Qual é o lado mais bonito das Cataratas

Qual é o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu? Esta é uma das perguntas mais feitas por quem visita Foz do Iguaçu, no Paraná, terra das Cataratas do Iguaçu. Neste post eu vou responder a sua pergunta e claro, mostrar o que eu fiz e o que eu recomendo.

***

Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO desde 1986 e uma das 7 novas maravilhas da natureza , as Cataratas do Iguaçu são formadas por mais de 200 quedas d’água no Rio Iguaçu. De um lado das Cataratas fica o Parque Nacional do Iguaçu no Brasil enquanto do outro lado, fica o Parque Nacional Iguazú na Argentina. Ou seja, as Cataratas marcam a divisa natural entre Brasil e Argentina.

No Brasil, as Cataratas são acessadas pela cidade de Foz do Iguaçu e no lado argentino, pela cidade de Puerto Iguazú. Para atravessar do Brasil para a Argentina, precisamos passar pela imigração depois de atravessar a Ponte Tancredo Neves que separa o Brasil da Argentina. Não precisa de passaporte, apenas o RG, contudo precisa estar em bom estado e emitido há menos de 10 anos.

onde ficar em Foz do Iguaçu Qual é o lado mais bonito das Cataratas
Lado brasileiro

Eu visitei os dois lados e antes de responder a qual é o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu, recomendo ler os posts abaixo onde eu falo de cada uma das experiências, além de alguns links importantes para planejar a sua visita.

Cataratas do Iguaçu pelo lado Brasileiro
Como é a visita ao lado argentina das Cataratas do Iguaçu
Onde ficar em Foz do Iguaçu


Qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu?


No lado brasileiro, o passeio começa por uma trilha de cerca de 1.200 metros margeando as Cataratas. Por essa trilha nós temos uma belíssima visão panorâmica das Cataratas. Sabe aquela imagem famosa as quedas em meio a vegetação? Essa visão nós temos do lado Brasileiro.

Qual é o lado mais bonito das Cataratas
Lado brasileiro
Qual é o lado mais bonito das Cataratas
Passarela da Garganta do Diabo

A trilha avança até chegar na região da Garganta do Diabo. É a queda d’água de maior fluxo das Cataratas e tem cerca de 70 metros de altura. A trilha chega bem perto da Garganta e na beira do abismo. A sensação é algo impressionante.

Já do lado argentino, são duas trilhas principais: o circuito Superior com 1.750 metros de extensão e a trilha do Circuito Inferior, com 1.700 metros. Além disso, existe a trilha da Garganta do Diabo, que tem 1.100 metros atravessando braços de rio e ilhas até a Garganta. 

Qual é o lado mais bonito das Cataratas
Passarela do lado argentino
Qual é o lado mais bonito das Cataratas
Vista do lado argentino

Do lado argentino, a gente basicamente explora a parte superior das Cataratas, enquanto do lado Brasileiro, exploramos a parte inferior ou seja, temos uma belíssima visão panorâmica, algo que não temos do lado argentino.

Certamente você já deve estar imaginando qual é o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu, não é? Sim, na minha opinião, o lado Brasileiro é sim o lado mais bonito. Pois do lado brasileiro, nós temos a visão panorâmica das Cataratas. Enquanto do lado argentino, nós temos uma visão superior, praticamente de cima da Garganta do Diabo.


Vale a pena visitar o lado argentino das Cataratas?


Sim, vale a pena visitar o lado argentino pois eu acho que as duas experiências se complementam. A sensação de caminhar por cima da Garganta do Diabo, vendo aquele turbilhão de água mergulhar no abismo é algo indescritível.

Além disso, as trilhas que exploram as outras áreas das Cataratas argentinas, passando ao lado de grandes quedas d’água em trilhas no meio da natureza, por isso são experiências únicas. Algo que não temos do lado Brasileiro.

Qual é o lado mais bonito das Cataratas
Aqui a gente consegue ver os dois lados

Reserve aqui o seu passeio


***


Se você estiver procurando onde ficar em Foz do Iguaçu, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Mas deixo algumas dicas abaixo.

A primeira vez que eu visitei a cidade eu fiquei no Hotel Bogari. O hotel tinha acabado de ser inaugurado e tudo cheirava a novo! O quarto enorme, muito confortável e bem montado. Uma bela cama, com roupa de cama de excelente qualidade, TV e frigobar.

Na minha segunda viagem eu fiquei no Bella Itália Hotel, um dos hotéis mais tradicionais da cidade. Ele é um 4 estrelas com excelente localização, instalações confortáveis porém um pouco antigas, mas ele dispõe um excelente restaurante onde é servido o jantar e café da manhã.

O Ibis Foz Do Iguaçu fica em uma das melhores localizações da cidade. E eu tenho duas boas notícias, a primeiramente é que hotel foi reformado há pouco tempo e está cheirando a novo. E segundo que ele tem diárias para o casal a partir de R$150.

O Viale Tower Hotel é outro hotel com excelente localização, perto de tudo e com ótimo custo benefício. Ele ocupa um dos prédios mais altos da cidade, tem uma piscina e um rooftop, excelente para curtir o pôr do sol.

O Wyndham Golden Foz Suítes pertence a uma famosa rede internacional de hotéis de luxo. Este de Foz do Iguaçu é um pouco mais simples, mas sem abrir mão do conforto. E o lado bom é que ele tem preços excelentes para um hotel no padrão 4 estrelas. É também aquele tipo de hotel que não tem como errar.

O Tetris Container Hostel fica no comecinho da Avenida das Cataratas. Eu fui em uma festa neste hostel, o lugar é lindo, todo construído com containers simulando um tétris, aquele clássico joguinho de computador.

O Wish Foz do Iguaçu fica na Avenida das Cataratas, pertinho do Parque das Aves. Trata-se de um resort 5 estrelas com preço de hotel 3 estrelas. Se você busca conforto e tranquilidade, este é o lugar perfeito para você.

Agora, se você busca ter a mais fantástica experiência em Foz do Iguaçu, você precisa ficar no Belmond Hotel das Cataratas. O hotel fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu e você vai ter a vista das Cataratas só para você. Imagina só, acordar, abrir a janela do quarto e se deparar com um dos cenários mais deslumbrantes do mundo? Além dessa vista espetacular, o Belmond Hotel das Cataratas tem quartos bem decorados e confortáveis, além do café da manhã de novela.


O que fazer em Foz do Iguaçu
Como é a visita as Cataratas do Iguaçu pelo lado brasieiro
Como visitar as Cataratas do lado Argentino
Parque das Aves
Macuco Safari, passeio de barco dentro das Cataratas
City tour em Foz do Iguaçu










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

1 thought on “Brasil ou Argentina? Qual é o lado mais bonito das Cataratas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.