Que moeda levar para Cuba

Que moeda levar para Cuba

Cuba é um país repleto de particularidades e claro, em se tratando de que moeda levar para Cuba, a coisa fica um pouco mais...

Cuba é um país repleto de particularidades e claro, em se tratando de que moeda levar para Cuba, a coisa fica um pouco mais complicada do que nos outros países. Para começar, Cuba é o único país que eu conheço onde existem duas moedas oficiais, o CUP (peso cubano) e o CUC (peso cubano convertible) que é a moeda usada pelos turistas.

Atenção: Seguro viagem é obrigatório para visitar Cuba. Faça o seu aqui com desconto


Dinheiro em Cuba: CUC ou CUP


Deixa eu explicar melhor essa história. O CUC é a moeda que circula em alguns setores da economia cubana, principalmente no turismo. É a moeda que você vai usar para pagar hotéis, passeios, transportes, restaurante e até aquele imã de geladeira, por mais baratinho, vai ser cobrado em CUC.

A cotação dele é equivalente ao dólar americano, então, 1 CUC é o equivalente a 1 Dólar, isso facilita bastante na hora de converter os preços para saber se estamos pagando barato ou caro em alguma coisa.

O CUC
Que moeda levar para Cuba: o CUC

Já o CUP, também chamado de Moneda Nacional, é o dinheiro que paga os salários dos cubanos em sua grande maioria e vale o equivalente a 0,24 centavos de dólar por 1 CUP (cotação em janeiro de 2017) e aqui fica bem claro a disparidade financeira na ilha dos irmãos Castro.

Em todos os lugares turísticos os preços vão estar em CUC, em lugares só frequentados por cubanos, os preços estarão em CUP ou MN, a abreviação de Moneda Nacional. Pode parecer confuso e de fato é, mas fica tranquilo pois dificilmente você como turista terá contato com o CUP.

Mas se por acaso você precisar diferenciar as moedas, no CUC vem escrito Pesos Convertibles na frente, eles são ilustradas com monumentos nacionais e são cédulas mais novas. O CUP tem cédulas mais antigas e tem os heróis nacionais estampados nas notas.


Que moeda levar para Cuba


Apesar da cotação do CUC ser equivalente ao dólar americano, a melhor moeda a levar para Cuba é o Euro. Em razão do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, as casas de câmbio cubanas cobram uma taxa de 10% para trocar dólares americanos por CUCs.

Em geral, o Euro tem boa cotação em Cuba e outras moedas bem aceitas são a Libra Esterlina e o Dólar Canadense. Viajando pelo país a gente entende a razão, os canadenses estão por toda parte e são a maioria dos turistas que visitam a ilha.

Em todas as casas de câmbio que eu vi, o Euro era aceito e assim como as outras moedas, não tem taxas adicionais para troca.

Se você estiver pensando em trocar reais por CUC aqui no Brasil, esqueça. As casas de câmbio brasileiras não oferecem a moeda e os Reais não são aceitos pelas casas de câmbio cubanas.


Onde fazer o câmbio em Havana


Em Cuba as casas de câmbio se chamam Cadeca, nome da instituição financeira do governo e as casas ficaram conhecidas por esse nome. Existem Cadecas em todas as partes de Cuba, nos aeroportos, hotéis, resorts e nas ruas.

Dá para fazer o câmbio também em algumas agências do Banco Metropolitano, a principal agência fica na Calle O’Reilly em Habana Vieja e as filas são enormes.

Eu troquei todo o dinheiro que usei em Cuba de uma vez na casa de câmbio do Aeroporto Internacional José Martí em Havana. A cotação lá é praticamente a mesma da cidade, então, vale a pena trocar seu dinheiro já na chegada.

Fila da casa de câmbio no aeroporto de Havana
Que moeda levar para Cuba: Fila da casa de câmbio no aeroporto de Havana

Existe uma casa de câmbio no setor de desembarque do aeroporto de Havana, mas ela fica na calçada, na área externa e parece um lugar meio inseguro. Além disso, uma amiga foi roubada pelo funcionário nessa casa de câmbio, ele deu dinheiro a menos pra ela e não deu o recibo da operação.

