Museu da Revolução Mexicana

Se tem algo que eu amo fazer durante as minhas viagens é descobrir coisas novas. Por mais que a gente leia um roteiro escrito por outros blogueiros, dê uma olhada nos guias, eu amo explorar as cidades atrás de novidades. E foi assim que eu descobri o Museu da Revolução Mexicana.

Ele não aparecia em nenhum guia online que eu tinha pesquisado e em nenhum dos blogs de viagem que eu costumo ler. Foi de surpresa e veio muito bem vindo.

Leia mais:
Atenção: Seguro viagem é obrigatório para visitar o México. Faça o seu aqui
O que fazer na Cidade do México (roteiro de 4 ou 5 dias)
Onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Como é passar pela imigração na Cidade do México
Como ir do aeroporto até o centro da cidade

Imagem da época da construção

Perto do hotel onde eu fiquei hospedado, eu via um grande monumento em formato de arco algumas quadras depois. Era o Monumento de La Revolución e eu ia passar por ele para ir até a Biblioteca Vasconcelos em uma segunda-feira, quando todos os museus estão fechados.

Foi buscando informações de como subir até o mirante do monumento, que eu descobri que dentro das estruturas dele funciona o Museu da Revolução Mexicana.

A Revolução começou em 1910 e certamente você já deve ter ouvido falar de dois de seus personagens mais famosos: Emiliano Zapata e Francisco ‘Pancho Villa’. Para entender melhor esse evento histórico, dá uma olhada nesse post do UOL. Mas resumidamente, o movimento buscava libertar o México da ditadura.

O Monumento de la Revolución foi construído nos anos 30. A ideia era que ele fosse parte do Palácio Legislativo, mas em algum momento ele foi destinado a ser um monumento. Ele foi construído todo em ferro, parecia uma gaiola gigante e depois revestido de pedra e concreto (imagem acima).

O monumento

O passeio pelo Museu da Revolução Mexicana começa tomando um elevador panorâmico até uma estrutura metálica dentro da cúpula. Dali descemos um lance de escadas para um mirante, de onde temos uma excelente vista em 360 graus da Cidade do México. Dá para ver até o Zócalo, mais distante.

Depois descemos mais um lance e chegamos ao mirante aberto. A vista fica ainda mais interessante ao ar livre.

Vista da Cidade do México
Por dentro das colunas

A partir desse ponto são organizados pequenos grupos para visitar a exposição do Museu da Revolução Mexicana. O museu funciona dentro dos pilares do monumento e uma guia vai nos levando por passarelas, passagens estreitas, pontes, escadas e mais escadas por toda a instalação.

Tudo começa assim: Porfírio Diaz foi um governante do México que levou o país para a ditadura. Em uma viagem a França ele conheceu o cinematógrafo dos irmãos Lumiére e levou a nova tecnologia para o México. Com o começo da Revolução Mexicana, ele mandava filmar várias cenas de batalhas, tropas em deslocamento e eventos militares. Foi a primeira revolução registrada em vídeo e são esses vídeos que abrem a exposição.

Parte da exposição “Bajo la Mira”

A gente passa por vários ambientes com esses vídeos em looping, muitas e muitas fotos, objetos históricos, projeções. Faz parte do museu também várias peças de arte moderna inspiradas no conflito que fazem parte da exposição chamada Bajo la Mira.

Por fim, o passeio termina com as estátuas de cera super realistas de Emiliano Zapata e Pancho Villa. Tão reais que quando a guia puxou a cortina eu tomei até um susto quando olhei para elas.

Eu adorei o museu, uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre a história do México e pra gente aprender com eles sobre valorizar a nossa história.

Emiliano Zapata e Pancho Villa

Como visitar o Museu da Revolução Mexicana


Ele fica na Plaza de la República, perto do Zócalo e da estação Hidalgo do metrô (veja aqui como usar o metrô da Cidade do México).

O tour completo, com acesso ao mirante, museu e exposições custa 110 pesos (19,00 reais) ou o 50 pesos (9,00 reais) para o acesso apenas aos mirantes.

O museu funciona de segunda a quinta, de 12h às 20h; Sextas e sábados, de 12h às 22h. Domingos de 10h às 20h. Uma ótima opção para visitar na segunda-feira, quando todos os outros museus estão fechados.

Mais informações no site: www.mrm.mx

 



Aqui no Vou na Janela tem um post super completo com dicas de onde ficar na Cidade do México. Recomendo a leitura, mas você pode conferir as principais dicas aqui embaixo:

Eu me hospedei no hotel One Ciudad de Mexico Alameda. É uma rede e para quem não conhece, é tipo um Ibis melhorado, vale super a pena. O quarto tinha um bom tamanho, cama confortável, bom banheiro. O café da manhã é simples, mas atendia bem. 

Nesta mesma região, outro hotel muito bem recomendado é o NH Mexico City Centro Historico. O hotel oferece restaurante, academia, bar e lounge. O NH Mexico City Centro Historico é o tipo de hotel para você não ter dor de cabeça.

Quem busca uma excelente opção no coração do cetro histórica da Cidade do México, a minha dica é Santo Domingo Hotel Boutique. O hotel funciona em um casarão antigo que foi revitalizado.

Hilton Mexico City Reforma é ideal para quem busca conforto, busca uma hospedagem na região do centro histórico e pode pode investir um pouco mais em hospedagem. 

Agora, quem busca hospedagem confortável e com preços baixos, o City Express Ciudad de Mexico Alameda é uma excelente opção.

Se você procura luxo, mas em quebrar o cofrinho, O St.Regis Mexico City é uma excelente opção. Conhecido como um dos melhores hotéis da Cidade do México, o St.Regis Mexico City tem quartos grandes e confortáveis, 3 restaurantes, piscina, academia e amenidades de luxo.

Mexico City Marriott Reforma Hotel é uma excelente opção de hospedagem na Cidade do México da região da Reforma. 


10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México
Quanto custa viajar para o México
Como é passar pela imigração Mexicana
Como ir do Aeroporto da Cidade do México ao centro
Dicas de onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Dica de chip e internet no México


30 coisas para fazer na Cidade do México
Como é a visita às pirâmides de Teotihuacan
Museu Frida Kahlo
Museu Nacional de Antropologia
Monumento e Museu da Revolução Mexicana
O Museu Memória e Tolerância na Cidade do México
Bosque e Castelo de Chapultepec
Como chegar e como é o passeio a Xochimilco
Um passeio pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade do México










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.