A Ilha de Bali é um ‘mundo’ à parte da Indonésia. Eles tem sua própria língua, costumes e religião. Até a geografia e natureza ajudam a destacar a ilha do restante do país. Bali segue o hinduísmo balinês, uma versão deles do hinduísmo que surgiu na índia, com imagens de deuses e seus avatares bem diferentes do que a corrente mais comum do hinduísmo segue.
Bali é carregada de misticismo e espiritualidade e um ritual em especial se destaca: a limpeza espiritual do templo Pura Tirta Empul.
O Pura Tirta Empul nasceu em torno de uma poderosa nascente de água descoberta em 962 A.C. A água foi considerada sagrada e um templo para limpeza espiritual foi construído ao redor com devoção ao deus Vishnu.
O ritual acontece dentro de uma grande piscina com diversas fontes de água, é preciso passar por todas – desde a primeira até a última – fazer uma oferenda, mergulhar a cabeça na água extremamente gelada, orar e agradecer.
É um ritual que os balineses fazem sempre, é super tradicional entre elas, mas é democrático, qualquer pessoa pode fazer, desde que siga algumas regras e faça de coração aberto:
- A primeira coisa é acreditar no que você está fazendo, não apenas para dizer que fez o ritual sagrado de limpeza espiritual em Bali.
- Você precisa fazer uma oferenda, que normalmente é feita com um punhado de arroz, flores e incenso. Na porta do templo umas senhoras vendem a caixinha feita de folha de bananeira com a oferenda.
- Precisa se vestir de acordo, usando o tradicional sarong balinês e você precisa comprar um, tem que ser seu. Mas é baratinho, com 100.000 rúpias (R$23,00) você compra um sarong na porta de templo mesmo e vai poder guardar de recordação para sempre.
- Nunca deixe pertences na beira da fonte enquanto faz o ritual, o ideal é que tenha alguém com você para cuidar das suas coisas.
- Nunca troque de roupas na fonte, é considerado ofensa grave.
- Mulheres que estiverem em período menstrual não podem fazer o ritual.
Independente de qualquer que seja sua religião ou crença, quem visita Bali precisa passar por esse ritual, tanto para quem está chegando e começar bem a sua jornada pela ilha, ou para quem está indo embora e quer levar boas energias para casa.
Para quem acredita nessa questão energética, certamente sairá de lá revigorado. É como se os problemas fossem deixados para trás. A gente sai de lá de alma limpa.
Como chegar
O templo Pura Tirta Empul fica em Tampaksiring, uma pequena localidade perto de Ubud, no centro da ilha de Bali. Não existe transporte público na ilha, o jeito é alugar uma moto – como a maioria faz – ou contratar um táxi ou tour que te leve até lá.
Não é difícil chegar, eu recomendo ir de táxi ou alugar uma moto, para você fazer o ritual no seu tempo.
A entrada do templo custa 30.000 rúpias (7 reais) e o ideal é fazer pela manhã, para começar bem o dia.
Onde ficar em Ubud
É super importante escolher bem onde ficar em Ubud, pois Bali não tem transporte público e estando bem localizado, você poderá fazer a maioria dos passeios a pé. Mas se você quiser ter um pouco mais de mobilidade, poderá alugar uma scooter.
Eu fiquei hospedado no Pertiwi Bisma, são 3 hotéis em Ubud e todos bem próximos um do outro. Eu escolhi o Pertiwi Bisma 2, pois tinha uma piscina sensacional de frente para um vale super verde e com campos de arroz. O quarto era enorme, super confortável, com ótimo banheiro e tinha até banheira. O café da manhã também era excelente. Pertinho dele fica o Pertiwi Bisma 1 e o Pertiwi Resort & Spa, todos são ótimas opções para ficar em Ubud.
Ao lado deles também fica o lindo Alamdini Resort Ubud, que tem um excelente custo benefício, além de ser super confortável. O Dewangga Ubud é um duas estrelas com conforto e com preços ótimos. O bacana é que ele fica pertinho do Palácio de Ubud e da Floresta Sagrada dos Macacos.
E coladinho na floresta fica o Grand Sehati & Spa, que também tem um excelente preço, além de ser super confortável.
Reserve aqui os seus passeios em Bali
***
Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Indonésia
Visto e imigração na Indonésia
Cinco lugares na Indonésia que você precisa conhecer
Dicas de Bali para a sua primeira viagem
O que fazer em Bali
Onde ficar em Bali
Onde ficar em Ubud
Ritual de limpeza espiritual em Bali
A floresta sagrada dos macacos
Templo Borobudur em Java
Prambanan, o grande templo hindu de Java
Como chegar nas ilhas Gili saindo de Bali
Como chegar em Nusa Penida
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Estou adorando o blog! Valeu pelas informações!!! 🙂
Obrigado, Lorrane <3