Dicas de planejamento: o que fazer na véspera de uma viagem

o que fazer na véspera de uma viagem

Antes de começar a trabalhar como blogueiro de viagens, eu costumava viajar apenas nas férias, como a maioria das pessoas. Eu ainda ainda não tinha desenvolvido a paixão por viajar. Na verdade, desde pequeno eu já esperava com ansiedade as férias escolares para viajar com meus pais para a casa dos meus avós no interior de São Paulo. Mas sabem como é, qual criança não se empolgaria?

Foi na vida adulta que eu realmente senti que isso era algo que me fazia feliz, e então eu comecei a viajar cada vez mais. E antes de cada viagem, vinha a ansiedade, que é algo que eu já falei aqui no blog. Sim, ansiedade pré-viagem existe e atende pelo nome de “tensão pré-viagem” ou TPV.

E eu me sentia ansioso com medo da imigração, de esquecer de alguma coisa importante. Natural, ninguém gosta de ser pego de surpresa em uma situação longe de casa. Imagina, esquecer um medicamento ou até mesmo um documento? Não é incomum as pessoas esquecerem o passaporte em casa, já aconteceu com um amigo meu.

Quando viajar virou o meu trabalho, toda a preparação para a viagem entrou em modo automático. Mas mesmo assim eu ainda faço uma espécie de “check-list mental” para não me perder ou me esquecer de alguma coisa.

Para te ajudar, eu quero compartilhar com vocês algumas dicas com o que fazer na véspera de uma viagem. Para que vocês possam se organizar melhor e não se esquecerem de nada importante.

O que fazer na véspera de uma viagem


O que fazer na véspera de uma viagem


Uma semana antes de viajar:

  • Se você ainda não reservou os seus hotéis, esta é a sua última chamada. Nunca deixe para fazer as reservas de última hora pois as chances de conseguir boas acomodações com bom preço será mais difícil. Reserve suas acomodações aqui usando o Booking.com.
  • Faça o seu seguro viagem, caso o seu cartão de crédito tenha este benefício, emita a apólice do seguro viagem. Se você está em dúvida sobre fazer o seu seguro, aqui eu te dou uma mãozinha e com desconto.
  • Vale começar a pensar nas peças de roupas que você levará. Pois com uma semana de antecedência, dá tempo de sobra para lavar ou até mesmo comprar alguma coisa.
  • Se você ainda não fez o câmbio de moedas, esta também é a sua última chamada. Uma dica é ir comprando moeda aos poucos, observando a variação cambial.

Seis dias antes:

  • A esta altura do campeonato você já sabe quais cidades vai visitar e tem tudo organizado e comprado, correto? Já fechou um roteiro básico com o que fazer em cada cidade? Vale dar uma estudadinha final nos pontos turísticos, a menos que você seja aquele tipo de viajante que vai descobrindo coisas sem se prender em um roteiro. Isso é bacana, mas é legal saber minimamente o que encontrar em cada cidade.

Cinco dia antes:

  • Imprima todos os vouchers, comprovantes de hospedagem, apólice de seguro viagem e passagens, seja de avião, ônibus ou trem. Mas por que Fabricio? Mesmo a gente tendo todos esses comprovantes de forma digital, é válido ter este “backup” para quando a coisa falhar, ou simplesmente quando acabar a bateria do seu celular. No controle de imigração mesmo, vai ser comum pedirem algum comprovante impresso, por isso, tenha essa papelada em mãos.
  • Separe todas as roupas que você levará nesta viagem e veja se não falta nada importante. Ou o contrário, veja se tem coisa demais e descarte o excesso. A gente não precisa levar a casa na mala para uma viagem de alguns dias.

Dois dias antes:

  • Organize seus documentos, dinheiro, cartões de crédito e toda aquela papelada que você imprimiu. Eu gosto de organizar tudo em uma carteira de viagens, tem um monte de modelos diferentes e super funcionais em lojas online e no Mercado Livre.
  • Sabe aquele remedinho que a gente sempre leva nas viagens? Que tal dar uma olhadinha se estão com a validade em dia? Ou dar uma passadinha na farmácia para comprar algo que esteja faltando.
  • Vai levar câmeras? Não se esqueça de colocar as baterias para recarregar ou comprar pilhas e esvaziar o cartão de memória.

Um dia antes:

  • Sabe aquelas roupas que você separou? Tá na hora de arrumar a sua mala. Sim, um dia antes justamente para você não ter imprevistos no dia da sua viagem ou ter que se preocupar com isso. Se você tem dúvidas sobre como arrumar a sua mala, aqui no blog tem vários posts com dicas, dá uma olhada.
  • Terminou de arrumar a sua mala? Agora é a hora de fechar e pesar a mala. É importantíssimo que o peso da mala, seja ela de cabine ou despachada esteja dentro dos limites estabelecidos pela companhia aérea. Dica: tenha uma balancinha de mão, é muito útil.
  • Desbloqueie o seu cartão de crédito para uso no exterior. Mesmo que você não pretenda usar o cartão, é bom ter essa possibilidade em caso de emergência.

No dia da viagem:

  • Faça um check-list de tudo o que você já organizou e veja se nada está faltando. Certamente não faltará nada e você poderá ir tranquilo para o aeroporto e começar a curtir a sua viagem. Sem estresse, pois ninguém merece passar perrengue no dia de viajar, não é mesmo?

***

Bom pessoal, é basicamente isso que eu faço antes de viajar. Claro, existem algumas outras ações que são bem particulares de cada um. Por exemplo, desligar a geladeira e eletrodomésticos (deixe a porta da geladeira aberta, por favor!). Suspender assinaturas temporariamente antes viagens longas. Se você mora em casa, não é legal ter jornais acumulando na porta, a bandidagem fica e olho.

Mais uma vez, espero ter ajudado, vou deixar aqui embaixo alguns links de posts sobre planejamento de viagens que eu já publiquei aqui no Vou na Janela.

Leia mais

Como começar a planejar uma viagem a um lugar desconhecido
Guia completo de como planejar uma viagem
Como montar um roteiro de viagem
Todos os posts sobre planejamento de viagens


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.