Barra, Ondina e Rio Vermelho: o que fazer em Salvador

Na minha última viagem a Salvador, eu me hospedei no Hotel Vila Galé em Ondina. A localização perfeita facilitou demais os meus passeios por Salvador. Eu pude ir a pé do hotel até a Barra, Ondina e claro, o Rio Vermelho. Dessa forma eu pude conhecer um pouco mais dessa região tão bacana de Salvador. Pois bem, neste post eu mostro para vocês o que fazer em Ondina, na Barra e no Rio Vermelho.

***

Certamente você já ouviu falar do Circuito Barra-Ondina do Carnaval de Salvador, não é mesmo? A região é famosa por receber os enormes blocos e reunir a nata do carnaval da Bahia. Mesmo que você nunca tenha ido a Salvador, essa região vai ser bem familiar para você.

O grande marco dessa parte sul da capital é o Farol da Barra, um dos mais belos cartões postais de Salvador e que serve de referência para o nosso roteiro com o que fazer em Ondina, na Barra e no Rio Vermelho.

Leia mais:
15 lugares para você visitar em Salvador
Onde se hospedar em Salvador
Como ir do aeroporto de Salvador até o centro da cidade


O que fazer em Ondina, na Barra e no Rio Vermelho


Farol da Barra

Talvez você não saiba, mas o Farol da Barra é o nome popular do farol que fica na torre dentro do Forte de Santo Antônio da Barra. Mas em Salvador, basta perguntar onde fica o Farol da Barra que todo mundo vai indicar a direção correta.

Um dos mais famosos cartões postais de Salvador, ele é imagem garantida nas transmissões de TV durante o Carnaval, já que ele faz parte do Circuito Barra-Ondina.

O que fazer em Ondina
Farol da Barra
O que fazer em Ondina
O que fazer em Ondina, na Barra e no Rio Vermelho

O forte ficou pronto em 1534, antes mesmo de Salvador ser fundada. Ele foi uma das primeiras edificações construídas no Brasil colônia e fica na parte baixa de Salvador. A torre de 22 metros de altura onde fica o farol, foi construída em 1839 em homenagem ao nascimento de D.Pedro II.

Lá dentro funciona o Museu Náutico da Bahia, que conta com acervo histórico de diversas épocas. Muitos deles estavam submersos por mais de 300 anos na costa de Salvador.

O que fazer em Ondina
Farol da Barra
O que fazer em Ondina
Parte interna do Forte
O que fazer em Ondina
Um dos cenários mais bonitos de Salvador

Forte de Santa Maria

Pertinho do Farol da Barra fica o Forte de Santa Maria. A edificação da época do Brasil colônia foi construída em 1614 e sua fachada ainda exibe o brasão do Império do Brasil. O térreo do forte abriga o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.


Praia do Porto da Barra

A Praia do Porto da Barra fica ao lado do Forte de Santa Maria. Uma das praias favoritas dos baianos e também dos turistas, a praia ficou ainda mais famosa depois que o jornal britânico The Guardian a classificou como uma das melhores praias do mundo.

O que fazer em Ondina
Praia do Porto da Barra

Praia do farol da Barra

Localizada entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo, a Praia do Farol da Barra é outra queridinha dos baianos e dos turistas. E algo que eu adoro nesta praia são as piscinas naturais que são formadas quando a maré baixa. O mar aqui não é tão calminho como na Praia do Porto da Barra, mas também não chega a ser perigoso.

O que fazer em Ondina
Praia do Farol da Barra
O que fazer em Ondina
Praia do Farol da Barra

Morro do Cristo

Em outro ponto da Avenida Oceânica fica o Morro do Cristo. Um parque urbano à beira mar de onde temos uma bela vista de Salvador. De um lado a Barra, do outro Ondina e um pouco mais distante fica o Rio Vermelho.

O que fazer em Ondina
Morro do Cristo

Salpicado de pelas palmeiras e um gramado muito bem cuidado, o morro é o lar da escultura do Cristo Redentor de Salvador. Esculpida em mármore de carrara pelo italiano Pasquale De Chirico, a escultura tem sete metros de altura, com pedestal.

A escultura foi inaugurada no natal de 1920, entretanto ela ficava em outro ponto da orla de Salvador. Só em 1967 que ela foi transferida para o atual monte, que por questões claras, ganhou o nome de Morro do Cristo.

O que fazer em Ondina
Morro do Cristo
O que fazer em Ondina
Morro do Cristo
O que fazer em Ondina
Ondina e ao fundo o Rio Vermelho

Casa do Rio Vermelho

Transformada em museu, a casa onde o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai viveram por mais de 40 anos é conhecida como Casa do Rio Vermelho.

Casa do Rio Vermelho
Máquina de escrever o os famosos óculos de Jorge Amado

É imperdível o passeio pela casa que já recebeu visitantes ilustres como Caetano, Nelson Pereira dos Santos, Sônia Braga, Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir.

Passamos pela sala, quarto de visitas, cozinha, biblioteca, quarto do casal com todos os seus itens mais pessoais. Uma verdadeira viagem pela intimidade de  orge Amado e Zélia Gattai.

Leia mais sobre a visita à Casa do Rio Vermelho

O que fazer em Ondina
Casa do Rio Vermelho
O que fazer em Ondina
Parte externa da casa

Passeios em Salvador











Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.