As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia

companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia


Uma das maravilhas de viajar pela Ásia é a ótima oferta de companhias aéreas do segmento low-cost que a gente encontra por aqui. Com elas, conseguimos chegar em qualquer lugar da Ásia e até mesmo da Oceania com ótima mobilidade e economia, pois elas realmente tem preços convidativos.

Aqui na Tailândia, por exemplo, a oferta é enorme. Por aqui operam a famosa Air Asia, talvez a mais conhecida dos viajantes brasileiros. Mas também temos a Thai Lion Air, a filial tailandesa do grupo Thai Lion. A simpática Nok Air, aquela empresa que tem bicos de pássaros pintados no nariz das aeronaves, entre outras.

Eu já voei com praticamente todas elas e vou falar um pouquinho dessas companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia. Assim, ficará mais fácil para você escolher em qual delas voar quando visitar a Ásia.


Companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia


Air Asia

Começamos com a mais famosa e também a maior de todas, a Air Asia. A companhia foi uma das pioneiras neste segmento aqui na Ásia e ela ostenta na fuselagem dos aviões o slogan: “Now everyone can fly”. Pois foi isso que ela fez, otimizou custos, derrubou as tarifas e provocou uma revolução no mercado de aviação da Ásia.

A Air Asia é um grupo formado pela Indonesia AirAsia, Thai AirAsia, Philippines AirAsia, AirAsia X, Indonesia AirAsia X, Thai AirAsia X, AirAsia Japan e a AirAsia India. Com isso, ela voa para todos os países da região. Se tiver um pequeno aeroporto perdido no meio do nada, é bem provável que tenha um voo para lá.

Aqui em Bangkok ela opera no Aeroporto Internacional Don Mueang, voando com uma frota de aeronaves narrow-body Airbus A320 para voos de curta e média distância. Para os voos mais longos ela usa os Airbus A330-300, chegando na Austrália, Japão e Coréia do Sul.

Eu voei com a Air Asia em algumas ocasiões e já publiquei dois posts sobre ela, dá uma olhada:

Como é voar com a Air Asia da Tailândia para o Camboja
Como é voar com a Air Asia de Bali para a Tailândia

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Airbus A320 da Air Asia


Thai Lion Air

Outra low-cost muito conhecida aqui na Tailândia é a Thai Lion Air, filial tailandesa do Grupo Lion Air. Ela tem muitas rotas dentro da Tailândia e também para muitos destinos na China. Mas ela também voa para a Índia, Nepal, Bangladesh, Singapura, Indonésia e Taiwan.

Aqui em Bangkok ela também opera no Aeroporto Internacional Don Mueang com uma frota de aeronaves Boeing 737 das séries -800, -900 e com os novíssimos Boeing 737 MAX. Além disso ela tem alguns Airbus A330-300 para voos de grande demanda.

Eu voei com a Thai Lion Air de Bangkok para Chiang Mai e também para Krabi e gostei muito do serviço deles, bem mais que da Air Asia.

Veja aqui como é voar com a Thai Lion Air

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Boeing 737-900 da Thai Lion Air


Nok Air

Essa companhia é uma das favoritas aqui na Tailândia, é famosa por pintar o bico de passarinhos no nariz dos aviões. Acho que a Nok Air é a melhor companhia para voar dentro da Tailândia, pois ela chega a cidades minúsculas. Além disso, ela tem um produto muito interessante, em que combina a passagem aérea com o transfer por terra ou mar para quem deseja chegar onde não existem aeroportos.

Por exemplo, quando eu fui para Sukhothai eu voei com a Nok Air até Phitsanulok e de lá peguei um transfer da empresa até Sukhothai. Outra viagem foi de Bangkok para Koh Lipe, eu peguei um voo com com eles até o sul da Tailândia e de lá um transfer + um barco até Koh Lipe. Tudo isso já embutido na passagem aérea. É muito prático.

A Nok Air vende esse tipo de bilhete para as ilhas mais famosas e destinos com pouca infraestrutura no interior.

Aqui em Bangkok ela também opera no Aeroporto Internacional Don Mueang com uma frota de aeronaves Boeing 737-800, ATR-72 e Bombardier Dash 8 Q400. Além dos voos domésticos ela voa para a China, Mianmar e Vietnã.

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Boeing 737-800 da Nok Air


Nokscoot

A Nokscoot é a companhia aérea irmã da Nok Air para voos de média e longa distância para o Japão, China e Taiwan. Ela também opera no Aeroporto Internacional Don Mueang voando com uma frota de antigos Boeing 777-200 que pertenceram a Singapore Airlines.

