Marrakech e Casablanca: como se locomover

Como andar em Marrakech

Se você está planejando uma viagem para o Marrocos deve estar se perguntando qual é a melhor forma de se locomover pelas cidades e onde se hospedar. Eu visitei Marrakech e Casablanca, duas cidades completamente diferentes e com as suas particularidades, o que vale pra uma, não vale para a outra.


Como andar em Marrakech


Pode não parecer, mas Marrakech é uma cidade pequena e tudo o que interessa para ser visto fica localizado a um raio de no máximo 3 quilômetros da praça Jmenaa el Fna no centro da Medina.

Respondendo rapidamente, a melhor forma de andar por Marrakech é a pé. Veículos só entram em partes da Medina, por tanto, não vale a pena pegar um taxi.

maroccos04

Bem caótico

Dentro da Medina, mesmo nos becos mais apertados, o trânsito de motos e bicicletas é grande. As motos e bicicletas podem ser alugadas, mas não acho que seja uma boa ideia pois o fluxo é caótico e o legal é andar com calma por esses lugares. As grandes avenidas também são tumultuadas e ninguém respeita os sinais de trânsito.

Em Marrakech existe uma rede de ônibus, mas achei confuso e só é usados por moradores, não é um serviço para turistas e como eu disse acima, é tudo muito perto em Marrakech.

Dá para se orientar bem pelas placas

Dá para se orientar bem pelas placas


Como andar por Casablanca


Casablanca é uma cidade bem maior que Marrakech, andar por lá a pé não é uma boa opção, pois o pouco que interessa está longe.  Existe uma linha de tram que corta a cidade e passa pela área da central e pode ser interessante.

O Tram de Casablanca

O Tram de Casablanca

Uma boa maneira de andar em Casablanca é de Uber, mais barato e mais eficiente que o taxi, como em qualquer lugar do mundo. Mas em Casablanca existe uma briga entre taxistas e motoristas de Uber, como em muitos lugares. Então, o motorista pode ter que parar um pouco antes de lugares com grande concentração de taxistas.

Os taxis em geral são velhos e a grande maioria não tem taxímetro, vale negociar a corrida antes de partir. São carros pequenos e sem porta-malas, a bagagem vai em cima e eu morri de medo deles perderem a minha mala pelo caminho.

***


Chegando no Marrocos: visto, imigração e transporte
Dicas do Marrocos para a sua primeira viagem
Casablanca e Marrakech: como andar e onde ficar
Como é viajar de trem pelo Marrocos
10 coisas que você precisa saber
O Marrocos me decepcionou até onde eu deixei


O que fazer em Marrakech
Guia de Marrakech
Onde ficar em Marrakech
Como é se hospedar em um tradicional riad em Marrakech
Palais de la Bahia
Jardim de Majorelle casa de Yves S.Laurent
Compras nem Marrakech
Medina e o Souk de Marrakech


O que fazer em Casablanca


Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos


O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

4 Comentários

  • Responder setembro 17, 2017

    thais

    Oi Fabricio ! Parabéns pelo blog, estou lendo varias postagens que estão sendo uteis para o planejamento da minha viagem ! Estou com uma dúvida em relação a hospedagem em Marrakech, chego a noite com meu namorado, o voo chega as 22h30 mas até sairmos do aeroporto, acho que 00h. Li aqui que a medina a noite é deserta e é melhor evitar, desse modo, seria mais indicado pegar uma hospedagem fora da Medina ? Ou buscar um riad em que o taxi nos deixe na porta ? (ou não há essa possibilidade?)

    Agradeço desde já ! Abraços !

    • mm
      Responder setembro 19, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Thais, a Medina a noite é meio perigosa e carros não entram, então, não adianta pegar um taxi pois ele vai te deixar muito longe do Riad. Nesse caso é melhor se hospedar fora da Medina.

  • Responder janeiro 5, 2019

    Sandra

    Amei a matéria sobre Marrocos, gostaria que você falasse pra mim qual valor de passagem do Brasil a Marrocos por ex: De Cuiaba/Marrocos, como fazer essa viagem? Você disse na matéria que não paga o visto..E o que mais pode me ajudar?

    • mm
      Responder janeiro 6, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Sandra, tudo bem? Preço de passagem oscila muito de acordo com o período do ano, recomendo pesquisar no Skyscanner (https://skyscanner.com.br) e hotéis recomendo pesquisar pela caixa de busca do Booking.com aqui no blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.