Paraty está aberta

Paraty está aberta e esta foi a minha primeira viagem desde o começo da pandemia. Eu sei, a pandemia não acabou, mas como eu disse várias vezes, estamos cansados de ficar em casa. Eu fiquei 7 meses em casa, sem ver meus amigos, sem ir a bares e restaurantes. E para quem mora sozinho, o isolamento é ainda mais penoso. Mas eu tenho consciência de como sou privilegiado por conseguir fazer o isolamento social enquanto muitas pessoas precisam enfrentar os riscos de sair de casa todos os dias.

Por tanto, esta viagem acima de tudo tinha o objetivo de ser segura e responsável. Sem me colocar em risco ou colocar a saúde de outras pessoas em risco também.

Se você procura dicas de como fazer a sua primeira viagem com segurança, recomendo ler o post que eu escrevi sobre este assunto. Tem também um vídeo onde eu faço um resumo com tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem com segurança.

Leia mais:
Como chegar em Paraty
O que fazer em Paraty

Todas no centro histórico

Paraty está aberta para o turismo: o que está funcionando?

A cidade está aberta desde o dia 01 de setembro. Pousadas, restaurantes, cafés, livrarias, lojas em geral e praias estão abertas para os turistas. Os passeios de barco também estão funcionando, entretanto o setor cultural ainda permanece fechado. Contudo o Teatro Espaço está funcionando, mas não posso garantir que seja seguro e tão pouco recomendo lugares fechados e abafados.

Paraty está aberta
Paraty está aberta para o turismo
Nenhum distanciamento entre as mesas

Como está a retomada do turismo em Paraty

Eu passei 10 dias em Paraty e vi de tudo. A cidade deserta logo no começo da manhã e ruas lotadas ao longo do dia. Muita aglomeração e poucas pessoas usando máscaras e muitas usando de forma incorreta. Bares e restaurantes lotados, poucos estabelecimentos respeitando o distanciamento mínimo das mesas. Alguns medem a temperatura dos clientes, outros nem álcool em gel fornecem.

Alguns restaurantes seguem protocolos de segurança como higienização de cardápios e mesas, mas a grande maioria não segue estas medidas. O que é bastante preocupante.

Paraty está aberta
Dê preferência a pequenos restaurantes nas ruas mais vazias

Os passeios de barco saem bem cheios, o que é ainda mais preocupante visto que algumas escunas levam até 20 pessoas em um espaço confinado. Por outro lado, os turistas também não fazem a sua parte e quase todos sem o uso de máscaras.

Como curtir Paraty com segurança

Viagem com segurança e responsabilidade foi o ponto central desta viagem. Eu fui de carro com dois amigos que também estavam isolados, ainda não me sinto confortável em fazer viagens de ônibus. Entretanto, eu soube que a Reunidas, empresa de ônibus que liga São Paulo a Paraty, instalou cortinas divisórias entre as poltronas dos seus veículos.

Paraty está aberta
Alugamos uma casa dentro do centro histórico

Nós alugamos  uma casa via Airbnb, pois assim poderia seguir os mesmos cuidados que eu já tenho na minha casa, o que me deu um pouco mais de segurança. Porém, eu vi que as pousadas do centro histórico de Paraty estão seguindo rígidos protocolos sanitários, o que foi uma ótima surpresa. Veja aqui 9 pousadas que eu mapeei e que você pode confiar.

Eu saía de casa para passear pela cidade bem cedo, lá pelas 6h da manhã, e mostrei tudo isso nos stories do Vou na Janela no Instagram. Está tudo arquivado, dá uma olhada

Cidade vazia bem cedo

Falando em praias, não fui a Trindade pois soube que as praias estavam lotadas, entretanto optei por praias pequenas e pela Praia do Jabaquara, menos conhecida e que estava sempre vazia. Apenas um dia que ela ficou um pouco mais cheia por volta do meio dia e quando percebemos o movimento, já voltamos para casa.

Praia do Jabaquara
Praia do Corumbé

Não cheguei a fazer passeios de barco, pois nos dias em que pretendia fazer o passeio a maré estava baixa pela manhã e os barcos todos encalhados. Mas o ideal aqui é fechar um barco para fazer o passeio sem aglomerações. As lanchas rápidas custam a partir de R$800 o passeio de 5 horas. Já as escunas estão fazendo um preço bem mais interessante, a R$100 a hora aos finais de semana e R$80 a hora durante a semana.

Igrejinha ao amanhecer

Em um dos dias eu fui visitar o Lavandário de Cunha, e estava bem vazio. Foi um passeio que valeu a pena. Sobretudo pela viagem pela Estrada Real atravessando a Serra da Bocaina dentro do Parque Nacional da Bocaina.

Na maioria dos dias nós comemos em casa, mas em alguns dias fomos a restaurantes. Sempre optando por sentar ao ar livre e observando se as mesas tinham um bom distanciamento entre elas. Destaque para o Barthô (Irmão do Bartholomeu Cozinha Primitiva), na Rua Cel José Luiz. Apenas duas mesas na parte externa em uma rua bem tranquila e comida maravilhosa.

***

Algo que eu constatei nesta viagem é que SIM, é possível fazer uma viagem com segurança e responsabilidade. É preciso abrir mão de algumas coisas que estávamos habituados, mas depois de tanto tempo trancado em casa, qualquer pequeno sacrifício além de válido, é muito necessário.

Reserve um passeio em Paraty

Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

2 thoughts on “Paraty está aberta para o turismo: como foi visitar a cidade

1. Eu fui para Aracaju no feriado em setembro e, apesar de a cidade estar bem cheia, fiquei impressionado com os cuidados do hotel e de alguns lugares que visitei em relação ao vírus. Sim, corroboro em dizer que dá para viajar com responsabilidade.