Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Don Mueang

Chegando em Bangkok

Se você vai para a Tailândia, deve estar se perguntando como são os procedimentos de desembarque, imigração e transporte. A cidade é atendida por dois aeroportos, mas seja chegando em Bangkok pelo Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi ou Don Muegan, os procedimentos são os mesmos.

A maioria dos vôos de longa distância que chegam em Bangkok pousam no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi e se você vem do Brasil, é nele que irá desembarcar.

O Suvarnabhumi é gigantesco, foi inaugurado em 2006, é bonito e fácil de usar. Todas as placas estão sinalizadas em tailandês e inglês, o que facilita totalmente a nossa vida já que entender o tailandês é praticamente impossível para nós.

Este post foi atualizado em novembro de 2018


Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi


Controle de saúde

A primeira coisa a fazer quando desembarcamos na Tailândia é procurar o balcão do “Health Control”, lá apresentamos nosso Certificado Internacional de Vacinação comprovando que tomamos a vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem. Sem ele o brasileiro nem entra na Tailândia.

Também preenchemos dois formulários, um que fica com eles onde dizemos se tivemos algum problema de saúde recentemente, algum sintoma anormal e os últimos países que visitamos. O segundo formulário é semelhante a um cartão de embarque, eles irão carimbar as duas vias, uma fica na imigração e outra você tem que devolver quando for deixar a Tailândia, por tanto, guarde muito bem esse papel.

Indicação do Health Control

Chegando em Bangkok: Indicação do Health Control

Imigração

Segundo passo é a imigração, que é bem tranquila, mas super demorada. Eu fiz a imigração uma dezena de ocasiões em Bangkok (eu estou morando aqui) e em nenhuma delas fizeram mais de uma pergunta. Na única vez em que me perguntaram algo, era sobre o tempo em que eu ficaria na Tailândia. Nas outras vezes não perguntaram nada, tiram uma foto sua, carimbam o passaporte e pronto.

Restituição de bagagens e alfândega

As esteiras de bagagem ficam logo atrás dos balcões de imigração, em todos os vôos demoraram um monte para devolverem as bagagens, isso porque a gente já gasta uns 40 minutos fazendo os procedimentos de desembarque. A alfândega foi super simples também, entrei na fila do “nada a declarar” e passei direto.


Como ir do aeroporto ao centro


De trem

O aeroporto de Bangkok é atendido por um serviço de trem, o Airport Rail Link e nele correm três serviços: amarelo, azul e vermelho.

Amarelo: Vai do aeroporto até a estação Phaya Thai sem parar e custa 90 Baths.
Azul: Vai do aeroporto até a estação Phaya Thai com seis paradas no caminho e custa 50 Baths.
Vermelho: Vai do aeroporto até a estação Makkasan sem parar e custa 90 Baths.

Para quem vai se hospedar na região da Khao San Road, a melhor opção é pegar a linha amarela, por ser direto e você vai estar cansado e em 20 minutos estará na estação Phaya Thai, de lá tem que pegar um taxi porque não é perto e o metrô de Bangkok não atende a região mais turística da cidade.

Veja aqui como usar o metrô de Bangkok

Trem do Airport Rail Link

De ônibus

Dentro do aeroporto de Bangkok existe um terminal de ônibus com 12 linhas que atendem diferentes partes da cidade e algumas para outras cidades, como Chiang Mai, Phuket e Krabi. Os ônibus que ligam o aeroporto até Bangkok são diferentes dos que circulam pela cidade, esses tem ar condicionado e lugar para colocar as malas. Se parecem um pouco com os ônibus que circulam entre os terminais de Guarulhos. A passagem custa 20 Baths mas como o aeroporto fica distante 25 quilômetros de Bangkok, a viagem de ônibus é bem demorada em razão do trânsito complicado na cidade. Não recomendo.

De taxi ou Grab

Na porta do aeroporto tem vários taxis credenciados, a viagem até a região da Khao San Road custa entre 600 e 700 Baths, tem que negociar com os caras antes pois eles não usam taxímetro. Os carros em geral são bons e todos com ar condicionado, item de primeira necessidade no calor da Tailândia.

