Nusa Penida e Nusa Lembongan: como chegar e o que fazer

Nusa Penida

As ilhas Nusa caíram definitivamente no gosto dos viajantes que visitam a Indonésia. Localizadas pertinho de Bali, são duas excelentes opções para incluir no seu roteiro pelo país asiático. Aqui eu explico tudo sobre Nusa Penida, Nusa Ceningan e Nusa Lembongan.

***

Distante apenas 30 minutos de barco desde Bali, as ilhas Nusa são o destino perfeito para esticar um pouco mais a sua viagem pela Indonésia. E diferente de Bali e das ilhas Gili, Nusa é calminha e tranquila. Sem o trânsito louco de Bali, as ilhas são perfeitas para um merecido descanso em praias de cartão postal.

Leia mais:
Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Indonésia
Visto e imigração na Indonésia
Dicas de Bali para a sua primeira viagem
O que fazer em Bali
Onde ficar em Ubud

Nusa Penida
Um dos lugares mais bonitos da Indonésia

Entendendo as ilhas


Conforme coloquei acima, as ilhas Nusa são três: Nusa Penida, Nusa Ceningan e Nusa Lembongan. A mais famosa delas é Nusa Penida, que é a maior das duas ilhas. Entretanto, é Nusa Lembongan que tem a melhor estrutura para receber os visitantes. Já Nusa Ceningan é praticamente uma extensão de Nusa Lembongan, ligada a ilha irmã por uma ponte com fácil acesso.

Nusa Penida ainda tem muitas áreas inexploradas e pouca infraestrutura. Penida tem penhascos altos, escarpas que mergulham no mar e praias escondidas. As paisagens mais famosas ficam em Penida. Se você fizer uma busca de imagens no Google, vai encontrar exatamente o que a gente acha em Nusa Penida. Por outro lado, Nusa Lembongan é mais plana e com praias mais abertas.

Apesar de serem ilhas irmãs, Nusa Penida e Nusa Lembongan são completamente diferentes e dessa forma eu acho que ambas se complementam. Ao passo que formam o destino perfeito para o seu roteiro em Bali.


Vale a pena fazer um bate-volta em Nusa?


O mais comum para quem visita Bali é fazer o passeio de bate-volta até Nusa Penida. E comprar o passeio é muito fácil, a maioria das pequenas agências de passeios em Bali oferecem esse tour que dura um dia. Você também pode comprar o passeio pelos links aqui embaixo.

O passeio bate-volta vale a pena para quem tem pouco tempo em Bali. O passeio inclui o trajeto de barco e o motorista em Nusa Penida, de modo que a locomoção é algo que você não precisa se preocupar. Mas se você tem tempo disponível, o ideal é ficar pelo menos 2 dias em cada ilha. 

Nusa Penida
Nusa Penida

Como chegar em Nusa Penida e Nusa Lembongan


Os barcos com destino a Nusa Penida e Nusa Lembongan saem de Sanur em Denpasar, na ilha de Bali. Veja bem, Sanur não é exatamente um píer e chegando lá você vai encontrar uma infinidade de barraquinhas de empresas que vendem a viagem ida e volta de Bali até as ilhas Nusa.

O ideal é pegar um barco rápido, os mais recomendados são a Maruti Express e a El Rey. Ambos são confiáveis e oferecem um bom serviço, por outro lado eu não acho o preço barato, a viagem custa 36 USD ida e volta ou 20 USD o trecho. A travessia dura de 30 a 40 minutos, dependendo das condições do mar e do vento.

Os horários são poucos, em geral cada uma das empresas fazem de 3 a 4 viagens por dia em cada sentido. Sendo dois horários pela manhã e dois durante a tarde. Os barcos não fazem a travessia a noite.

As malas ficam na parte superior do barco, é legal colocar um cadeado na mala por questões de segurança. Não deixe nada frágil na mala, os caras não tem muito cuidado e foi nessa que estragaram a minha mala.

