A troca da guarda do Palácio de Buckingham em Londres

troca da guarda do Palácio de Buckingham

Certamente quando você ouve o termo “troca da guarda”, automaticamente remete à troca da guarda do Palácio de Buckingham em Londres, sede da monarquia britânica e residência da Rainha Elizabeth II. Claro que existem muitas trocas de guarda mundo afora, mas a londrina é a mais conhecida e concorrida.

A troca acontece diariamente entre os meses maio e junho, e em dias alternados no resto do ano, sempre às 11h30 e dura exatamente 30 minutos.

The Mall, a avenida que passa do lado do St.James Park e lá ao fundo o Palácio de Buckingham

The Mall, a avenida que passa do lado do St.James Park e lá ao fundo o Palácio de Buckingham

Quando eu fui assistir a troca, escolhi descer na estação Charing Cross na Trafalgar Square e dali fui a pé passando pela longa The Mall, a avenida que passa ao lado do St.James Park e que fica fechada aos domingos. Eu acho que é a maneira mais legal de ir até o Palácio de Buckingham. É lindo ir chegando devagar e vendo a casa da Rainha surgir soberana na nossa frente.

A multidão se aglomera ao lado dos portões de Buckingham

A multidão se aglomera ao lado dos portões de Buckingham

Como a troca da guarda é um evento concorrido, especialmente no fim de semana, eu cheguei cedo, com 1h30 de antecedência. Mas como eu sou um pouco exagerado, você pode chegar calmamente uma hora antes. Os melhores lugares são, ao lado do portão principal ou no alto do Memorial da Rainha Victoria, a primeira moradora de Buckingham.

Buckingham5

Memorial da Rainha Victoria, sempre lotado

Funciona basicamente assim: no horário marcado, a banda de guardinhas vem na frente. O que a banda toca? De tudo, e claro, Beatles! Logo atrás deles vem os guardas que substituirão os do turno anterior e em uma coreografia impecável, eles entram pelos portões dourados do palácio. A troca em si é quase uma dança: todos enfileirados, passinho pra frente, passinho pra trás e a guarda anterior sai do palácio atrás da banda, que agora tocava Yellow Submarine embaixo de um lindo dia de sol em Londres.

A bandinha tocando Yellow Submarine

A bandinha tocando Yellow Submarine

Ficou com vontade de ver, mas não está em Londres? Tem um vídeo oficial que mostra como a troca é feita. Além disso é facil achar no YouTube vários vídeos legais.

A troca da guarda em Londres é um evento para turistas, é fácil perceber o porquê, os britânicos não dão tanta importância, pois isso já faz parte do dia a dia deles. Sendo para turistas ou não, a troca da guarda é programa obrigatório para quem vai a Londres.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar