10 coisas para fazer em Foz do Iguaçu no Paraná

Coisas para fazer em Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu no Paraná é mundialmente conhecida pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedores do concurso das 7 Maravilhas da Natureza, promovido pela Fundação New Seven Wonders em 2011. E toda essa fama se reflete no número de visitantes, em 2014, Foz foi a terceira cidade brasileira mais visitadas por turistas estrangeiros. Ficou com vontade de conhecer? Neste post eu trago para vocês 10 coisas para fazer em Foz do Iguaçu, incluindo as Cataratas e muito mais.

***

Entretanto, antes de entrar no post, eu vou deixar aqui embaixo alguns links com informações bacanas para planejar a sua viagem. Ok?

Onde ficar em Foz do Iguaçu
Roteiro de 4 dias em Foz do Iguaçu
Brasil ou Argentina: qual é o lado mais bonito das Cataratas


10 coisas para fazer em Foz do Iguaçu


  • Visitar as Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro
  • Conhecer o lado argentino das Cataratas
  • Fazer o Macuco Safari
  • Visitar o Parque das Aves
  • Mesquita Muçulmana de Foz do Iguaçu
  • Templo Budista de Foz do Iguaçu
  • Visitar o Marco das Três Fronteiras
  • Fazer o tour da Usina de Itaipú
  • Curtir uma noite em Puerto Iguazu na Argentina
  • Atravessar a Ponte da Amizade até o Paraguai

Visitar as Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro

Distante 17 km da cidade, o Parque Nacional do Iguaçu é o lar das Cataratas do Iguaçu, e desde 1986 é Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO e uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza. Dentro do parque os trajetos são feitos de ônibus de dois andares com piso superior panorâmico.

Os ônibus que partem da entrada do parque seguem até a Estação Espaço Porto Canoas, ao longo do caminho, os veículos fazem três paradas: a primeira na Trilha do Poço Preto, em seguida a parada do Macuco Safari (falo sobre ele mais embaixo) e a Parada da Trilha das Cataratas, onde começa o passeio.

Falar das belezas das Cataratas é falar em superlativos: absoluto, majestoso, maravilhoso! É tudo isso mesmo, tanto que atrai gente de todos os cantos do mundo. O ponto alto da vista é da passarela da Garganta do Diabo.

Como é a visita às Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro

Qual é o lado mais bonito das Cataratas Coisas para fazer em Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro

Conhecer o lado argentino das Cataratas

Ver as Cataratas pelo lado Argentino é uma experiência complementar ao lado Brasileiro. Se do nosso lado temos uma visão mais panorâmica das quedas, no lado dos hermanos temos uma visão de cima das quedas. Tem quem diga que o lado Argentino é mais bonito, eu não concordo, acho que uma complementa o outro.

O parque argentino é enorme e que várias trilhas, a visita completa dura praticamente todo dia, vá sem pressa e aproveite cada trilha, cada cantinho. A primeira trilha é a que chega até a Garganta do Diabo, é longa, andamos por alguns bons minutos em passarelas e pontes que cruzam os braços de rio e ilhotas. Mas a visão é de outro mundo, parece que tudo está sendo sugado como num buraco negro.

Como visitar as Cataratas do Iguaçu pelo lado Argentino

Coisas para fazer em Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu pelo lado argentino

Fazer o Macuco Safari

O Macuco Safari é um passeio bem bacana que você poderá fazer em Foz do Iguaçu. Começa com uma trilha de carro pela mata, em seguida vamos a pé até a margem do rio onde embarcamos em lanchas rápidas para o passeio por dentro dos cânions que formam as Cataratas. Os barcos chegam muito próximos às queda-d’água. É um passeio realmente único, mas é melhor fazer em meses mais quentes, já que a gente fica ensopado.

A entrada do Macuco Safari fica em uma das paradas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, por tanto, o ideal é que o passeio seja combinado com a visita às Cataratas.

Macuco Safari: passeio de barco pelas Cataratas do Iguaçu

Coisas para fazer em Foz do Iguaçu
Macuco Safari

Visitar o Parque das Aves

Na entrada do Parque Nacional do Iguaçu fica o Parque das Aves. Apesar de não ser a favor de zoológicos e turismo de exploração animal, o Parque das Aves é o lar de aves que foram resgatadas pelo Ibama e que não teriam condições de voltar a natureza. Mesmo estando presos dentro do parque, os viveiros são imensos e os animais não são maltratados.

Como é a visita ao Parque das Aves

Parque das aves Coisas para fazer em Foz do Iguaçu
Parque das Aves

Mesquita Muçulmana de Foz do Iguaçu

Aproximadamente 20% da população de Foz do Iguaçu é formada por muçulmanos, entre eles xiitas e sunitas e todo mundo vive na maior paz. Por isso Foz tem uma uma belíssima mesquita que pode e deve ser visitada. 

Coisas para fazer em Foz do Iguaçu
Mesquita Muçulmana

Templo Budista de Foz do Iguaçu

O Templo de Foz do Iguaçu se chama Chen Tien e segue a linha chinesa do budismo, foi construído em 1996 pela enorme comunidade chinesa na região da tríplice fronteira.

Nos jardins do Templo Budista de Foz do Iguaçu encontramos mais de 120 estátuas, incluindo uma estátua de Buda de 7 metros de altura, que representa Sidarta Gautama (o Buda), em sua fase de meditação.

Logo na entrada do jardim, um Buda gordinho e sorridente dá as boas vindas, ele representa o retorno de Buda, seu sorriso é para trazer boa sorte e a sua forma física representa a fartura.

