Se você vai viajar para Bali e procura praias lindas, com água azul e areia branquinha, você precisa visitar as ilhas Gili. Veja aqui como chegar em Gili Trawangan ou Gili Air saindo de Bali.
***
As ilhas Gili são três: Gili Trawangan, Gili Air e Gili Meno. Gili Trawangan é a maior e com mais estrutura, já Gili Air é sem dúvidas a mais bonita. O mais indicado é usar Gili Trawangan como base e explorar as outras ilhas durante a sua estadia. É muito fácil e barato de ir de uma ilha para a outra.
Leia mais:
Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Indonésia
Visto e imigração na Indonésia
Dicas de Bali para a sua primeira viagem
O que fazer em Bali
Onde ficar em Ubud
Como chegar em Nusa Penida
Como chegar em Gili Trawangan ou Gili Air
Existem duas maneiras de ir de Bali até as ilhas Gili: de barco ou avião. O barco é a maneira mais prática, o avião nem tanto. Os voos saem do aeroporto de Denpasar em Bali para a ilha de Lombok, de lá é preciso pegar um táxi até o porto (um trajeto de 2 horas) e mais um barco de 30 minutos até Gili Trawangan. Além de ser mais caro, é um rolê sem fim e eu acho que não vale a pena.
Em Bali, existem dois pontos de onde saem os barcos para as ilhas Gili: Sanur, pertinho de Denpasar, que é o mesmo de onde saem os barcos para Nusa Penida. E Padang, que fica mais próximo de Ubud, por tanto, a melhor opção para quem está hospedado na cidade.
Eu comprei a viagem de ida e volta, incluindo o transfer do hotel até o píer por 30 USD. Achei um bom preço visto que a viagem é cansativa e já saí do meu hotel em Ubud com tudo organizado.
A passagem pode ser comprada em qualquer agência de viagens de Ubud e a gente encontra uma a cada 10 metros, literalmente. Mas vale sempre negociar o preço, na primeira agência pediram 50 USD, por fim, encontrei uma que custou 30 USD.
Certifique-se de que o barco seja rápido (speed boat), que faz o trajeto em 2 horas. Existem barcos lentos e mais baratos, mas a viagem pode durar até 6 horas e custa 15 USD, acho que é uma economia que não vale a pena.
O embarque em Bali acontece na praia, sabendo que você vai se molhar, deixe o tênis na mochila. Falando em mochila, para essa viagem na Indonésia, esqueça a mala de rodinhas, ela vai ser um pesadelo na sua vida.
Alguns barcos possuem lugares no deck superior, pode parecer uma boa ideia, mas você vai chegar ensopado, já que com a velocidade do barco e as ondas, voa água para todos os lados. Escolha viajar no deck inferior, que tem poltronas confortáveis e ar condicionado.
Entretanto, o que ninguém conta é que a viagem pode ser bem turbulenta, especialmente se o mar estiver agitado. Escolha fazer a viagem – tanto ida quanto volta – pela manhã, pois é quando o mar fica mais tranquilo. E se você sente enjoo em barcos, tome um remedinho pois o barco sacode por 2 horas. Chega a ser desesperador de tanto que o barco pula nas ondas, parece até que ele vai virar a qualquer momento.
Os barcos têm rotas diferentes, mas a maioria faz a primeira parada em Lombok, depois em Gili Air e por fim em Gili Trawangan.
As empresas fazem em média 4 viagens por dia em cada sentido, duas pela manhã e duas à tarde, todos os dias. Os barcos não fazem a viagem a noite.
E se o mar estiver muito agitado, além do que eles consideram normal, a travessia pode ser suspensa. Pode inclusive acontecer a suspensão por dias. Esse é um ponto importante e que pode arruinar a sua viagem, tenha isso em mente ao montar o seu planejamento.
***
Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Indonésia
Visto e imigração na Indonésia
Cinco lugares na Indonésia que você precisa conhecer
Dicas de Bali para a sua primeira viagem
O que fazer em Bali
Onde ficar em Bali
Onde ficar em Ubud
Ritual de limpeza espiritual em Bali
A floresta sagrada dos macacos
Templo Borobudur em Java
Prambanan, o grande templo hindu de Java
Como chegar nas ilhas Gili saindo de Bali
Como chegar em Nusa Penida
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Oi! Achei acidentalmente seus escritos, é agradável e informativo. Eu irei a Bali no próximo ano e planejarei fazer passeios pelas ilhas. Há 5 minutos, vou reservar meus ingressos no duckferries.com (recomendado por um amigo), mas depois vejo o agente local oferecendo um preço mais barato. Para ser sincero, estou um pouco preocupado com o preço da armadilha para turistas, qual você recomendou, reservou por meio do site ou diretamente no agente local?
Oi, tudo bem? Lá no post eu conto o que eu fiz, você chegou a ler? Eu comprei em uma agência em Ubud por 30USD ida e volta com transfer do hotel até o píer. A Duck Ferries só vende o trecho de barco, é preciso levar isso em conta.
Primeiramente parabéns pelo conteúdo.
Gostaria de saber quantos dicas indica para ficar em Gili Trawangan
Tendo que escolher entre as ilhas Nusas e as ilhas Gili, qual optaria?
Pergunto, pois meu tempo está reduzido.