Como economizar dinheiro para viajar

economizar em viagens

Eu resolvi contar nesse post algumas atitudes que eu tomei no meu dia a dia e que me ajudaram a conseguir economizar dinheiro para viajar. Se você leu o post campeão de acessos do blog, “Não viajo porque sou rico, viajo porque me programo”, sabe que eu falo de pequenos gastos desnecessários que nós temos e que no fim, representam o ralo por onde nosso dinheiro vai embora.

Nesse post, eu vou mergulhar um pouco mais nesse assunto e dar algumas dicas que funcionaram comigo na hora de economizar dinheiro para viajar e que certamente vai funcionar com você.

Saiba em que você gasta seu dinheiro
Você não vai conseguir economizar sem saber onde está gastando seu dinheiro. Para entender onde eu estava jogando dinheiro fora, eu comecei a registrar em uma planilha diariamente os meus gastos. Desde o pagamento do aluguel até um cafezinho na padaria da esquina, está tudo lá diariamente desde 2012.

Depois do primeiro mês, eu consegui enxergar na planilha onde eram os ralos por onde o dinheiro ia embora. Separei os gastos necessários como o aluguel, internet, luz, condomínio e supermercado de todo o resto. Para minha maior surpresa, esses extras foram 65% dos meus gastos mensais.

Os principais ralos eram os happy hours com a galera do trabalho até duas vezes por semana, baladinhas, livros que eu ainda não li, roupas que eu ainda não usei e até CDs que eu comprei só para ter, pois já ouvia mesmo no Spotify.

O que eu fiz? Não fui tão severo, não cortei os happy hours ou o cineminha pela raiz, mas reduzi. A gente precisa viver e se divertir, não é mesmo? Mas no geral, um dos maiores ralos ficavam naquelas visitinhas ao shopping, os gastos com roupas representavam uma bela fatia dessas despesas. Sério, a gente consegue viver sem isso e estou agora completando 6 meses sem comprar nenhuma peça e inclusive estou doando boa parte para quem precisa.


Para onde vou e quanto vou gastar?
Sabendo para onde vai o seu dinheiro, é hora de pensar no destino para onde você quer viajar e orçar. Faça o levantamento de todos os gastos da sua viagem e isso inclui passagens aéreas, ônibus, trens, hotéis, passeios, câmbio, etc. Coloque tudo isso em uma planilha, aqui no blog eu já disponibilizei a minha planilha de planejamento (baixe aqui).

Esteja certo de ter colocado na planilha tudo que realmente vai precisar, até mesmo se você for comprar uma mala nova ou roupas para viagem, tudo bem que é algo que você vai usar em outras ocasiões, mas é um gasto que você estará tendo inicialmente para aquela ocasião. Outra coisa que eu faço é colocar em cima do valor total um acréscimo de 10% para cobrir eventuais surpresas ou até mesmo uma variação no preço das passagens, hotéis, etc.


Hora de economizar
Agora que você já sabe quanto de dinheiro vai precisar, é hora de começar a cortar os gastos para economizar dinheiro para viajar. Primeiro, divida o valor total da sua viagem pelo número de meses até você embarcar. É simples, se a sua viagem custará R$5.000,00 e faltam 6 meses para você viajar, significa que você terá que economizar R$833,00 por mês.

Agora é o momento de ir na sua planilha mensal e ver o que você consegue cortar para economizar esse dinheiro. Se a coisa apertar e você perceber que não conseguirá juntar esse montante, adie em alguns meses a viagem, mas nunca deixe de economizar. Outra opção é reduzir em alguns dias o tempo de viagem e economizar com hotel, câmbio, alimentação e passeios.

Por outro lado, fique de olho em promoções de passagens, descontos e em passeios grátis. Todo desconto que você conseguir aqui, será um pouco menos que você terá que economizar por mês.


Disciplina sempre
Como você pode ver, não tem nenhum mistério, é preciso ter muita disciplina sempre. Dessa forma eu consegui viajar até três vezes para o exterior sem me endividar e uma coisa que sempre me orgulhou é que quando eu coloco o pé no avião, toda a viagem já está paga.

Se eu consegui, claro que você vai conseguir também!

Leia mais:
Não viajo porque sou rico, viajo porque me programo
10 passos para você planejar uma viagem
8 dicas para economizar em viagens
Minha planilha de orçamento de viagens
Quero viajar, me ajuda?


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder fevereiro 20, 2016

    Eder

    Gostaria que algumas pessoas em especial pudessem ler essa matéria. Quando a gente viaja, começam questionar como conseguimos. E isso está bem claro aqui : DISCIPLINA. Gastamos com lanches, porções em Happy hour, pagodes e shows sertanejos…mas pra viajar nunca dá. Será?

  • Responder julho 7, 2016

    Tata

    Haha e quem não gasta em nada e tb não pode viajar? Claro que tem um lado de rico aí sim.

Deixe uma resposta