Aeroporto de Congonhas: dicas e como pegar o Uber

Uma das principais portas de entrada de São Paulo, o Aeroporto de Congonhas divide o massivo tráfego aéreo da capital paulistana com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Neste post eu te dou todas as dicas para embarcar, desembarcar e como pegar Uber ou Táxi no aeroporto.

***

O Aeroporto de Congonhas fica bem dentro de São Paulo, na zona sul da cidade e é um dos aeroportos mais movimentados do Brasil. Por conta da pandemia, o seu tráfego caiu em 2020, deixando ele na terceira posição, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Guarulhos e do Juscelino Kubistchek em Brasília.

Leia mais:
Todos os posts sobre o Aeroporto de Guarulhos
Onde se hospedar em São Paulo

Inaugurado em 1936, foi o primeiro aeroporto internacional de São Paulo, muito antes de existir o Aeroporto de Guarulhos e recebeu voos internacionais até 1985. Hoje, Congonhas opera apenas voos domésticos e uma boa fatia destes voos corresponde às operações da Ponte Aérea Rio-São Paulo.

Congonhas opera com aeronaves de pequeno e médio porte, as maiores aeronaves que pousam diariamente no aeroporto são os Airbus A320 e os Boeing 737-800.


Área dos check ins e saguão principal


Logo que a gente entra no aeroporto vemos a área de check-in. São 78 posições de atendimento onde atualmente operam a Gol, Latam, Azul e a Voepass. A Itapemirim por enquanto opera apenas no Aeroporto de Guarulhos. 

Nesta área do aeroporto ficam também as lojas de vendas de passagens das empresas, setores de autoatendimento onde os passageiros podem fazer os procedimentos de check-in nos totens automáticos e claro, algumas lojas de produtos e serviços em geral.

Check in
Autoatendimento da Gol

Seguimos por um estreito corredor até chegar ao saguão principal do aeroporto. Construído nos anos 50, o grande salão em estilo art-deco era o coração do aeroporto. Hoje, ele ainda mantém boa parte de sua originalidade. 

De um lado fica o corredor que vai até o setor de desembarque. Subindo as escadas fica o acesso principal a área fechada do aeroporto. Logo atrás do controle de segurança ficam os portões de embarque de 1 a 12 no piso superior.

Saguão principal
Escadas rolantes de acesso à área fechada do aeroporto

Atrás das escadas rolantes do saguão principal, fica o acesso alternativo aos portões 13 a 22 que são os portões do embarque remoto, aquele embarque onde os ônibus levam os passageiros até o avião. Mas lá dentro a gente consegue transitar entre as duas áreas sem problemas. Inclusive, como este acesso fica meio escondido, geralmente ele não tem muitas filas.


Sala de embarque no Aeroporto de Congonhas


Como disse, a sala de embarque principal possui 12 pontes, enquanto no setor de embarque remoto ficam mais 10 posições de embarque.

Sala de embarque piso superior
Painel de informações

Circular e se orientar em Congonhas é muito simples, pois o aeroporto é pequeno e possui apenas um terminal. Além de ser tudo super bem sinalizado.

Na sala de embarque encontramos muitas lojas e lugares para comer. Os preços são aqueles de aeroporto, né? Tudo custando os olhos da cara.

Sala de embarque remoto

Chegada e desembarque


Ao desembarcar em Congonhas, saímos de novo na sala de embarque. Basta procurar as placas indicando as saídas. Existem algumas marcações no chão indicando o caminho.

Descemos por escadas rolantes e chegamos na área das esteiras de restituição de bagagens. Seguindo reto já saímos da área fechada do aeroporto.

Jato da Gol em Congonhas

Como pegar um táxi em Congonhas


Existem duas áreas do aeroporto onde você poderá pegar um táxi. A primeira fica no mesmo piso por onde você desembarcou e a segunda fica no piso inferior. Basta descer as rampas que ficam em frente ao desembarque para acessar o piso inferior.

Os táxis de São Paulo operam com tarifa única e dois tipos de bandeiras: 1, que vai das 6h às 20h de segunda a sábado e a 2, das 20h às 6h de segunda a sábado e no domingo todo.

A corrida do aeroporto até a região da Avenida Paulista na bandeira 1 vai custar em torno de R$45, claro, a depender do fluxo do trânsito.


Como pegar um Uber no Aeroporto de Congonhas


Ao sair do desembarque, desça pelas rampas até o piso inferior. Lá embaixo você vai encontrar duas pistas, uma coberta, que eles chamam de Setor A e outra descoberta que é chamada de Setor B. Contudo, não existe nenhuma placa indicando isso e foi um funcionário do aeroporto que me orientou.

Ao chamar o Uber pelo aplicativo, o sistema vai te indicar qual dessas duas pistas você deverá esperar pelo motorista. Diferente do Aeroporto de Guarulhos, onde existem pontos dedicados ao Uber, em Congonhas isso não existe em razão do espaço menor na área de desembarque do aeroporto. Em horários de muitos voos o lugar vira uma bagunça. Tenha paciência!

A título de comparação, uma corrida de Congonhas até a região da Avenida Paulista vai custar em torno de R$25.

***


Como visitar o Farol Santander
Pinacoteca de São Paulo
MASP – Museu de Arte de São Paulo
Mirante do Sesc na Avenida Paulista
Mercadão de São Paulo
Roteiro no centro de São Paulo
5 lugares para ver São Paulo de cima
Como chegar em Paranapiacaba


Onde se hospedar em São Paulo
Como ir do aeroporto de Guarulhos até o centro de trem










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.