Livraria El Ateneo Gran Splendid de Buenos Aires, Argentina

Ateneo

Por qual razão você deveria incluir uma livraria em seu roteiro em Buenos Aires? Primeiro, não estamos falando de qualquer livraria, mas daquela que foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo, a El Ateneo Gran Splendid, que só ficou atrás da Selexyz Dominicanen Boekhandel, na cidade holandesa de Maastricht.

A Livraria El Ateneo Gran Splendid, mas que todo mundo conhece intimamente como El Ateneo, foi aberta onde um dia funcionou o Teatro Gran Splendid, construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann, que foi dono da gravadora Odeón e quem descobriu outro ícone argentino, Carlos Gardel.

Mesmo ocupando o espaço do antigo teatro faz pouco tempo, El Ateneo já é parte da cultura portenha e acabou se transformando em um dos pontos turísticos obrigatórios para quem vai a Buenos Aires.

Ateneo

Ateneo

Imagine um teatro, com seus camarotes, corredores e escadarias tomadas por livros? E não são poucos, mais de 120 mil publicações espalhados por três pisos, além de um dedicado apenas a mídias digitais, como CDs, DVDs, etc.

Mas eu acho que o ponto alto da Ateneo é o charmoso café com piano atrás de longas cortinas de veludo vermelho no palco do teatro. Especial, não é mesmo? E se você souber que Gardel já se apresentou ali, naquele mesmo espaço? É uma experiência pra lá de especial.

ateneo1

Entrada para o subsolo

ateneo3

Detalhe da arquitetura linda

ateneo4

O palco onde funciona um café


Como chegar a Ateneo


A Ateneo fica na Avenida Santa Fé, 1860. A estação Callao do metrô não muito longe dali, onde passa a linha D (verde) e que fica na Av. Córdoba, umas três quadras de distância.
Ela funciona de segunda a quinta, das 9h às 22h. Nas sextas e sábados ela fica aberta até a meia-noite e nos domingos funciona do meio-dia às 22h.

Leia mais: Guia de Buenos Aires


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar