As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia

companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia

Uma das maravilhas de viajar pela Ásia é a ótima oferta de companhias aéreas do segmento low-cost que a gente encontra por aqui. Com elas, conseguimos chegar em qualquer lugar da Ásia e até mesmo da Oceania com ótima mobilidade e economia, pois elas realmente tem preços convidativos.

Aqui na Tailândia, por exemplo, a oferta é enorme. Por aqui operam a famosa Air Asia, talvez a mais conhecida dos viajantes brasileiros. Mas também temos a Thai Lion Air, a filial tailandesa do grupo Lion Air da Indonésia. A simpática Nok Air, aquela empresa que tem bicos de pássaros pintados no nariz das aeronaves, entre outras.

Eu já voei com praticamente todas elas e vou falar um pouquinho dessas companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia. Assim, ficará mais fácil para você escolher em qual delas voar quando visitar a Ásia.


Companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia


Air Asia

Começamos com a mais famosa e também a maior de todas, a Air Asia. A companhia foi uma das pioneiras neste segmento aqui na Ásia e ela ostenta na fuselagem dos aviões o slogan: “Now everyone can fly”. Pois foi isso que ela fez, otimizou custos, derrubou as tarifas e provocou uma revolução no mercado de aviação da Ásia.

A Air Asia é um grupo formado pela Indonesia AirAsia, Thai AirAsia, Philippines AirAsia, AirAsia X, Indonesia AirAsia X, Thai AirAsia X, AirAsia Japan e a AirAsia India. Com isso, ela voa para todos os países da região. Se tiver um pequeno aeroporto perdido no meio do nada, é bem provável que tenha um voo para lá.

Aqui em Bangkok ela opera no Aeroporto Internacional Don Mueang, voando com uma frota de aeronaves narrow-body Airbus A320 para voos de curta e média distância. Para os voos mais longos ela usa os Airbus A330-300, chegando na Austrália, Japão e Coréia do Sul.

Eu voei com a Air Asia em algumas ocasiões e já publiquei dois posts sobre ela, dá uma olhada:

Como é voar com a Air Asia da Tailândia para o Camboja
Como é voar com a Air Asia de Bali para a Tailândia

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Airbus A320 da Air Asia


Thai Lion Air

Outra low-cost muito conhecida aqui na Tailândia é a Thai Lion Air, filial tailandesa do Grupo Lion Air. Ela tem muitas rotas dentro da Tailândia e também para muitos destinos na China. Mas ela também voa para a Índia, Nepal, Bangladesh, Singapura, Indonésia e Taiwan.

Aqui em Bangkok ela também opera no Aeroporto Internacional Don Mueang com uma frota de aeronaves Boeing 737 das séries -800, -900 e com os novíssimos Boeing 737 MAX. Além disso ela tem alguns Airbus A330-300 para voos de grande demanda.

Eu voei com a Thai Lion Air de Bangkok para Chiang Mai e também para Krabi e gostei muito do serviço deles, bem mais que da Air Asia.

Veja aqui como é voar com a Thai Lion Air

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Boeing 737-900 da Thai Lion Air


Nok Air

Essa companhia é uma das favoritas aqui na Tailândia, é famosa por pintar o bico de passarinhos no nariz dos aviões. Acho que a Nok Air é a melhor companhia para voar dentro da Tailândia, pois ela chega a cidades minúsculas. Além disso, ela tem um produto muito interessante, em que combina a passagem aérea com o transfer por terra ou mar para quem deseja chegar onde não existem aeroportos.

Por exemplo, quando eu fui para Sukhothai eu voei com a Nok Air até Phitsanulok e de lá peguei um transfer da empresa até Sukhothai. Outra viagem foi de Bangkok para Koh Lipe, eu peguei um voo com com eles até o sul da Tailândia e de lá um transfer + um barco até Koh Lipe. Tudo isso já embutido na passagem aérea. É muito prático.

A Nok Air vende esse tipo de bilhete para as ilhas mais famosas e destinos com pouca infraestrutura no interior.

Aqui em Bangkok ela também opera no Aeroporto Internacional Don Mueang com uma frota de aeronaves Boeing 737-800, ATR-72 e Bombardier Dash 8 Q400. Além dos voos domésticos ela voa para a China, Mianmar e Vietnã.

Veja aqui como é voar com a Nok Air

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Boeing 737-800 da Nok Air


Nokscoot

A Nokscoot é a companhia aérea irmã da Nok Air para voos de média e longa distância para o Japão, China e Taiwan. Ela também opera no Aeroporto Internacional Don Mueang voando com uma frota de antigos Boeing 777-200 que pertenceram a Singapore Airlines.

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Boeing 777-200 da NokScoot (imagem: Creative Commons)


Scoot Airlines

Podemos dizer que a Scoot é a prima rica da Nok Air, pois ela atende a destinos mais concorridos e opera uma frota bem mais nova e moderna.

A Scoot tem voos partindo do Aeroporto Internacional Don Mueang e também tem alguns voos que saem do Aeroporto Internacional Suvarnabhumi. Voando de Bangkok para o Japão, Singapura e Austrália com aeronaves Airbus A319, A320, Boeing 787-8 e -9 Dreamliner.

