Como é voar com a Itapemirim Transportes Aéreos (voo inaugural)

Como é voar com a Itapemirim

Não é todo dia que a gente tem a oportunidade de testemunhar o nascimento de uma companhia aérea no Brasil. E foi com uma enorme felicidade e satisfação que eu participei do voo inaugural da ITA – Itapemirim Transportes Aéreos entre São Paulo e Salvador. Por tanto, eu conto agora como é voar com a Itapemirim.

***

Desde que o lançamento da companhia foi anunciado no ano passado – em plena pandemia do Covid-19 – a notícia veio acompanhada de ceticismo e descrédito. Um nome tradicional no setor rodoviário, com décadas de experiência e mergulhada em uma recuperação judicial levantou a dúvida de que esse projeto realmente sairia do papel. Isso para não mencionar o péssimo momento para o setor de viagens.

Pois bem, a Itapemirim Transportes Aéreos não só saiu do papel como decolou no fim de junho deste ano e entrou em serviço para valer no dia 01 de julho.

Leia mais:
Depois de 3 voos eu respondo: a Itapemirim é boa? Veja os pontos positivos e os pontos negativos da empresa

Confiram o vídeo do primeiro voo

Frota da Itapemirim e configuração


A ITA escolheu o Airbus A320 para compor a sua frota. Todas as aeronaves são de segunda mão e foram pintadas e reconfiguradas para o padrão que a empresa pretende trabalhar.

As poltronas dos antigos operadores foram mantidas, mas reformadas com tecido cinza e configuradas com 162 lugares no layout 3-3, que são 18 a menos que a capacidade máxima do A320. Com isso, o passageiro tem mais espaço para as pernas.

Como é voar com a Itapemirim
Poltronas do A320 da ITA
Como é voar com a Itapemirim
Espaço entre as poltronas na ITA Class

As 7 primeiras fileiras são chamadas de ITA Class (ou Itapemirim Class) e tem 101 cm de espaço. Realmente, é um legroom bem generoso. No total, são 42 lugares nesta configuração. As demais 120 poltronas possuem 79 cm de espaço, que também é bem generoso.

Como é voar com a Itapemirim
O espaço entre as poltronas é muito generoso
Como é voar com a Itapemirim
Panorama da cabine

Como os aviões pertenciam a diferentes operadores, existem diferenças entre eles. Alguns têm portas USB embaixo das poltronas e em alguns as poltronas não reclinam. O jato que eu voei de São Paulo para Salvador não tinha tomadas ou portas USB, no entanto, as poltronas tinham bom reclino. Neste quesito, a empresa peca por falta de padronização, mas vamos ver como as coisas se encaixam no futuro.


O que a Itapemirim oferece aos passageiros


A ITA promete ser diferente das grandes concorrentes, como mais espaço entre as poltronas, conforme eu falei acima. A empresa não pretende cobrar pela marcação das poltronas, inclusive, eu consegui marcar a poltrona com mais espaço (ITA Class) sem custo adicional.

A empresa também não vai cobrar o despacho de bagagem, até mesmo nas classes tarifárias mais baratas. Cada passageiro na tarifa promocional pode despachar uma mala de até 23 quilos + uma mala na cabine de até 10 quilos + um item pessoal que pode ser uma bolsa ou mochila.

E quando possível (por conta da pandemia), os passageiros também terão à disposição serviço de bordo diferenciado. Atualmente a Anvisa suspendeu o serviço de bordo em voos domésticos.

Por enquanto a empresa não oferece sistema de entretenimento, seja por telas individuais ou acessível via dispositivos mobile. Tão pouco não existe internet wi-fi a bordo. A revista da empresa pode ser solicitada nos balcões de check-in, elas não estão disponíveis nas aeronaves por conta da pandemia.


Como é voar com a Itapemirim Transportes Aéreos


Check-in e embarque

A ITA está operando no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo. Os balcões da empresa ficam no começo da Zona D, pertinho da Passaredo e ao lado da entrada para o controle de raio-x.

Como é voar com a Itapemirim
Como é voar com a Itapemirim: Checkin em Guarulhos

Eu fiz o check-in online pelo site da empresa na véspera da viagem, mas fui até o balcão para pedir que imprimissem o meu cartão de embarque. Vale destacar o atendimento impecável do pessoal de terra.

O embarque começou com 10 minutos de atraso e foi organizado da seguinte maneira: primeiro as prioridades por lei. Seguindo dos passageiros das fileiras 11 a 27. Por fim, os passageiros das fileiras 1 a 10.

Como é voar com a Itapemirim
A320 da ITA que cumpriu o voo de GRU a Salvador

Decolagem

O voo saiu com 25 minutos de atraso, uma linda decolagem no fim de uma manhã muito fria e bonita em São Paulo. A tripulação estava particularmente feliz por estar lançando a companhia. Muitos comissários eram da Avianca e alguns trabalhavam na Gol.

Como é voar com a Itapemirim
Como é voar com a Itapemirim: Deixando o gate em GRU
Como é voar com a Itapemirim
Decolagem
Como é voar com a Itapemirim
Cabine durante o voo

Durante o voo, Fabiano Oliveira, diretor comercial da empresa, deu as boas vindas e sorteou city tour em Salvador.

O voo foi super agradável e chegamos em Salvador aproximadamente 2h20 minutos depois de deixar o solo em Guarulhos.

Como é voar com a Itapemirim
Como é voar com a Itapemirim: Chegando em Salvador

Na chegada em Salvador teve batismo da aeronave com canhões de água e distribuição de cookies no formato da cauda do avião no desembarque.

Confira como foi o voo inaugural em nosso vídeo no Youtube.

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.