Post completo sobre o Templo Budista de Foz do Iguaçu

Coisas para fazer em Foz do Iguaçu
Templo Budista de Foz do Iguaçu

Visitar o Marco das Três Fronteiras

Sabia que são raros os lugares do mundo onde podemos ver 3 países no mesmo campo de visão? Pois a famosa Tríplice Fronteira em Foz do Iguaçu é o ponto onde Brasil, Argentina e Paraguai se encontram.

O Marco das três fronteiras é onde o Rio Iguaçu se encontra com o Rio Paraná. Uma curiosidade é que quando os três países marcaram seu território, foi combinado que cada nacionalidade colocaria um obelisco em forma triangular, para representar a igualdade entre eles. Mas o Paraguai colocou um marco quadrado, em sinal de protesto pois depois da guerra do Paraguai, o Brasil e a Argentina ficaram com uma boa parte do território paraguaio, além de muitas mortes daquele lado da fronteira. 

Coisas para fazer em Foz do Iguaçu
Marco das Três Fronteiras

Fazer o tour da Usina de Itaipú

Visitar Itaipu é uma das paradas obrigatórias para quem visita Foz do Iguaçu. A usina que foi construída entre Brasil e Paraguai, é a responsável pela produção de mais de 16% da energia consumida no Brasil e 71% da energia que abastece o Paraguai. 

Ela é considerada uma das maiores obras de engenharia do mundo, a estrutura de concreto tem nada menos que oito quilômetros de comprimento e 167 metros de altura, que contorna todo o reservatório da Itaipu.

Coisas para fazer em Foz do Iguaçu
Usina de Itaipú

Curtir uma noite em Puerto Iguazu na Argentina

Se você ainda tiver fôlego, vale aproveitar que já estará na Argentina para curtir um pouco da noite argentina em Puerto Iguazu. A cidade é pequena, fácil de andar por ela, cheia de bons bares, churrascarias e até um bar de gelo, o Icebar Iguazu, que fica na estrada entre a cidade e o Parque Nacional Iguazu.


Atravessar a Ponte da Amizade até o Paraguai

Que tal a oportunidade de pisar em mais um país na mesma viagem? Foi assim que eu decidi cruzar a Ponte da Amizade que liga o Foz do Iguaçu a Ciudad del Este no Paraguai. Confesso que não gostei da muvuca da cidade e me disseram que fora do tumulto que rola no entorno da fronteira, Ciudad del Este e uma cidade bem agradável, com bons restaurantes e bares. Mas a verdade é que quem vai até lá, vai para fazer comprar. Fica a sua escolha. Eu acho que só de ter cruzado a ponte e pego um carimbo no meu passaporte já valeu a pena.

Coisas para fazer em Foz do Iguaçu
Ponte da Amizade

Reserve seu passeio em Foz do Iguaçu



Se você estiver procurando onde ficar em Foz do Iguaçu, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Mas deixo algumas dicas abaixo.

A primeira vez que eu visitei a cidade eu fiquei no Hotel Bogari. O hotel tinha acabado de ser inaugurado e tudo cheirava a novo! O quarto enorme, muito confortável e bem montado. Uma bela cama, com roupa de cama de excelente qualidade, TV e frigobar.

Na minha segunda viagem eu fiquei no Bella Itália Hotel, um dos hotéis mais tradicionais da cidade. Ele é um 4 estrelas com excelente localização, instalações confortáveis porém um pouco antigas, mas ele dispõe um excelente restaurante onde é servido o jantar e café da manhã.

O Ibis Foz Do Iguaçu fica em uma das melhores localizações da cidade. E eu tenho duas boas notícias, a primeiramente é que hotel foi reformado há pouco tempo e está cheirando a novo. E segundo que ele tem diárias para o casal a partir de R$150.

O Viale Tower Hotel é outro hotel com excelente localização, perto de tudo e com ótimo custo benefício. Ele ocupa um dos prédios mais altos da cidade, tem uma piscina e um rooftop, excelente para curtir o pôr do sol.

O Wyndham Golden Foz Suítes pertence a uma famosa rede internacional de hotéis de luxo. Este de Foz do Iguaçu é um pouco mais simples, mas sem abrir mão do conforto. E o lado bom é que ele tem preços excelentes para um hotel no padrão 4 estrelas. É também aquele tipo de hotel que não tem como errar.

O Tetris Container Hostel fica no comecinho da Avenida das Cataratas. Eu fui em uma festa neste hostel, o lugar é lindo, todo construído com containers simulando um tétris, aquele clássico joguinho de computador.

O Wish Foz do Iguaçu fica na Avenida das Cataratas, pertinho do Parque das Aves. Trata-se de um resort 5 estrelas com preço de hotel 3 estrelas. Se você busca conforto e tranquilidade, este é o lugar perfeito para você.

Agora, se você busca ter a mais fantástica experiência em Foz do Iguaçu, você precisa ficar no Belmond Hotel das Cataratas. O hotel fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu e você vai ter a vista das Cataratas só para você. Imagina só, acordar, abrir a janela do quarto e se deparar com um dos cenários mais deslumbrantes do mundo? Além dessa vista espetacular, o Belmond Hotel das Cataratas tem quartos bem decorados e confortáveis, além do café da manhã de novela.


O que fazer em Foz do Iguaçu
Como é a visita as Cataratas do Iguaçu pelo lado brasieiro
Como visitar as Cataratas do lado Argentino
Parque das Aves
Macuco Safari, passeio de barco dentro das Cataratas
City tour em Foz do Iguaçu










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.