assim com na temporada das chuvas. A temperatura oscila de 25 graus na temporada “menos quente” até 35 graus no auge do verão.

Em tese dá para visitar Bali o ano todo, mas na real é bom evitar os meses de monções, quando chove torrencialmente o dia inteiro e pode ocorrer de agosto a novembro. Eu estive em Bali em Junho de 2017 e o clima estava perfeito.

Outra coisa que você precisa ficar atento é quanto aos vulcões, eles eventualmente entram em erupção ocasionando o fechamento do aeroporto de Denpasar por dias. Vale ir monitorando essas condições enquanto planeja a sua viagem.

Dicas de Bali: Nusa

Onde ficar em Ubud

É super importante escolher bem onde ficar em Ubud, pois Bali não tem transporte público e estando bem localizado, você poderá fazer a maioria dos passeios a pé. Mas se você quiser ter um pouco mais de mobilidade, poderá alugar uma scooter.

Eu fiquei hospedado no Pertiwi Bisma, são 3 hotéis em Ubud e todos bem próximos um do outro. Eu escolhi o Pertiwi Bisma 2, pois tinha uma piscina sensacional de frente para um vale super verde e com campos de arroz. O quarto era enorme, super confortável, com ótimo banheiro e tinha até banheira. O café da manhã também era excelente. Pertinho dele fica o Pertiwi Bisma 1 e o Pertiwi Resort & Spa, todos são ótimas opções para ficar em Ubud.

Ao lado deles também fica o lindo Alamdini Resort Ubud, que tem um excelente custo benefício, além de ser super confortável. O Dewangga Ubud é um duas estrelas com conforto e com preços ótimos. O bacana é que ele fica pertinho do Palácio de Ubud e da Floresta Sagrada dos Macacos.

E coladinho na floresta fica o Grand Sehati & Spa, que também tem um excelente preço, além de ser super confortável.

***


Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Indonésia
Visto e imigração na Indonésia
Cinco lugares na Indonésia que você precisa conhecer

Dicas de Bali para a sua primeira viagem
O que fazer em Bali
Onde ficar em Bali
Onde ficar em Ubud
Ritual de limpeza espiritual em Bali
A floresta sagrada dos macacos

Templo Borobudur em Java
Prambanan, o grande templo hindu de Java


Como chegar nas ilhas Gili saindo de Bali
Como chegar em Nusa Penida










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


3 thoughts on “Dicas de Bali: Tudo o que você precisa saber antes de ir

  1. Boa noite Fabrício Moura me chamo Marly e moro no Rio de Janeiro.
    Estou montando meu roteiro para Bali para junho de 2023.
    Veja se pode me ajudar com a seguinte dúvida que estou: é possível no mesmo dia eu sair de Gili Trawangan e pegar um barco para Nusa Penida? quanto tempo leva? você recomenda alguma agência para comprar a passagem de barco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.