Na minha última viagem a Salvador, eu me hospedei no Hotel Vila Galé em Ondina. A localização perfeita facilitou demais os meus passeios por Salvador. Eu pude ir a pé do hotel até a Barra, Ondina e claro, o Rio Vermelho. Dessa forma eu pude conhecer um pouco mais dessa região tão bacana de Salvador. Pois bem, neste post eu mostro para vocês o que fazer em Ondina, na Barra e no Rio Vermelho.
***
Certamente você já ouviu falar do Circuito Barra-Ondina do Carnaval de Salvador, não é mesmo? A região é famosa por receber os enormes blocos e reunir a nata do carnaval da Bahia. Mesmo que você nunca tenha ido a Salvador, essa região vai ser bem familiar para você.
O grande marco dessa parte sul da capital é o Farol da Barra, um dos mais belos cartões postais de Salvador e que serve de referência para o nosso roteiro com o que fazer em Ondina, na Barra e no Rio Vermelho.
Leia mais:
15 lugares para você visitar em Salvador
Onde se hospedar em Salvador
Como ir do aeroporto de Salvador até o centro da cidade
O que fazer em Ondina, na Barra e no Rio Vermelho
Farol da Barra
Talvez você não saiba, mas o Farol da Barra é o nome popular do farol que fica na torre dentro do Forte de Santo Antônio da Barra. Mas em Salvador, basta perguntar onde fica o Farol da Barra que todo mundo vai indicar a direção correta.
Um dos mais famosos cartões postais de Salvador, ele é imagem garantida nas transmissões de TV durante o Carnaval, já que ele faz parte do Circuito Barra-Ondina.
O forte ficou pronto em 1534, antes mesmo de Salvador ser fundada. Ele foi uma das primeiras edificações construídas no Brasil colônia e fica na parte baixa de Salvador. A torre de 22 metros de altura onde fica o farol, foi construída em 1839 em homenagem ao nascimento de D.Pedro II.
Lá dentro funciona o Museu Náutico da Bahia, que conta com acervo histórico de diversas épocas. Muitos deles estavam submersos por mais de 300 anos na costa de Salvador.
Forte de Santa Maria
Pertinho do Farol da Barra fica o Forte de Santa Maria. A edificação da época do Brasil colônia foi construída em 1614 e sua fachada ainda exibe o brasão do Império do Brasil. O térreo do forte abriga o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.
Praia do Porto da Barra
A Praia do Porto da Barra fica ao lado do Forte de Santa Maria. Uma das praias favoritas dos baianos e também dos turistas, a praia ficou ainda mais famosa depois que o jornal britânico The Guardian a classificou como uma das melhores praias do mundo.
Praia do farol da Barra
Localizada entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo, a Praia do Farol da Barra é outra queridinha dos baianos e dos turistas. E algo que eu adoro nesta praia são as piscinas naturais que são formadas quando a maré baixa. O mar aqui não é tão calminho como na Praia do Porto da Barra, mas também não chega a ser perigoso.
Morro do Cristo
Em outro ponto da Avenida Oceânica fica o Morro do Cristo. Um parque urbano à beira mar de onde temos uma bela vista de Salvador. De um lado a Barra, do outro Ondina e um pouco mais distante fica o Rio Vermelho.
Salpicado de pelas palmeiras e um gramado muito bem cuidado, o morro é o lar da escultura do Cristo Redentor de Salvador. Esculpida em mármore de carrara pelo italiano Pasquale De Chirico, a escultura tem sete metros de altura, com pedestal.
A escultura foi inaugurada no natal de 1920, entretanto ela ficava em outro ponto da orla de Salvador. Só em 1967 que ela foi transferida para o atual monte, que por questões claras, ganhou o nome de Morro do Cristo.
Casa do Rio Vermelho
Transformada em museu, a casa onde o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai viveram por mais de 40 anos é conhecida como Casa do Rio Vermelho.
É imperdível o passeio pela casa que já recebeu visitantes ilustres como Caetano, Nelson Pereira dos Santos, Sônia Braga, Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir.
Passamos pela sala, quarto de visitas, cozinha, biblioteca, quarto do casal com todos os seus itens mais pessoais. Uma verdadeira viagem pela intimidade de orge Amado e Zélia Gattai.
Leia mais sobre a visita à Casa do Rio Vermelho
Passeios em Salvador
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.