Como se vestir em Dubai nos Emirados Árabes Unidos

Como se vestir em Dubai

Em 2016, quando estive em Dubai pela primeira vez, a primeira coisa que eu pensei quando planejava a minha viagem era como se vestir em Dubai? Aquela seria a minha primeira passagem por um país muçulmano, onde o Islã é mais que uma uma religião, mas um estilo de vida local. Logicamente, eu não queria causar problemas e tão pouco ofender os costumes locais.

De lá pra cá, eu percebi que muita coisa mudou em Dubai. O Emirado cada vez mais se abre para costumes ocidentais. Contudo, ainda existem algumas regrinhas de como se vestir em Dubai.

***

Primeiramente, vamos entender que Dubai é um dos sete Emirados que formam os Emirados Árabes Unidos: Abu Dhabi, Dubai, Ajman, Fujairah, Kharja, Ra ‘s al Khaymah e Umm al Qaywayn. É como se fossem estados – em uma comparação mais linear – entretanto, cada emirado é autônomo e possui governo próprio. Dubai é o mais progressista e moderno de todos, onde algumas regras mais rígidas foram abandonadas.

Sendo assim, as mesmas regras que hoje valem para Dubai, não se estendem a outros emirados, como Ajmn ou Fujairah. A título de comparação, o país vizinho, Qatar, é até mais rígido que Dubai, mesmo com a abertura do país a costumes mais ocidentais. E eu já mostrei aqui como se vestir no Qatar, vale a leitura.

Leia mais:
Como planejar uma viagem para Dubai
Onde ficar em Dubai (dicas de hospedagem)
Visto e imigração em Dubai
Bate volta de Dubai e Abu Dhabi


Como se vestir em Dubai 


Desde a primeira vez que eu estive em Dubai no começo de 2016, muita coisa mudou. Na época, os visitantes recebiam um folheto no aeroporto com dicas de como se vestir em Dubai, o que era proibido, o que era permitido. E eram muitas as restrições. Hoje, os turistas usam até biquíni nas praias de Dubai, algo que não era permitido e tão pouco bem visto quando eu estive lá pela primeira vez.

Mas é óbvio que você não vai sair de roupa de praia na rua como no Rio de Janeiro, a coisa é mais branda mas nem tanto. 

Existe uma regra básica que diz que mulheres devem se cobrir do pescoço até os pés e os homens até os joelhos. Para não errar, as mulheres podem levar vestidos na altura dos joelhos (todo mundo usa) e calças larguinhas, ótimas para usar no calorão de Dubai. Uma dica para as mulheres é levar um lenço na bolsa, para usar como shayla para cobrir a cabeça ao visitar lugares religiosos ou mais formais.

Os homens podem usar bermuda e camiseta. Nas ruas, já vi os turistas usando até regatas normalmente. Também já vi mulheres usando roupas bem curtas, decotadas e com os ombros de fora. Ninguém vai falar nada, mas é considerado desrespeitoso. Sendo assim, o melhor é evitar.

Estando em Dubai, é bem provável que você visite algum shopping center, o mais famoso deles é o Dubai Mall (onde fica o Burj Khalifa) e eles tem um código de vestimenta mais conservador. E a regra vale tanto para homens, como para mulheres: ombros e joelhos devem estar cobertos. 

Como se vestir em Dubai
Como se vestir em Dubai

Regras de comportamento

Agora, fiquem ligados nesta dica importantíssima! Trocas de carinho e afeto entre casais em público não são bem vistos em Dubai. Coisas tão simples para os ocidentais como beijos, abraços ou andar de mãos dadas devem ser evitados. E isso vale para casais heterossexuais e homossexuais.

Mas não estranhe se você ver dois homens árabes andando de mãos dadas e dando beijos no rosto. Isso é uma forma de respeito e admiração pelo outro.

***


Onde ficar em Dubai
Dicas de Dubai para planejar a sua viagem
Como se vestir em Dubai
Como é passar pela imigração em Dubai
Bate volta de Dubai a Abu Dhabi
Como visitar o Burj Khalifa










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.