Como é voar com a Nok Air da Tailândia no Boeing 737-800

Como é voar com a Nok Air

Esta foi a minha segunda experiência voando com a Nok Air, a simpática low cost da Tailândia. A primeira viagem foi em um Bombardier Q400 de Bangkok para Phitsanulok e a resenha vocês podem ler aqui.

Este ano a Nok Air foi premiada com a melhor companhia aérea no segmento low cost da Tailândia pelo ranking da Skytrax. Reconhecimento mais que justo para uma companhia super simpática e que concorre em um mercado acirrado com outras companhias aéreas low costs.

A Nok Air opera uma frota de aeronaves Boeing 737-800, Bombardier Q400 e ATR 72. A companhia é famosa por pintar um bico de pássaro no nariz das aeronaves, pois “Nok” significa “pássaro” em tailandês. E todas as aeronaves possuem pinturas diferentes que remetem a pássaros.

A empresa tem a maior rede doméstica entre as aéreas tailandesas, além de voar para Ho Chi Minh no Vietnã e Yangon em Mianmar. As suas companhias aéreas irmãs, Nok Scoot e Soot Airlines voam para a China, Japão, Singapura, Taiwan e Austrália.

Leia outras avaliações aqui

Aeronave da Nok Air no Don Mueang


Como é voar com a Nok Air no Boeing 737-800


Eu comprei a passagem direto no site da empresa, que tem versão em inglês, e muito simples e fácil de usar. Não tem pegadinhas ou página complicadas. A Nok Air tem um serviço chamado Fly & Ride, onde eles vendem o transfer de carro ou van junto da passagem aérea. Eles tem também o Fly & Ferry, onde inclui o transfer de van e barco até as ilhas onde ela não opera ou onde não existem aeroportos. E foi assim que eu optei por chegar em Koh Lipe, a distante ilha no sul da Tailândia.

Os serviços combo da Nok Air aparecem como Fly and ride ou Fly and ferry

Na lateral aparecem os ícones que correspondem ao trecho aérea, terrestre e marítimo

E clicando a gente confere o itinerário completo

Eu comprei a tarifa mais barata, sem despacho de bagagem e sem serviço de bordo. Que você pode comprar também dentro da aeronave, porém, alguns pratos especiais só estão disponíveis para quem fizer a compra pelo site.

Pela tarifa sem franquia de bagagem a gente pode levar uma mala de até 7 quilos na cabine, para uma viagem curta de 3 dias eu levei apenas a minha mochila.

Meu voo de ida foi de Bangkok para Trang e a volta foi de Hat Yai para Bangkok. Como os voos foram semelhantes, vou concentrar esse review no voo de ida.

Check-in e embarque

Como não tinha nada para despachar, eu fiz o check-in pelo app da Nok Air e já gerei o cartão de empaque. A Nok Air opera no Aeroporto Internacional Don Mueang aqui em Bangkok, que é o antigo aeroporto internacional da cidade e hoje é usado pelas low costs.

Se você for voar com a Air Asia, Thai Lion Air e claro, com a Nok Air, seu voo sairá do Don Mueang. Se você for voar com a Thai Vietjet, Bangkok Airways, Thai Airways e Thai Smile, seu voo vai partir do Aeroporto Internacional Suvarnabhumi.

Chegando no aeroporto eu já fui direto para a sala de embarque, passei por uma rápida conferência do cartão de embarque na tela do celular. Para a minha surpresa, eles não fazem nenhuma verificação digital, achei uma falha grave de segurança. Passei pelo raio-x e já acessei e enorme sala de embarque do terminal doméstico do Don Mueang.

Eles permitem uma mala de até 7 quilos na cabine

A aeronave

O voo foi operado por um Boeing 737-800 prefixo HS-DBK e o curioso que essa aeronave foi encomendada pela Air Berlin, que nunca o recebeu pois já estava com a situação financeira ruim naquela época, sendo entregue em 2013 para a Nok Air.

Boeing 737-800 da NokAir esperando no gate

Boeing 737-800 da NokAir esperando no gate

Os Boeing 737 da Nok Air estão configurados com 189 poltronas no tradicional layout 3-3. O espaço entre as poltronas era um pouco apertado, mas para um voo de 1 hora não foi nenhum sacrifício. Vale dizer que eu não sou alto, eu tenho 1.77m, para quem tem mais de 1.80m vale considerar pegar uma saída de emergência, que claro, é vendida a parte. Apesar de ser um pouco apertado, as poltronas tem um bom reclino.

As poltronas mais na frente da aeronave e nas saídas de emergência são identificadas com essa capa amarela

As demais são assim

Panorama da cabine

O bacana é que essas aeronaves estão equipadas com internet e o acesso é grátis! Basta conectar na rede wi-fi do avião e usar normalmente, não tem que baixar app ou fazer cadastros. E no meu voo a velocidade foi ótima, consegui inclusive fazer duas transmissões ao vivo lá de cima no perfil do Vou na Janela no Instagram.

Wi-fi a bordo

Por se tratar de uma low cost, eles não tem sistema de entretenimento, no bolsão da poltrona fica uma cópia da revista Jib Jib, que é muito bem feita, mas praticamente é toda em Tailandês. Apenas alguns títulos e um box ou outro em inglês, uma pena.

A revista de bordo

Praticamente tudo em tailandês

Voo e serviço de bordo

O voo DD 7406 saiu de Bangkok no horário, após o sinal de cintos de segurança serem desligados a tripulação começou o serviço de bordo. Primeiro para quem tinha comprado pelo site e segundo para os pedidos feitos na hora. Uma simpática garrafinha de água é distribuída para todos os passageiros. Achei bacana, pois a Airasia nem água oferece sem pagar.

Garrafinha simpática

Olhando o menu, achei os preços bem honestos, nada muito exorbitante. Mas não quis experimentar, então não posso opinar sobre a qualidade da comida, mas é comida de avião né? Não dá para esperar muita coisa.

Mapa de rotas da Nok Air

Voo foi tranquilo e com pouco mais de 1 hora descemos no pequeno aeroporto de Trang, onde eu peguei um transfer da Nok Air até um píer e de lá um barco até Koh Lipe.

Na porta do avião fica um carrinho com sombrinhas da Nok Air, para quem quiser se proteger do sol forte ou da chuva. Mais um carinho da empresa com os passageiros.

Conclusão

A Nok Air merece o título de melhor low cost da Tailândia. Na real, é uma das melhores que eu já voei. Pequenos detalhes como internet gratuita a bordo, garrafinha de água e até mesmo sombrinhas para proteger os passageiros do clima brutal dessas bandas. Tudo isso somam pontos para a empresa.


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.