Na área de embarque tem outros dois balcões, esses parecem ser mais seguros (foto acima), mas se prepare para a fila quilométrica também.


Cartão de crédito em Cuba


Cartões de crédito são pouco aceitos em Cuba e cartões de bancos americanos ou filiais não são aceitos. Porém, mesmo onde os cartões forem aceitos, usar cartão de crédito em Cuba não é uma boa ideia, pois além do IOF de 6,38%, em Cuba é cobrada uma taxa de 3% para operações com cartão de crédito.

Mas se mesmo assim você quiser usar, as bandeiras VISA e Mastercard são aceitas, o que não deixa de ser uma ironia, pois são empresas globais, mas que foram fundadas nos Estados Unidos.


Procurando hospedagem em Havana?


Aqui no blog tem um post com todas as dicas de onde se hospedar em Havana e também onde evitar. Clique aqui

Ou você pode olhar a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.


Booking.com


Reserve um passeio em Havana



Mais sobre Cuba


Planejando a sua viagem

Que moeda levar para Cuba
15 coisas que você precisa saber antes de visitar Cuba
Visitar Cuba é caminhar por seus dois mundos paralelos
Como conseguir o visto para Cuba
Como é passar pela imigração em Cuba
Quando visitar Cuba
Onde se hospedar em Havana
Como se locomover por Cuba
Como usar a internet em Cuba

Mais coisa para fazer em Cuba

O que fazer em Havana (Roteiro completo)
Fortaleza de La Cabaña
La Bodeguita del Medio
Museu da Revolução Cubana
Varadero e as praias cubanas


Guia de Havana para download


Guia de Havana para download

Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


16 thoughts on “Que moeda levar para Cuba, melhor câmbio e cartão de crédito

  1. Acabei de voltar de Havana, a melhor cotação era do dólar canadense, você vai ganhar 90% a mais do que trocar com Euro, pois aqui o dólar canadense custa 2,50 e o euro 3,50 aqui. No aeroporto, 1 euro = 1 CUC e 1 dólar canadense = 1,36 CUC. Não sei porque ninguém divulgou isto até hoje, ou se o valor do dólar canadense subiu tanto assim recentemente apenas.

  2. Mauricio boa tarde! Tudo bem? Sua informação sobre o dólar canadense me deixou bem em dúvida estou indo viajar em abril de 2018 e procurei a informação em várias fontes e não conseguir encontrar nada nese valor de conversão que você informou.

    1. Hoje 1EUR está valendo 1,19CUC enquanto 1USD vale 1CUC (fora o IOF + taxa de casa de câmbio). Acho que no final da conta nem vai fazer tanta diferença, eu levaria Euro mesmo assim.

  3. Ola fabricio td bem? meu nome é malu e moro em São Paulo. Acabei de voltar de Cuba e tenho alguns peso cubano que é o cuc, não é muito, 40 cuc para ser exata e gostaria de vender, vc sabe me dizer como posso fazer? Obrigada.

    1. Oi Malu, tudo bem? Aconteceu a mesma coisa comigo, as casas de câmbio daqui do Brasil não trocam, mas no FB tem grupos de viajantes onde você pode anunciar, é a única forma que eu conheço.

  4. Oi Fabrício. Estou adorando seu blog. Dicas super valiosas. Tenho uma pergunta: vou com meu marido para cuba em janeiro de 2019. Ficaremos 12 dias e queremos ir alguns destinos, além de Havana e Varadero. Estou fazendo as reservas de hospedagens pelo booking. Você sabe me dizer se nestas hospedagens consigo planejar transfer mais barato para os deslocamentos no país? Obrigada

    1. Oi Priscila, tudo bem? Difícil te dizer pois cada hotel trabalha de uma forma. Quando eu fui, o Meliá providenciou o transfer de Havana para Varadero, foi mais barato do que uma agência tinha cobrado e mais caro do que um táxi normal teria cobrado. Fiquei no meio termo, mas isso é muito relativo. Mas em Cuba a gente tem que ir preparado para ser moderadamente explorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.