Outra opção para ir até a cidade é com o Grab, que substituiu o Uber na Tailândia em 2018. Funciona de forma bem semelhante eu Uber e eu explico como usar detalhadamente neste post. Eu já usei o Grab para ir da minha casa em Bangkok até o Suvarnabhumi e paguei 400 bahts, a metade do preço do táxi.

De carro executivo

Na primeira vez que eu cheguei a Bangkok, foi no feriado de ano novo deles (abril de 2016) e os trens estavam funcionando parcialmente e faltavam taxis. A opção mais rápida era esse carro executivo, que é tipo um Uber Black e custou 2.300 Baths (me dei mal, muito mal nessa hora), mas era o que dava pra fazer e vamos entender que eu tinha passado 22 horas voando desde São Paulo, o cansaço falou bem mais alto.

Me dei de presente

Chegando em Bangkok: Me dei de presente


Chegado em Bangkok por Don Mueang


Quem chega a Bangkok vindo de alguns país vizinho ou de low-coast, certamente vai desembarcar no Aeroporto Internacional Don Mueang, que é o antigo aeroporto internacional de Bangkok.

O terminal doméstico deles foi todo reformado e é sensacional. Ficou bonito, limpo e fácil de usar. Já o internacional é bem diferente, é escuro, velho, mal sinalizado e confuso.

Eu desembarquei lá quando vim do Camboja para a Tailândia e em geral, os procedimentos são semelhantes ao que fazemos no aeroporto Suvarnabhumi.

Dom Mueang

Chegando em Bangkok: Dom Mueang

Controle de saúde

Ele fica perto dos balcões de imigração e o procedimento é o mesmo, preenche os formulários, carimba e pronto.
Update (2017): Na última vez que eu passei por lá eles estavam testando um sistema onde o passageiro preenche o formulário em um computador que fica no balcão e em seguida eles carimbam esse formulário impresso.

Imigração

Aqui a coisa foi ainda mais lenta, são poucos balcões para passaportes não asiáticos, uns 3 eu diria e a fila simplesmente não anda. Se você vai fazer alguma conexão nesse aeroporto, considere que perderá no mínimo 1 hora fazendo esses procedimentos.

Restituição de bagagens e alfândega

Igualmente lento, mas descomplicado. Mas tem que ficar ligado, pois como são poucas esteiras (15 eu acho) pelo volume de vôos que o aeroporto recebe, as vezes as malas de mais de um voo dividem a mesma esteira.


Como ir do aeroporto Don Mueang ao centro


Na primeira vez que eu fui a Bangkok, as opções de transporte do aeroporto Dom Mueang ao centro eram poucas. Mas a coisa está mudando (graças a deus) e em breve vai ter até metrô.

De metrô

O BTS, o metrô de superfície de Bangkok já chegou ao Don Mueang, a estação do aeroporto está prontinha, mas ainda não foi inaugurada pois a obra de ligação dessa linha com a estação MoChit do BTS ainda não está pronta. Em novembro de 2018 – quando eu atualizei este post – faltava apenas uma pequena seção do viaduto que sustenta as linhas e a conexão dos trilhos. Esta linha do BTS é uma mega obra que Bangkok deve inaugurar em 2019, junto com a nova estação central que vai ficar em cima da estação Bang Son do MTR (metrô subterrâneo) e que vai conectar várias novas linhas de metrô e trem na cidade.

De ônibus

Na porta do aeroporto passam alguns ônibus municipais, mas são diferentes dos ônibus que atendem o aeroporto Suvarnabhumi, estes eu não recomendo. Mas seguindo as placas indicando “public transportation” depois do desembarque você vai chegar no ponto de onde saem duas linhas que conectam o aeroporto ao metrô da cidade. A melhor é a linha A1 que para em frente a estação MoChit do BTS e que fica ao lado da estação Chatuchak Park do MTS. Os ônibus saem a cada 5 minutos e a passagem custa 30 bahts. Apesar de serem ônibus antigos, tem um bom ar condicionado e são espaçosos. Depois que eu descobri esse ônibus, eu nunca mais peguei táxi no Don Mueang.

