Embaixada dos bonecos gigantes de Olinda no Recife Antigo

Bonecos de Olinda

Quando você pensa em carnaval em Recife, qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça? Frevo e os bonecos de Olinda, correto? É difícil separar um do outro, pois nada representa mais uma das maiores festas populares do mundo do que os bonecos frevando pelas ladeiras da cidade histórica de Olinda. E quando o carnaval acaba? O que acontece com os bonecos de Olinda? Onde ficam? Como vivem?

Sabia que esta tradição que é tão nordestina teve início na Europa? Foi provavelmente na Idade Média entre influências de mitos pagãos e o medo constante da inquisição. Os moradores tinham o costume de criar bonecos gigantes representando santos e figuras religiosas. No Brasil, a tradição surgiu na pequena de Belém do São Francisco no sertão de Pernambuco por influência de um padre belga.

Leia mais:
Onde ficar em Recife
Como ir do aeroporto de Recife até a sua hospedagem
Passeio de barco em Recife

Bonecos de Olinda
Elke e Chacrinha
Bonecos de Olinda
A turma da música

O primeiríssimo boneco foi o Zé Pereira, que ganhou as ruas da pequena cidade no carnaval de 1919 e em 1929 ele ganhou uma companheira, chamada de Vitalina. E em 1932 a tradição ganhou as ruas de Olinda, com o boneco do Homem da Meia Noite.

Hoje, os bonecos representam personalidades da TV, cantores, jornalistas, esportistas, políticos, figuras folclóricas e até mesmo religiosas. Ao todo, são cerca de 600 bonecos já criados. Durante os desfiles no carnaval, os bonecos podem atingir até 4 metros de altura, a depender da estatura da pessoa que carrega o boneco.

Bonecos de Olinda
Mais da galera musical
Bonecos de Olinda
Michael, Elvis, Bob, Bowie e Feddie

Onde ficam os bonecos de Olinda depois do carnaval?


E voltando a pergunta que eu coloquei lá em cima, onde ficam? Pois bem, os mais famosos bonecos de Olinda podem ser visitados na Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda. Os bonecos ficam em exposição permanente na Rua do Bom Jesus, 183 no Recife Antigo, que é considerada uma das ruas mais bonitas do mundo por conta do seu conjunto de casarões coloniais super coloridos. Existe um outro pequeno museu que fica em Olinda, perto da Igreja da Sé.

Bonecos de Olinda
Rua do Bom Jesus no Recife Antigo e a Embaixada dos Bonecos de Olinda

O pequeno espaço do museu comporta 63 bonecos, entre eles temos Alceu Valença, Michael Jackson, Chacrinha, Ayrton Senna, Chico Science, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Rita Lee, Lampião, Tim Maia, Papa Francisco, Cartola, Elvis Presley, David Bowie, Ana Maria Braga e os personagens de Chaves.

Bonecos de Olinda
Embaixada dos Bonecos de Olinda

A entrada custa R$15 e a Embaixada dos Bonecos de Olinda funciona diariamente das 8h às 17h. Funciona inclusive nos feriados, exceto no Carnaval (de sábado a terça) e nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.


Veja mais da Embaixada dos Bonecos de Olinda no vídeo



Passeios em Recife











Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.