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Boeing 777-200 da NokScoot (imagem: Creative Commons)


Scoot Airlines

Podemos dizer que a Scoot é a prima rica da Nok Air, pois ela atende a destinos mais concorridos e opera uma frota bem mais nova e moderna.

A Scoot tem voos partindo do Aeroporto Internacional Don Mueang e também tem alguns voos que saem do Aeroporto Internacional Suvarnabhumi. Voando de Bangkok para o Japão, Singapura e Austrália com aeronaves Airbus A319, A320, Boeing 787-8 e -9 Dreamliner.

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Boeing 787 Dreamliner da Scoot (Imagem: Scoot Airlines)


Thai Vietjet

A Thai Vietjet é o braço tailandês da vietnamita Vietjet, uma companhia que entrou no mercado tailandês oferecendo passagens a partir de 5 dólares! Isso mesmo, e eu já encontrei passagens assim voando de Bangkok para Krabi.

A malha dela partindo de Bangkok ainda é pequena, pois ela entrou no mercado da Tailândia há pouco tempo, mas já atende aos principais destinos domésticos, além de voos para o Vietnã, Índia e Taiwan.

A companhia opera no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi com uma frota de aeronaves narrow-body Airbus A320 e A321.

As companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia: Airbus A321 da Vietjet operando para a Thai Vietjet


O que esperar delas?


O que esperar das companhias aéreas low-cost que operam na Tailândia? Por regra geral, companhias aéreas desse segmento vendem passagens baratas pois tudo que elas consideram como “adicional”, é pago.

E isso inclui o despacho de bagagem, marcação de poltronas antecipadamente, venda de poltronas na saída de emergência ou primeira fila. Além disso, todo serviço de bordo é pago, algumas não dão nem um copo de água, como é o caso da Air Asia. Vale dizer também que as poltronas são bem apertadinhas e muitas não reclinam. Esqueçam itens de conforto como cobertores, travesseiros e sistema de entretenimento. O máximo que você vai encontrar será uma revistinha.

Eu acho que voar com essas empresas é de certa forma aceitável em uma viagem de no máximo 2 horas de duração. Eu voei de Bali para Bangkok em um voo de quase 4 horas com a Air Asia, sabendo que não seria uma viagem fácil, eu paguei um pouco a mais para me sentar na poltrona junto da saída de emergência.

Interior do A320 da Air Asia


Outras companhias aéreas tailandesas


Existem outras companhias aéreas baseadas aqui na Tailândia e que não se encaixam no segmento low-cost. Entre elas a Thai Airways, que é a companhia de bandeira e a maior do país e uma das mais importantes da Ásia.

Veja aqui como é voar com a Thai Airways

A Thai criou há alguns anos a Thai Smile que é um híbrido entre uma companhia aérea regular e uma low-cost. Oferecendo um serviço mais simplificado para concorrer com as low-costs, pegando o passageiro que quer pagar por um pouco mais de conforto.

Airbus A320 da Thai Smile

Outra companhia muito conhecida aqui é a Bangkok Airways, que se define como “companhia aérea boutique”, oferecendo um serviço diferenciado em relação as outras companhias aéreas.

Veja aqui como é voar com a Bangkok Airways


Procurando hospedagem em Bangkok?


Eu escrevi um post  mapeando as melhores áreas para se hospedar em Bangkok:

Onde se hospedar em Bangkok

Mas você pode também ver a nossa lista completa de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui



Booking.com


Passeios em Bangkok



Mais posts sobre Bangkok


Planejando a sua viagem

Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Onde se hospedar em Bangkok
Perigos e golpes na Tailândia
Quanto custam as coisas na Tailândia?
15 coisas que você precisa saber antes de visitar Bangkok
Que moeda levar para a Tailândia
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang

Como usar o metrô de Bangkok

Coisas para fazer em Bangkok

Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Chatuchack Weekend Market
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


Baixe o nosso Guia de Bangkok


Baixe aqui o nosso guia exclusivo de Buenos Aires em PDF para ler no celular, tablet ou computador.

banner_site


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder outubro 30, 2018

    Paulo Sousa

    Cara, que triste esse acidente com a Lion Air. Mais uma tragédia, infelizmente…

    • mm
      Responder outubro 31, 2018

      Fabricio Moura

      Triste demais, e também mal explicado. Como pode uma aeronave tão nova cair assim?

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.