Duas linhas de ônibus excelentes

De taxi

Na porta do aeroporto tem vários taxis, a viagem até a região da Khao San Road custa em média 500 Baths, não pague mais do que isso. Tem que negociar com os caras.

Outra opção para ir até a cidade é com o Grab, que substituiu o Uber na Tailândia em 2018. Funciona de forma bem semelhante eu Uber e eu explico como usar detalhadamente neste post. Eu já usei o Grab para ir da minha casa em Bangkok até o Don Mueang antes de descobrir aquele ónibus que eu comentei acima e paguei 280 bahts, muito barato.


Como ir do Aeroporto Suvarnabhumi até o Don Mueang


Fácil e de graça! No desembarque do aeroporto Suvarnabhumi funciona um serviço gratuito entre os dois aeroportos, basta seguir as placas “Shutter Bus” e apresentar a reserva do voo que partirá do outro aeroporto e pronto.



Eu já estive em Bangkok mais 5 vezes e aliás, já morei lá durante o ano de 2018. Todos os hotéis que eu vou indicar neste post eu já conheço e já me hospedei neles. Leia o post completo com todas as dicas ou confira os principais destaques aqui embaixo:

Rambuttri Village Plaza é um achado! Ele fica no coração do centro histórico de Bangkok, pertinho da Khao San. Embora essa região seja bem cheia, ele fica em uma rua super gostosa e bem tranquila. E foi neste hotel que eu me hospedei em duas ocasiões em Bangkok.

Amara Bangkok faz parte de uma rede de hotéis lá da Ásia, com duas unidades em Singapura, uma em Xangai e este em Bangkok. E não é exagero dizer, esse foi o melhor hotel que eu fiquei em Bangkok.

Prime Hotel Central Station foi reformado a pouco tempo, o quarto era enorme, com uma cama muito confortável. Uma bela vista da estação Hua Lampong, de onde saem os trens para Ayutthaya e para todos os cantos da Tailândia. 

The Quarter Ladprao fica em uma localização super estratégica em Bangkok, perto do Aeroporto Don Mueang e com fácil acesso de trem ao Aeroporto Internacional Suvarnabhumi.

Por fim, um hotel para quem está em trânsito. Eu fiquei no Suvarnabhumi Ville Airport Hotel durante uma conexão longa no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi. O hotel fica ao lado do aeroporto, coladinho na pista. Inclusive eles tem um bar no rooftop – que serve drinks maravilhosos e ótimos pratos –  e de onde temos uma vista sensacional dos pousos e decolagens.


Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia

Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia

Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês

Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok

Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro


Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai


Sukhothai, o berço da civilização tailandesa


Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas

Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi

Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket

Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar

Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

13 Comentários

  • Responder setembro 27, 2016

    Carol

    Olá! Muito bom o seu relato! Estou indo para o Sudeste Asiático e queria contar com sua experiencia em uma questão… Eu chego de Doha em Bkk as 7:00 da manha. Estou querendo comprar um voo para Hanoi no mesmo dia, as 12:20 (tb BKK). Vc acha que esse tempo está razoável? Vc comentou que a imigração e a restituição da bagagem é demorada… será que dá tempo?
    Desde já agradeço!
    Carol

    • mm
      Responder setembro 27, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Carol, tudo bem? É demorado mas dá tempo sim, em 2hrs você já vai ter se livrado desses procedimentos chatos. Sendo o embarque para Hanoi no mesmo aeroporto não tem com que se preocupar.

  • Responder outubro 28, 2016

    Helena Simon

    Oi Fabricio, quanto tempo durou o processo inteiro de imigração, do desembarque do avião até você sair do aeroporto? Gostaria de saber porque pretendo pegar um outro voo em seguida, e preciso saber se dá tempo

    • mm
      Responder outubro 30, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Helena, tudo bem? Na primeira vez demorou mais ou menos 1h30 desde a saída do avião até pegar o taxi pro hotel. O mais demorado foi o Health Control, pois tinham alguns voos chegando da África e assim como os brasileiros, os africanos precisam fazer esse procedimento. Tinha somente uma pessoa pra atender todo mundo. Na imigração também foi um pouco lento, mas andava. A mala demorou um pouco também para ser liberada. Na segunda vez foi um pouco mais rápido, todo procedimento demorou 1 hora.

