A pequena vila de Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, é a etapa final de uma longa viagem para visitar o santuário Inca de Machu Picchu no Peru. Lugar de passagem para quem visita o sítio arqueológico, a pequena vila tem as suas curiosidades e pode render uma estadia bem agradável.

***

Águas Calientes surgiu como um pequeno povoado de fazendeiros por volta do ano 1900, o pedaço de terra espremido entre as montanhas da Cordilheira dos Andes e o Rio Urubamba já tinha visto exploradores em busca da cidade Inca de Machu Picchu passarem por aquelas terras desde o fim dos anos 1800.

Mas foi com a construção da ferrovia ligando Cusco ao Vale Sagrado em 1920 que o pequeno assentamento ganhou status de vila. E até hoje, é a mesma ferrovia que leva os moradores e os turistas em busca da cidade sagrada.

Águas Calientes
A ferrovia que atravessa o pequeno vilarejo

Águas Calientes, a base para Machu Picchu


Águas Calientes é uma cidade de passagem, muitas pessoas chegam pela manhã e voltam para Cusco no fim do dia, fazendo um cansativo bate e volta para conhecer Machu Picchu. Inclusive, é possível chegar a pé até o santuário, basta ter disposição para subir a íngreme trilha de 10 km montanha acima até atingir os 2.350 metros de altura, onde fica o santuário.

E se você pretende visitar Machu Picchu, eu vou deixar aqui embaixo alguns artigos para facilitar o planejamento da sua viagem.

O que fazer em Cusco
Como é visitar Machu Picchu
Como organizar a sua visita a Machu Picchu

Águas Calientes
Machu Picchu

O que fazer em Águas Calientes, Machu Picchu Pueblo


Águas Calientes é margeada pelo Rio Urubamba, o rio que era considerado sagrado pelos Incas. Nele deságua o Rio Águas Calientes, que corta a cidade ao meio e de cada lado, montanha acima, ficam vários restaurantes, pousadas, muitas lojas de souvenir e também um grande mercado de artesanato.

Águas Calientes
Base para conhecer Machu Picchu

É o centrinho de Águas Calientes e ali fica também uma pracinha com a imagens de vários guerreiros e divindades dos Incas. Três pontes atravessam o rio e através delas, temos vistas bem bonitas da cidade encravada no meio dos Andes.

Águas Calientes
Centrinho da vila

Ali ao lado fica o Mercado de Artesanato, com centenas de barraquinhas vendendo todo tipo de artesanato local. Os preços costumam ser um pouco mais elevados em relação aos preços praticados em Cusco, mas sempre cabe uma negociação.

Mercado de artesanato
Mercado de artesanato

As barraquinhas costumam ter muitas coisas legais, inclusive, algumas tem carimbos de Machu Picchu para estampar os passaportes por 5 Soles.

Não deixe de passar também pela Praça Manco Capac, que leva o nome e tem uma estátua do primeiro imperador Inca.

Rio Urubamba

Já na parte baixa da cidade, faça o passeio na beira rio Rio Urubamba, tem uma trilha bem legal e que rende imagens incríveis do rio. Seguindo pela estrada que leva ao santuário, fica o Jardim de Mandor, onde fica a cascata de mesmo nome. Para chegar lá, é preciso fazer uma caminhada de uns 40 minutos, tenha em mente que não existem carros em Águas Calientes, apenas os ônibus que sobem até Machu Picchu.

Outra atração muito procurada são os banhos termais que dão nome à cidade, o Termas de Águas Calientes tem piscinas com temperaturas que variam de 36 a 46 graus.


Onde comer e beber em Águas Calientes

O meu restaurante favorito em Águas Calientes é o Toto’s House, que tem a melhor vista do Rio Urubamba e da cidade. O atendimento é impecável e foi lá que eu comi a melhor comida da viagem inteira, um cordeiro cozido lentamente durante 4 horas com ervas andinas, acompanhado de um purê de milho. Eu estive neste restaurante durante a minha primeira viagem em 2022 e na última viagem eu estive nele duas vezes.

O restaurante e o melhor prato que eu comi durante a viagem

Outro restaurante bom é o Chulo’s, que fica pertinho do Toto’s e tem uma vista linda do Rio. Nele os preços são ainda melhores e os pratos fantásticos e muito bem apresentados.


Reserve aqui o seu passeio


Powered by GetYourGuide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.