Conheça as 10 viagens de trem mais bonitas da Europa

Olá viajantes! Neste post eu faço um ranking com as viagens de trem mais bonitas da Europa. Algumas eu fiz, outras estão nos meus planos para quando a pandemia de Coronavírus passar. Que tal a gente se inspirar para uma próxima viagem?

***

Se tem algo que eu adoro fazer em todas as vezes que vou a Europa, é fazer uma viagem de trem. Também pudera, o continente europeu é cortado por estradas de ferro que percorrem paisagens cênicas. E como aqui no Brasil viagens de trem é algo raro, nada mais justo do que aproveitar as paisagens do velho continente a bordo de um trem.

Eu já mostrei aqui as 10 viagens de trem mais exuberantes do mundo, de acordo com uma lista do jornal britânico The Guardian. Inclusive, na lista do periódico britânico consta a viagem de trem de Curitiba a Morretes, que eu inclusive já fiz e mostrei aqui no blog.


As viagens de trem mais bonitas da Europa


Glacier Express, Suíça

O Glacier Express atravessa uma das regiões mais bonitas da Suíça ligando as cidades de Zermatt e St.Moritz. O trajeto passa por lugares lindos dos alpes suíços conectando duas das estações de esqui mais famosas do país. São 291 pontes em meio a vales, picos nevados e a espetacular travessia do viaduto Landwasser.

A viagem de 290 km dura mais de sete horas, pois a velocidade média do trem é de 38km/h. Mas honestamente, quem teria pressa?

viagens de trem
Glacier Express, Suíça

West Highland Line, Escócia

Fãs e até quem não é fã de Harry Potter vão reconhecer e amar a West Highland Line, graças ao belíssimo Viaduto de Glenfinnan. A trem faz a ligação de Glasgow com Mallaig em uma viagem de 264 km percorridos em 5h30 de viagem.

Além do famoso viaduto, o trem atravessa florestas escuras, serpenteia lagos e ruínas de castelos centenários.

viagens de trem
West Highland Line, Escócia

Linha do Douro, Portugal

A linha que liga Lisboa ao Porto é um clássico entre os turistas em passagem por Portugal, entretanto a linha mais bonita da terrinha a que liga o Porto a Pocinho, quase na fronteira com a Espanha.

A Linha do Douro tem 160 km e segue o curso do Rio Douro, passando pela região dos famosos vinhos, contornando o rio, passando por vales e por cidades lindas como Peso da Régua e Pinhão. Se você estiver na dúvida entre fazer o passeio de barco de um dia no Douro ou a viagem de trem, escolha os bons e velhos comboios portugueses.

E a propósito, a linha parte da Estação São Bento no porto, uma das mais lindas de Portugal. Falando nisso, já viram o post com o que fazer no porto? Eu falo dessa estação lá.

viagens de trem
Linha do Douro, Portugal

Belgrado a Bar, Sérvia, Bósnia e Montenegro

Uma viagem exuberante que vai da capital da Sérvia até o Porto de Bar. Uma viagem de 476 quilômetros serpenteando montanhas exuberantes e atravessando nada menos que 250 túneis e mais de 400 pontes, algumas com mais de 200 metros de altura. 

viagens de trem
Belgrado a Bar, Sérvia, Bósnia e Montenegro

Semmering Railway, Áustria

A viagem de Gloggnitz para Mürzzuschlag na Áustria é segunda mais curta de todas, apenas 41 km. Mas não deixa de ser espetacular, a viagem do Semmering, que foi nomeada pela UNESCO como um dos maiores feitos da engenharia civil. Por atravessar os alpes austríacos entre desfiladeiros e picos nevados através de viadutos de dois andares, túneis que pareciam ser impossíveis de serem construídos e passagens estreitas.

O projeto do Semmering foi pioneiro em 1850 e se tornou um modelo para ferrovias de montanha em todo o mundo.

viagens de trem
Semmering Railway, Áustria

Trenino Verde, Itália

Um dos trenzinhos mais bonitos e charmosos desse post com as viagens de trem mais bonitas da Europa. O “Trem Verde” percorre algumas cidades da região da Sardenha na Itália fazendo pequenas rotas, como de Palau para Tempio, de Sindia para Bosa de Arbata para Gairloch. Entretanto o trecho mais bonito é de Mandas para Laconi.

viagens de trem
Trenino Verde, Itália

Red Arrow e Sapsan, Rússia

Uma das viagens mais tradicionais para quem vai de Moscou para São Petersburgo na Rússia. O Red Arrow é um trem noturno que funciona desde a década de 30. O ideal é fazer viagem nele durante o verão, pois como anoitece tarde, você pode aproveitar melhor a luz do dia para apreciar as paisagens russas a bordo de uma autêntica relíquia do período soviético. A viagem leva em média 8 horas.

Mas, se você prefere fazer a viagem durante o dia e mais rápida, o Sapsa é o trem de alta velocidade que liga as duas cidades em cerca de 4 horas. O serviço foi construído para a Copa da Rússia, é moderno e confortável.

viagens de trem
Paisagens congeladas

Danúbio Express, Turquia e Hungria

O Danúbio Express parte da Estação Central de Trens de Istambul ao lado Estreito do Bósforo e percorre 1.832 km até Budapeste. Na minha última passagem por Istambul, por acaso, eu vi a partida do trem, parecia um grande evento do século passado e que acontece todas as semanas. O verdadeiro expresso do oriente! 

A viagem atravessa a Turquia, passa pela Bulgária, Romênia – incluindo os famosos castelos da Transilvânia, terra de Conde Drácula – e chega a estação central de Budapeste em 7 dias. Essa viagem é um dos meus sonhos. Aproveitando, já viram o meu post com o que fazer em Istambul?

viagens de trem
Danúbio Express

Bernina Express, Suíça e Itália

A Suiça é famosa pelos seus trens alpinos e certamente o Berninda Express não poderia ficar de fora da lista com as viagens de trem mais bonitas da Europa. O trem parte de Landquart até Tirano na Itália. O trem atravessa desfiladeiros e todas aquelas paisagens lindas da Suíça. 

viagens de trem
Bernina Express

Brocken Railway, Alemanha

E para fechar a lista, a belíssima viagem na Brocken Railway de Drei Annen Hohne para Brocken. O trecho é o mais curto dessa lista, são apenas 19 km mas que atravessa o cume das Montanhas Harz bem no coração da Alemanha.

E o mais bacana dessa viagem é que ela é regularmente operada por trens a vapor, uma verdadeira viagem no tempo em uma das regiões mais bonitas da Alemanha.

viagens de trem
Brocken Railway

***

Bom, pessoal, espero que tenham gostado da minha lista e que seja uma boa inspiração para a sua próxima viagem para a Europa.

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder junho 29, 2020

    Ilone

    Bernina Express…me aguarde!

    • mm
      Responder junho 29, 2020

      Fabricio Moura

      Uma coisa linda, você vai amar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.