  • Responder outubro 14, 2017

    Lid Costa

    Estes posts sobre aeroportos são muito úteis, né? Muito importante saber as opções disponíveis para não ficar “refém” dos táxis. Eu fiz um relato sobre minha experiência com deslocamento nos aeroportos de Bangkok, espero que ajude quem estiver indo pra lá!
    http://partiuviajar.blog.br/aeroportos-de-bangkok-opcoes-chegar-sair/

  • Responder janeiro 15, 2018

    Luiz

    Oi, Fabricio! Tudo bem? Muito legal e esclarecedor seu post!
    Agora queria ver se você pode me ajudar. Eu e a minha namorada chegaremos em Bangkok às 13h de um dia (pelo Suvarnabhumi international airport – BKK), e às 10h do dia seguinte iremos para Krabi e depois Phi Phi (com o fly ‘n ferry da NokAir, a partir do Don Mueang Airport). Você tem alguma sugestão quanto a lugar para nos hospedarmos?
    E já que o post é sobre aeroportos, vou abusar da tua boa vontade hehe
    É que eu e minha namorada voaremos de Bali para o BKK, chegando no BKK às 20h50. Nosso voo de volta pro Brasil é à 1h45. Achas que dá tempo tranquilo?
    Agradeço desde já e desejo sucesso ao blog!
    Mais uma vez, parabéns pelo excelente post!

    • mm
      Responder janeiro 16, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Luiz, tudo bem? Que bom que o post te ajudou. Nesse tempinho em Bangkok vocês pretendem visitar as áreas turísticas da cidade? Ou só querem descansar? Se vocês querem visitar a região do Grand Palace e Khao San, recomendo ler esse post: http://www.vounajanela.com/tailandia/onde-se-hospedar-em-bangkok/

      Mas se vocês só querem um lugar para descansar, recomendo algo em torno da Makkasan Station, que é de onde chega o trem do aeroporto Suvarnabhumi e acaba sendo um meio termo entre os dois aeroportos e se você quiser turistar, não vai estar muito distante das áreas mais visitadas.

      Na volta, com esse tempo de conexão é suficiente sim.

  • Responder abril 25, 2018

    Kal Center

    Olá Fabricio, só uma corretiva. Tem sim estação de trem exatamente na frente do Don Mueang e é possível utilizá-lo sem qualquer impedimento. Uma passarela leva do aeroporto até ela. Inclusive é o mesmo trem que vem de Ayutthaya. Utilizei este serviço é foi muito tranquilo.

    • mm
      Responder abril 25, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Rafael, tudo bem? Existe sim, mas na época do post não existia uma ligação direta do aeroporto com a estação. Quando eu fui para Ayutthaya no ano passado (minha segunda viagem) eu vi essa estação, que na verdade é mais uma parada com pouca estrutura. Mas não é um serviço expresso para o aeroporto, como acontece no Suvarnabhumi.

  • Responder outubro 5, 2018

    Cesar

    Como habilitar o pagamento manual no grab ? Não quero usar cartões no na Ásia

    • mm
      Responder outubro 5, 2018

      Fabricio Moura

      No fim da corrida ele pergunta se você quer pagar no dinheiro ou cartão

  • Responder outubro 7, 2019

    Gisele Ketes

    Fabríco, boa tarde,
    Estou indo para Tailandia em Março, estou adorando suas dicas, na verdade irei seguir todas os roteiros indicados, estou com uma duvida…
    eu consigo pegar um trem do aeroporto da Bagkok para Puket?
    obrigada

    • mm
      Responder outubro 9, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Gisele, tudo bem? Não tem trem de Bangkok para Phuket, só ônibus (não recomendo pois são mais de 12h) ou avião, que é o mais cômodo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.