Marrakech e Casablanca: como andar e onde ficar

Como andar em Marrakech

Se você está planejando uma viagem para o Marrocos deve estar se perguntando qual é a melhor forma de se locomover pelas cidades e onde se hospedar. Eu visitei Marrakech e Casablanca, duas cidades completamente diferentes e com as suas particularidades, o que vale pra uma, não vale para a outra.


Como andar em Marrakech


Pode não parecer, mas Marrakech é uma cidade pequena e tudo o que interessa para ser visto fica localizado a um raio de no máximo 3 quilômetros da praça Jmenaa el Fna no centro da Medina.

Respondendo rapidamente, a melhor forma de andar por Marrakech é a pé. Veículos só entram em partes da Medina, por tanto, não vale a pena pegar um taxi.

maroccos04

Bem caótico

Dentro da Medina, mesmo nos becos mais apertados, o trânsito de motos e bicicletas é grande. As motos e bicicletas podem ser alugadas, mas não acho que seja uma boa ideia pois o fluxo é caótico e o legal é andar com calma por esses lugares. As grandes avenidas também são tumultuadas e ninguém respeita os sinais de trânsito.

Em Marrakech existe uma rede de ônibus, mas achei confuso e só é usados por moradores, não é um serviço para turistas e como eu disse acima, é tudo muito perto em Marrakech.

Dá para se orientar bem pelas placas

Dá para se orientar bem pelas placas


Onde se hospedar em Marrakech


Em Marrakech encontramos todo tipo de hospedagem, dos hotéis aos Airbnb, porém, o mais legal é se hospedar em um Riad, essas antigas e tradicionais casas familiares que foram transformados em hospedarias, alguns com luxos de hotéis 5 estrelas.

Eu me hospedei no MonRiad e no post abaixo eu falo dessa experiência, dá uma olhada:
Como é se hospedar em um tradicional riad em Marrakech

Os riads ficam dentro da Medina e também é uma forma mais prática para conhecer a cidade, por estar localizado no centro de tudo.

MonRiad

MonRiad


Como andar por Casablanca


Casablanca é uma cidade bem maior que Marrakech, andar por lá a pé não é uma boa opção, pois o pouco que interessa está longe.  Existe uma linha de tram que corta a cidade e passa pela área da central e pode ser interessante.

O Tram de Casablanca

O Tram de Casablanca

Uma boa maneira de andar em Casablanca é de Uber, mais barato e mais eficiente que o taxi, como em qualquer lugar do mundo. Mas em Casablanca existe uma briga entre taxistas e motoristas de Uber, como em muitos lugares. Então, o motorista pode ter que parar um pouco antes de lugares com grande concentração de taxistas.

Os taxis em geral são velhos e a grande maioria não tem taxímetro, vale negociar a corrida antes de partir. São carros pequenos e sem porta-malas, a bagagem vai em cima e eu morri de medo deles perderem a minha mala pelo caminho.


Onde se hospedar em Casablanca


Casablanca é uma cidade de passagem, em geral as pessoas passam um dia lá antes de seguir para lugares mais procurados. Um bom lugar para se hospedar é no entorno da Estação Casa Voyagers de trem, pois é lá que chegam os trens de outras cidades como Marrakech, Rabbat e Fes, e de onde parte o trem que liga a cidade ao aeroporto.

Uma região a ser evitada é a do porto, chega a ser assustador e bem abandonado. Nem é recomendado andar por ali durante a noite e é uma região que fica ao lado da Mesquita Hassan II, o lugar mais visitado de Casablanca.


Antes de viajar para o Marrocos, leia os posts abaixo:

Guia de sobrevivência no Marrocos: 10 coisas que você precisa saber
O Marrocos me decepcionou até onde eu deixei
Como é viajar de trem pelo Marrocos
Chegando no Marrocos: visto, imigração e transporte
O que fazer em Marrakech


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar