Estádio Panatenaico e os primeiros jogos olímpicos modernos

Estádio Panatenaico

Se você estiver planejando visitar Atenas, o Estádio Panatenaico definitivamente deve entrar na sua lista de lugares para visitar na capital grega. Caso você não saiba do que eu estou falando, o Estádio Panatenaico sediou, em 1896, os primeiros jogos olímpicos da era moderna.

***

Muito do conhecemos como Jogos Olímpicos ou Olimpíada começou no Estádio Panatenaico em Atenas. Uma obra colossal toda em mármore branco que foi construído entre os anos de 1869 e 1870 para ser a sede dos primeiros jogos olímpicos da era moderna.

Leia mais:
Onde ficar em Atenas
Como usar o metrô de Atenas
Uma visita a Acrópole de Atenas

Entretanto, a história do Estádio Panatenaico começou muito antes. No ano de 330 a.C. um estádio de madeira foi construído no mesmo local para ser a sede das Panateneias. Uma espécie de versão ancestral dos Jogos Olímpicos e que já aconteciam a cada 4 anos. Tais celebrações envolviam competições de hipismo, atletismo, lutas e corridas de quadrigas, aquelas pequenas carruagens, geralmente puxadas por quatro cavalos lado a lado. Além de ser uma grande competição esportiva, as Panateneias eram um grande culto à deusa Atenas. 

Estádio Panatenaico
A vista da ferradura é incrível

A visita ao Estádio Panatenaico


Visitar um lugar tão histórico e bem preservado como o Estádio Panatenaico é um verdadeiro privilégio. Explorar as arquibancadas de mármore, caminhar pela pista de atletismo onde os Jogos Olímpicos começaram não tem preço. Os visitantes podem até subir no pódium para fazer uma foto.

Estádio Panatenaico
Parte mais alta das arquibancadas
Estádio Panatenaico
É impressionante algo tão grande e todo feito de mármore branco

Além de conhecer toda a área externa do estádio, existe um pequeno museu em seu subsolo. O museu tem diversas tochas olímpicas e peças desde os primeiros jogos.

Estádio Panatenaico
E o lugar rende ótimas fotos
Estádio Panatenaico
Parte mais alta das arquibancadas

Estádio Panatenaico
Túnel que leva ao museu
Estádio Panatenaico
Vista panorâmica

Como chegar ao Estádio Panatenaico em Atenas


Se você estiver na região da Acrópole, chegar até o Estádio Panatenaico a pé é muito simples. Basta atravessar o Zappion Garden e pronto, a gente já chega em frente ao estádio. Se desejar ir de metrô, a estação mais próxima é a Evangelismos da linha 3 (veja como usar o metrô de Atenas).

Estádio Panatenaico
Caminho pelo Zappion Garden

Dá para ver todo o estádio ainda da rua, entretanto o bacana é entrar e circular pelas arquibancadas e pela pista. A entrada custa 3 Euros.


Reserve um passeio em Atenas



Se você estiver procurando onde ficar em Atenas, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Mas eu deixo algumas dicas aqui embaixo:

Eu fiquei no The Stanley, um hotel quatro estrelas bem mais barato do que os hotéis das áreas mais famosas como Plaka e Monastiraki. E foi um dos hotéis mais confortáveis que eu já fiquei.

Pertinho dele tem outros ótimos hotéis, como o Wyndham Grand Athens, um luxo e na mesma faixa de preço. E ao lado dele o Wyndham Athens Residence, que é da mesma família e igualmente bom.

Para quem quer ficar bem localizado e economizar bastante, uma boa dica é o Kimon Hotel Athens. O hotel é simples, porém bem charmoso e confortável. Além de ter uma excelente vista da Acrópole e do Partenon. O Hotel Byron é outro excelente hotel com baixo custo e ótima localização. Bom para economizar com hospedagem, sem abrir mão da boa localização e do conforto.

Outro excelente hotel na mesma região é o Herodion Hotel, um quatro estrelas com excelente custo benefício. O Herodion Hotel fica pertinho do metrô, entre o Museu da Acrópole e a Acrópole. 

Se você quer um pouco mais de conforto, nesta mesma região fica o AthensWas Hotel, um hotel 5 estrelas muito moderno, confortável e com excelente localização.

Pella Inn Hostel tem um ótimo custo benefício. A localização é ótima, perto do metrô e dos pontos turísticos. Já o Adrian Hotel é um duas estrelas quase a preço de hostel, igualmente bem localizado.

360 Degrees é um hotel com localização excelente e muito confortável. Fica coladinho no metrô e perto do Monastiraki Flea Market e da Ágora. É o tipo de hotel que não tem como errar.


Aeroporto de Atenas: Imigração e transporte até o centro
Como usar o metrô de Atenas
Como é voar com a Olympic Air da Grécia


Uma visita a Acrópole de Atenas
Templo de Zeus Olímpico
Estádio Panatenaico










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.