Conheça o Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro

Real Gabinete Português de Leitura

Há alguns anos eu vi uma foto linda no Instagram, daquelas que deixa a gente hipnotizado e com vontade de ser transportado imediatamente para aquele lugar. Mas curiosamente este lugar não é óbvio como uma bela praia ou um daqueles recantos paradisíacos em algum lugar exótico do mundo, o lugar é uma biblioteca! O Real Gabinete Português de Leitura. 

***

Encravado no centro do Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura é remanescente da época em que a cidade respirava os ares da independência do Brasil, mas que ainda conservava as heranças – boas e ruins – deixadas pelo reino português. 

Real Gabinete Português de Leitura
Fachada do Real Gabinete Português de Leitura

Finalizado em 1837, 16 anos após a debandada da realeza portuguesa, o Real Gabinete Português de Leitura foi construído por 43 imigrantes portugueses que por aqui ficaram, para ser um centro de conhecimento e convivência da comunidade lusitana no coração do Rio de Janeiro.

Real Gabinete Português de Leitura
Arquitetura inspirada no Mosteiro dos Jerônimos e na Torre de Belém

O projeto arquitetônico do Real Gabinete é inspirado no belíssimo Mosteiro dos Jerônimos e na Torre de Belém, ambos em Lisboa. E as pedras usadas na edificação vieram de navio de Portugal e são as mesmas pedras usadas na construção dos edifícios lisboetas.

Na imponente fachada localizada na Rua Luís de Camões – mais sugestivo do que isso, é impossível – erguem as estátuas de Pedro Álvares Cabral, Dom Henrique, Vasco da Gama e claro, de Luís de Camões.

Real Gabinete Português de Leitura
Detalhe do piso na entrada
Real Gabinete Português de Leitura
O interior impressionante

Se por fora a fachada já impressiona, é no seu interior que as pessoas ficam literalmente de queixo caído. Os olhos percorrem os pisos ricamente desenhados, adentram o grande salão com suas estantes em madeira majestosamente esculpidas a mão e chegam ao teto, onde um imenso lustre de cristal desce de uma claraboia de ferro e vidro.

Real Gabinete Português de Leitura
O belíssimo teto
Real Gabinete Português de Leitura
Uma coleção única de 350 mil livros

A luz filtrada pelos belos vitrais, que lembram as mais clássicas catedrais da Europa, entram pelo prédio criando uma atmosfera que nem os filmes mais bem trabalhados conseguiriam reproduzir.

Nas estantes, uma coleção única de 350 mil livros, de todos os cantos do mundo. É o maior acervo de obras portuguesas fora de Portugal. E entre as preciosidades está a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, publicado em 1572. Certamente o maior tesouro literário de um prédio que já por si só já representa uma das jóias de origem portuguesa ao redor do mundo.

Real Gabinete Português de Leitura
Uma das bibliotecas mais bonitas do mundo
Real Gabinete Português de Leitura
Estantes cuidadosamente esculpidas em madeira
Real Gabinete Português de Leitura
Oa detalhes realmente impresssionam

Desde 2014 o Real Gabinete Português de Leitura é considerado a quarta biblioteca mais bela do mundo e de acordo com a Civitatis, o Real Gabinete é a segunda mais bonita do mundo. 


Como visitar o Real Gabinete Português de Leitura


O Real Gabinete fica no número 30 da Rua Luís de Camões, centro do Rio. A melhor maneira de chegar até lá é de Uber. Contudo, eu fui pelo VLT Carioca, existem duas estações próximas: Tiradentes (linha verde) ou Candelária (linhas azul e amarela). A estação Tiradentes é a mais próxima, entretanto, exige uma pequena caminhada.

Outra opção é usar a estação Uruguaiana do Metrô do Rio, que também fica nas proximidades.

Real Gabinete Português de Leitura
Busto de Luís de Camões na praça em frente ao Real Gabinete

O Real Gabinete fica aberto das 10h às 16h de segunda a sexta e a entrada é gratuita. Por conta da pandemia, a visitação é organizada em grupos de 15 pessoas. Eu visitei o lugar numa tarde não fiquei mais do que 10 minutos na fila esperando para entrar.

***


Bondinho do Pão de Açúcar e a melhor vista do Rio
Parque Lage
Museu do Amanhã
Rio Star, a roda-gigante do Rio
Escadaria Selarón


Como usar o VLT Carioca
Como fazer uma conexão no Aeroporto Santos Dumont
Hotel perto do Aeroporto Santos Dumont










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.