Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris

A321 da Alitalia

Vocês provavelmente acompanharam aqui no blog as minhas resenhas sobre os voos que eu fiz para a Europa com a Alitalia...

Vocês provavelmente acompanharam aqui no blog as minhas resenhas sobre os voos que eu fiz para a Europa com a Alitalia em Premium Economy e Classe Econômica. Agora chegou a vez de falar do trecho interno, e nesse post eu vou falar como é voar com a Alitalia de Roma a Paris.

Se você não leu os outros relatos, os links estão aqui embaixo e também o post sobre a imigração em Roma:

Como é voar com a Alitalia em classe econômica
Como é voar na Premium Economy da Alitalia
Como é passar pela imigração em Roma

A Alitalia liga o Rio de Janeiro e São Paulo a Roma, sendo que do Aeroporto Internacional de Guarulhos ela opera com duas frequências diárias com o Boeing 777. Do hub de Roma a empresa chega até as principais cidades europeias voando aeronaves narrow-body: Airbus A319, A320 e A321. E os Embraer E175 e E190.

Leia outras avaliações aqui

Imagem: Aero Icarus, Zurique, Suíça (Creative Commons)

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris


Compra da passagem

Eu comprei as passagens direto no site da Alitalia, o trecho inteiro de São Paulo a Paris. O site tem uma versão em português e o procedimento foi simples, mas na época eu tive um problema no final da transação, quando o site travou e a compra não foi finalizada. Eu liguei no atendimento e eles fizeram o processamento manual e 2 dias depois eu recebi o meu e-ticket.

Check-in

Eu fiz o check-in online ainda em casa e quando cheguei no Aeroporto Internacional de Guarulhos eu despachei a mala e troquei o cartão de embarque virtual pelo impresso dos dois trechos.

Chegada em Roma e embarque para Paris

Meu voo vindo do Brasil chegou em Roma faltando 2 horas para o embarque no voo AZ324 para Paris. A princípio eu achei que seria tempo de sobra para fazer todos os procedimentos de imigração e ainda comer alguma coisa no aeroporto antes do embarque. O problema é que todo esse procedimento foi bem lento em razão do tamanho do aeroporto e da lentidão de alguns processos.

Imigração italiana em Roma

Só para vocês entenderem, nós desembarcamos em Roma em uma área satélite do Terminal 3, que é onde a Alitalia opera. Esse satélite é conectado ao terminal principal por um trem. Como nosso voo estava muito cheio, o pessoal do aeroporto optou por acomodar os passageiros em alguns ônibus de maior capacidade para nos levar até o terminal principal. Só que embarque e desembarque remoto é mais lento, vocês sabem.

Some a esse tempo perdido o longo deslocamento dentro do aeroporto e a imigração, que é feita em Roma, com isso eu cheguei no portão de onde sairia meu voo para Paris uns 30 minutos antes do embarque. E deu tempo, mas o que eu chamo atenção aqui, é que se você tiver pouco tempo para fazer esse procedimento – menos de 1 hora por exemplo – a chance de você perder o seu voo é grande.

Embarque finalizado

A aeronave

O voo AZ324 foi operado por um Airbus A321 (prefixo EI-IXV), fabricado em 1998 e já acumula aí 20 anos de voos pela companhia italiana. A aeronave estava limpa e organizada, mas apresentava sinais de desgaste em razão da longevidade do equipamento.

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris: Poltronas do A321

O layout das poltronas é no formato clássico 3-3 com 200 lugares. O espaço entre elas era bem apertado, eu tenho 1,77cm e meu joelho esbarrava na poltrona da frente. Para uma viagem de pouco mais de 2h até Paris, deu para aguentar, mas um voo mais longo seria mais complicado.

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris: Espaço para as pernas

Essas aeronaves não são equipadas com sistema de entretenimento de bordo, também não oferecem internet wi-fi e também nenhum item de conforto. No bolsão da poltrona tinha uma cópia da Ulysse, a revista de bordo da Alitalia.

Voo e serviço de bordo

O voo deixou o finger na hora, mas em razão da longa fila de decolagens a gente saiu com um pouco de atraso. A viagem de Roma a Paris tem duração de pouco mais de 2 horas. Estávamos com o pouso previsto para às 17h no Aeroporto Charles de Gaulle em Paris e chegamos às 17h25.

Logo após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo, não tinham opções, veio um snack e para beber tinha sucos, água e café. Para um voo de 2 horas, é legal forrar o estômago antes de voar, ou levar alguma coisa na bolsa.

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris: Serviço de bordo

O voo foi bem tranquilo, sobrevoamos os Alpes e estava tudo nevado e lindo. O sistema de entretenimento nem fez falta e eu estava tão cansado que acabei dormindo na última hora da viagem e acordei com o lindo pôr do sol antes de descer em Paris.

Pôr do sol mais lindo

Em Paris desembarcamos no Terminal 2F e a restituição de bagagens não demorou muito e em questão de 30 minutos eu já estava indo para a estação de trem do Charles de Gaulle.

Veja aqui como ir do Aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris
Veja aqui como usar o metrô de Paris
Como ir do Aeroporto de Orly até o centro de Paris

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris: Desembarque em Paris

Conclusão

Eu acho que a Alitalia entrega um serviço bem abaixo do que a gente espera do padrão de qualidade de uma empresa tão emblemática. Mas por ser um voo curto, estava valendo.

Imagem de capa: Ronnie Macdonald. Chelmsford, Reino Unido (Wikimedia Commons, the free media repository)


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

4 thoughts on “Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris (Airbus A321)

  1. Ola, tenho 2 duvidas, tenho um trajeto parecido o seu, saio de BH com destino final em Paris, passando primeiro pelo Rio e Roma.
    A primeira duvida, BH > RIO, eu irei de Azul e vou trocar de aeroporto por contra própria ( sim, estava incluído no pacote que a Decolar fez BH – PARIS, e eu aceitei por ter sido mais em conta ), a questão é, vou ter que pegar as malas e levar ate o aeroporto por conta própria também ?
    A segunda duvida, vou de Alitalia para Roma num A330, e será que não tem USB igual o Boing que voce foi ? Obrigado, ótimo Blog

  2. Oi Fabrício pretendo viajar em janeiro para França/Paris e Italia/Roma uns 20 dias no total. Estou com uma dúvida sobre a bagagem nos voos domésticos entre os trechos e de quanto pagaria a mais por elas, por isso, seria mais conveniente a compra das passagens aérea em sites que vendem múltiplas passagens ou se vale a pena diretamente pelas companhias aérea e pagar pela extra. Como é a primeira vez que viajo tambem estou confusa com os horários de chegada ao país que informam nos sites, são os de Brasília ou do País?

    1. Oi Luciana, tudo bem? Compre sempre com as companhias aéreas, evita atropelos e confusões. Os horários são sempre os locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.