Tudo o que você precisa saber para visitar a Rússia

Tudo o que você precisa saber para visitar a Rússia:

A Rússia é um país surpreendente, que me encantou e certamente eu voltaria a Moscou facilmente. Mas existem alguns detalhes que a gente precisa ficar muito atento para não cair em ciladas, por isso eu resolvi escrever esse post com tudo o que você precisa saber para visitar a Rússia.

Se você vai para a Rússia curtir a Copa do Mundo de 2018, esse post vai te ajudar muito, mas também se você pretende visitar o país em qualquer outra época.

Leia mais aqui

Como foi passar pela imigração em Moscou e como ir do aeroporto ao centro
Onde se hospedar em Moscou
Como usar o metrô de Moscou sem complicações


Tudo o que você precisa saber para visitar a Rússia


Visto

Cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na Rússia. A permissão é dada na imigração e tem validade de até 90 dias. Quem precisar ficar mais tempo no país, pode solicitar um visto especial nos consulados e embaixadas. Veja aqui como foi passar pela imigração em Moscou.

Moeda

A moeda russa é o Rublo, dá para comprar Rublos aqui no Brasil, mas eu não recomendo pois a contação é super desfavorável. Vale a pena levar euros e trocar lá. Nos aeroportos, troque o mínimo, pois a cotação não é nada boa. Ah, eles aceitam também Reais, mas ainda assim, fazendo as contas, é melhor levar Euros. Cartões de Crédito também são aceitos em todos os lugares.

Só para você saber, 1000 Rublos valem hoje (março de 2018) o equivalente a 57 Reais, mas tem que ficar super ligado pois a moeda russa sofre algumas desvalorizações enormes frente ao Dólar, Euro e Libras.

Tudo o que você precisa saber para visitar a Rússia: moeda

Quanto custa?

Eu achei a Rússia um país barato, o metrô custa cerca de 3 reais o bilhete, a entrada do Kremlin custa menos de 15 reais, comer e beber não é caro, a gente consegue ter uma bela refeição por cerca de 40 reais e hotéis também são bem em conta.

Idioma

O idioma é a maior barreira e raramente você encontra um russo que fale inglês. Eu li que eles odeiam o idioma, que fecham a cara se você já chegar falando em inglês com eles. Eu não percebi isso, até decorei algumas frases básicas para abrir caminho para a conversa mas não mudou muita coisa.

Tudo o que você precisa saber para visitar a Rússia: Algumas palavras dá até pra entender

Bebida e fumo

A Rússia é famosa pela sua Vodka, mas beber na rua é proibido e quem for pego vai ser conduzido a delegacia e lá as autoridades vão decidir se você vai passar a noite na cadeia ou se vai pagar uma multa para ser liberado. Estrangeiros também são proibidos de comprar bebidas depois das 21h, mesmo se você for beber no hotel.

É proibido fumar em locais fechados e próximos de estações de metrô, escolas, hospitais e estádios. O fumo só é permitido nas áreas sinalizadas e que for pego fumando em lugares proibidos, vai tomar uma bela multa.

Temperatura

Faz muito frio no inverno, a temperatura chega a atingir os -20 graus. Quando eu estive na Rússia, no fim do inverno, a temperatura oscilava entre os -5 e -15 graus. Esteja preparado para isso. No verão faz até um calorzinho, mas dificilmente a temperatura passa dos 30 graus.

Tudo o que você precisa saber para visitar a Rússia: Rio Moskva congelado em março

Segurança

Achei Moscou uma cidade segura, no guia que é distribuído no Aeroporto Sheremetyevo, eles alertam para evitar clubes, boates e zonas de drogas e prostituição. Cuidado com batedores de carteira, especialmente nos arredores da Praça Vermelha a noite e cuidado com taxistas desleais. Também prepare-se para passar pelo detector de metais em todos os lugares, do shopping ao metrô.

Como é o russo?

O povo é bem frio, não espere muita gentileza ou sorrisos deles. Essa impessoalidade é algo muito diferente para nós, brasileiros. Mas é o jeito deles, não é algo pessoal ou implicância com estrangeiros, a menos claro, que você seja americano, britânico ou francês.

O russo é bem na dele

Disciplina

Os russos são muito disciplinados, isso é um reflexo da mão de ferro do regime soviético. Mas o lado bacana disso é que você raramente vai ver um russo atravessando fora da faixa, ou atravessando a rua mesmo que não esteja vindo nenhum carro. No metrô eles sempre deixam os lugares livres para os idosos e esperam todos os passageiros saírem do vagão antes de embarcar.

Use o metrô

O metrô de Moscou é absurdamente grande, não vou mentir, é difícil de usar pois a todas as sinalizações das estações estão em russo, dentro dos vagões eles já mostram o nome em alfabeto latino e áudios em inglês. Mas foi mais fácil do que eu imaginava. Veja aqui como usar o metrô de Moscou.

Como usar o metrô de Moscou

Tudo o que você precisa saber para visitar a Rússia: Metrô de Moscou

Cuidado com os taxistas

Nos aeroportos russos a gente vê diversos alertas para os turistas tomarem cuidado com os taxistas russos, que são conhecidos por serem golpistas. Eu li o relato de um casal no TripAdvisor que pegou um táxi em um dos aeroportos de Moscou até o hostel onde eles se hospedaram. Combinaram o valor da corrida antes de entrarem no carro e chegando no hostel o taxista cobrou o dobro. Eles se recusaram a pagar e o cara abriu o porta luvas do carro e mostrou um revólver para eles. Por sorte o metrô e trens de Moscou atendem muito bem e você não vai precisar de táxi, vai por mim.


Procurando hospedagem em Moscou


Eu escrevi um post explicando os melhores lugares para se hospedar em Moscou e também onde evitar. Leia o post aqui.

Confira aqui a nossa lista de sugestões de hospedagem em Moscou: clique aqui



Booking.com


Compre aqui seus passeios em Moscou



Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.