Conforme eu disse acima, Sanur não é um píer, é uma praia de onde saem os barcos. Portanto, você vai molhar os pés e pernas para entrar no barco. O esquema é esse mesmo, bem raiz.

Nusa Penida
A viagem é feita entre 30 e 40 minutos

Como andar em Nusa Penida e Nusa Lembongan


Em Nusa Penida não dá para fazer os passeios a pé e a maioria dos turistas alugam scooters para circular pela ilha. Apesar das estradas serem muito ruins, essa é a melhor maneira de explorar toda a ilha no seu tempo e com total liberdade. Mas tenha muito cuidado com as estradas esburacadas.

O aluguel da scooter custa em média 5 USD por dia, certifique-se de que a moto tenha seguro. Lembrando que na Indonésia a mão de direção é inglesa. 

Outra opção é contratar um motorista para te levar por toda ilha, o preço varia e é negociável, mas custa em média 40 USD por dia. No píer vai ter um monte de motoristas oferecendo os serviços, o ideal é pedir uma indicação ao seu hotel.

Já Nusa Lembongan é bem pequena e dá até para fazer tudo a pé, se você curtir caminhar. Alugar uma scooter também é uma boa opção, ou você pode optar por alugar uma bicicleta, que eu particularmente acho mais interessante. Alguns hostels e hotéis oferecem as bikes para os hóspedes. Em Nusa Lembongan não vale a pena contratar um motorista.


Onde ficar em Nusa Penida e Nusa Lembongan


Em Nusa Penida eu optei por ficar no Penida Bambu Green, que fica no meio da ilha. O hotel tem cabanas de bambu inspiradas nas Torajas, casas típicas de Sulawesi, também na Indonésia. Apesar do Penida Bambu Green não ficar na costa, a gente tem a vista incrível do vulcão de Nusa Penida.

Nusa Penida
Penida Bambu Green

As cabanas são muito charmosas e muito confortáveis, o staff do hotel é super gentil e prestativo. Eles organizam passeios, o transfer do píer até o hotel e tudo que a gente precisar.

Nusa Penida
Penida Bambu Green

Outra boa opção no coração da ilha é o The Klumpu Villa, que também é super confortável e bem no meio da natureza.

Mas se você busca um hotel com vista para o mar, uma ótima dica é o Petak Cottage que tem um excelente custo benefício. E para não errar, recomendo o Adiwana Warnakali Resort que tem uma vista incrível de Bali com direito até a vulcão no horizonte.

Veja mais hotéis em Nusa Penida

Já em Nusa Lembongan eu fiquei no Lembongan Island Beach Villas, foi o hotel mais caro que eu fiquei na Indonésia, entretanto valeu cada centavo. E quando eu falo caro, não quero dizer que seja algo inacessível. Eu paguei 120 USD na diária no bangalo com piscina privativa. Um luxo e olha que com tudo isso, nem achei caro.

Nusa Penida
Lembongan Island Beach Villas

E o Lembongan Island Beach Villas ainda tem uma vista linda de Bali e com vulcão ao fundo, uma coisa linda.

Uma opção fantástica e pela metade do preço é o Paus Putih Hotel. Um hotel lindo, super confortável e com excelente localização. Entretanto se você quiser economizar um pouco mais e ainda se hospedar com conforto, recomendo o Bay Shore Huts que tem diárias a partir de 40 USD.

Veja mais hotéis em Nusa Lembongan


O que fazer em Nusa Penida


Basicamente, praias! Mas Nusa Penida tem algumas praias lindas e recantos únicos no mundo. Comece pela Atuh Beach, uma das praias mais famosas de Penida. Depois siga para a Kelinking Beach, que certamente é a imagem mais famosa de Nusa. É aquela praia com uma formação das rochosa que lembra a cabeça de um dinossauro e por isso ganhou o nome de T-Rex Beach.

Nusa Penida
Kelinking Beach ou T-Rex Beach

A melhor vista nós temos de cima do penhasco, pertinho do estacionamento. Mas é bacana descer pelas escadas até a praia lá embaixo. 