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Boeing 787 Dreamliner da Scoot (Imagem: Scoot Airlines)


Thai Vietjet

A Thai Vietjet é o braço tailandês da vietnamita Vietjet, uma companhia que entrou no mercado tailandês oferecendo passagens a partir de 5 dólares! Isso mesmo, e eu já encontrei passagens assim voando de Bangkok para Krabi.

A malha dela partindo de Bangkok ainda é pequena, pois ela entrou no mercado da Tailândia há pouco tempo, mas já atende aos principais destinos domésticos, além de voos para o Vietnã, Índia e Taiwan.

A companhia opera no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi com uma frota de aeronaves narrow-body Airbus A320 e A321.

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Airbus A321 da Vietjet operando para a Thai Vietjet


O que esperar delas?


O que esperar das companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia? Por regra geral, companhias aéreas desse segmento vendem passagens baratas pois tudo que elas consideram como “adicional”, é pago.

Para entender melhor como funciona uma low-cost, recomendo ler este post aqui.

E isso inclui o despacho de bagagem, marcação de poltronas antecipadamente, venda de poltronas na saída de emergência ou primeira fila. Além disso, todo serviço de bordo é pago, algumas não dão nem um copo de água, como é o caso da Air Asia. Vale dizer também que as poltronas são bem apertadinhas e muitas não reclinam. Esqueçam itens de conforto como cobertores, travesseiros e sistema de entretenimento. O máximo que você vai encontrar será uma revistinha.

Eu acho que voar com essas empresas é de certa forma aceitável em uma viagem de no máximo 2 horas de duração. Eu voei de Bali para Bangkok em um voo de quase 4 horas com a Air Asia, sabendo que não seria uma viagem fácil, eu paguei um pouco a mais para me sentar na poltrona junto da saída de emergência.

Interior do A320 da Air Asia


Outras companhias aéreas tailandesas


Existem outras companhias aéreas baseadas aqui na Tailândia e que não se encaixam no segmento low-cost. Entre elas a Thai Airways, que é a companhia de bandeira e a maior do país e uma das mais importantes da Ásia.

Veja aqui como é voar com a Thai Airways

A Thai criou há alguns anos a Thai Smile que é um híbrido entre uma companhia aérea regular e uma low-cost. Oferecendo um serviço mais simplificado para concorrer com as low-costs, pegando o passageiro que quer pagar por um pouco mais de conforto.

Airbus A320 da Thai Smile

Outra companhia muito conhecida aqui é a Bangkok Airways, que se define como “companhia aérea boutique”, oferecendo um serviço diferenciado em relação as outras companhias aéreas.

Veja aqui como é voar com a Bangkok Airways


Eu já estive em Bangkok mais 5 vezes e aliás, já morei lá durante o ano de 2018. Todos os hotéis que eu vou indicar neste post eu já conheço e já me hospedei neles. Leia o post completo com todas as dicas ou confira os principais destaques aqui embaixo:

Rambuttri Village Plaza é um achado! Ele fica no coração do centro histórico de Bangkok, pertinho da Khao San. Embora essa região seja bem cheia, ele fica em uma rua super gostosa e bem tranquila. E foi neste hotel que eu me hospedei em duas ocasiões em Bangkok.

Amara Bangkok faz parte de uma rede de hotéis lá da Ásia, com duas unidades em Singapura, uma em Xangai e este em Bangkok. E não é exagero dizer, esse foi o melhor hotel que eu fiquei em Bangkok.

Prime Hotel Central Station foi reformado a pouco tempo, o quarto era enorme, com uma cama muito confortável. Uma bela vista da estação Hua Lampong, de onde saem os trens para Ayutthaya e para todos os cantos da Tailândia. 

The Quarter Ladprao fica em uma localização super estratégica em Bangkok, perto do Aeroporto Don Mueang e com fácil acesso de trem ao Aeroporto Internacional Suvarnabhumi.

Por fim, um hotel para quem está em trânsito. Eu fiquei no Suvarnabhumi Ville Airport Hotel durante uma conexão longa no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi. O hotel fica ao lado do aeroporto, coladinho na pista. Inclusive eles tem um bar no rooftop – que serve drinks maravilhosos e ótimos pratos –  e de onde temos uma vista sensacional dos pousos e decolagens.


Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia

Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia

Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês

Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok

Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro


Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai


Sukhothai, o berço da civilização tailandesa


Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas

Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi

Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket

Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar

Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

4 Comentários

  • Responder outubro 30, 2018

    Paulo Sousa

    Cara, que triste esse acidente com a Lion Air. Mais uma tragédia, infelizmente…

    • mm
      Responder outubro 31, 2018

      Fabricio Moura

      Triste demais, e também mal explicado. Como pode uma aeronave tão nova cair assim?

  • Responder janeiro 3, 2020

    JOSE ROBERTO RODRIGUES BRAGA

    Olá Fabricio, tudo bem? Gostaria de uma ajuda sua, li que quando você foi para Sukhothai, parou em Phitsanulok e pegou um trasfer da empresa Nok Air, por favor poderia me informar se é fácil fazer esse transfer? Se tenho que fazer algo antes de comprar a passagem por eles, Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.