Depois siga para a Broken Beach, que fica distante 10km da Kelinking Beach. O lugar era uma caverna que com o tempo o mar foi ampliando o seu interior até que o teto desabou e virou uma cratera, criando essa formação incrível. Apesar de ser uma praia, não tem como tomar banho lá – pelo menos não é recomendado – já que o mar invade a cratera com bastante força, mas a vista é algo sensacional.

Nusa Penida
Broken Beach

Do ladinho da Broken Beach fica a Angel’s Billabong, uma piscina natural linda e aqui dá para mergulhar. Mas não faça isso caso o mar esteja agitado.

No lado oposto da ilha e de frente para Nusa Lembongan fica calminha Crystal Bay, uma praia dentro de uma baía que é ideal para banhos. Em geral, essa é a primeira praia que a maioria das pessoas param quando chegam em Nusa Penida, pois ela fica perto do ponto de onde chegam os barcos. Por outro lado, eu prefiro ir direto nas praias mais bonitas antes e prefiro deixar essa para um fim de tarde preguiçoso.

Nusa Penida
Diamond Beach

O que fazer em Nusa Lembongan e Nusa Ceningan


Adivinha? Mais praias! A minha favorita é a Jungut Batu Beach, que tem uma faixa de areia linda e mar clarinho. Na areia tem vários bares, ideal para comer e beber a qualquer hora do dia. O hotel que eu fiquei era pertinho dela, uma delícia de lugar.

Nusa Penida
Jungut Batu Beach

A Dream Beach é uma praia bem pequena e famosa lá em Nusa, ela é rodeada de hotéis, mas ao contrário do que muita gente pensa, não é uma praia particular e por isso, nunca está cheia.

A Mushroom Beach é outra praia bem conhecida lá em Nusa, procure a parte longe dos barcos, é mais tranquila e o mar também é mais bonito. Assim como a Jungu Batu, ela tem bons bares e restaurantes.

Nusa Penida
Plantação de algas. Sim, isso existe!

Vale a pena conhecer Nusa Ceningan, que fica separada de Nusa Lembongan por uma ponte amarela que lembra até a Golden Gate em versão mini. E Nusa Ceningan tem umas piscinas naturais bem bonitas e praticamente vazio. A ilha é minúscula, dá pra andar tudo a pé.


Dicas e sugestões:

  • Eu recomendo montar o seu roteiro pelas ilhas começando em Nusa Penida e depois seguir para Nusa Lembongan. Fique pelo menos 2 dias em cada ilha, vale a pena. A travessia entre ambas as ilhas é feita por barcos e leva em média 15 minutos. Se você não dispor desse tempo, fiquei 2 dias em Nusa Penida e 1 dia em Nusa Lembongan.
  • Sempre negocie tudo e dê preferência para os guias e motoristas recomendados pelos hotéis. Na Indonésia golpes são comuns, assim como em todos os cantos do mundo.
  • Cuidado com o mar agitado especialmente em Nusa Penida e jamais entre na água nestas condições. Acidentes graves são bem comuns.
  • Em Penida, ao sair para explorar a ilha, leve água e algo para comer, você não vai encontrar restaurantes e bares ao longo da ilha.
  • Faça o seguro viagem antes de viajar para a Indonésia, o sistema de saúde pública do país é precário e você não vai querer depender dele caso tenha algum problema de saúde. Recomendo o Seguro Promo, que tem excelentes planos para todos os tipos de viajantes e orçamentos.

***


Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Indonésia
Visto e imigração na Indonésia
Cinco lugares na Indonésia que você precisa conhecer

Dicas de Bali para a sua primeira viagem
O que fazer em Bali
Onde ficar em Bali
Onde ficar em Ubud
Ritual de limpeza espiritual em Bali
A floresta sagrada dos macacos

Templo Borobudur em Java
Prambanan, o grande templo hindu de Java


Como chegar nas ilhas Gili saindo de Bali
Como chegar em Nusa Penida










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.