O que fazer em Bergen na Noruega (roteiro de 2 ou 3 dias)

Rodeada por uma das paisagens naturais mais bonitas do norte da Europa, ponto de partida para conhecer alguns dos mais famosos fiordes noruegueses, Bergen é uma cidade que encanta os visitantes. Salpicada por casinhas de madeira, montanhas imponentes e vales absolutamente lindos, neste artigo eu mostro o que fazer em Bergen em um roteiro de 2 ou 3 dias.

***

Durante a pandemia, quando estávamos trancados dentro de casa, um dos meus passatempos era zapear por algumas câmeras ao vivo no Youtube. Foi aí que eu descobri as câmeras de Bergen e foi amor à primeira vista. E na primeira oportunidade que eu tive de colocar a Noruega nos meus roteiros, eu fui até Bergen. E arrisco dizer que era tudo aquilo mesmo, uma das mais bonitas cidades da Noruega. 

Leia mais:
Onde ficar em Bergen
Passeio pelos fiordes de Bergen
As Bryggens de Bergen
Como ver a Aurora Borel na Noruega
O que fazer em Tromso, na Noruega
Roteiro em Oslo
Dicas da Noruega para organizar a sua viagem

Aliás, recomendo também assistir ao meu vídeo sobre Bergen onde eu mostro todo o meu roteiro na cidade.

O que fazer em Bergen

Onde fica e como chegar


Fundada em 1070, Bergen foi a capital da Noruega até 1299, quando o título passou para Oslo. Bergen é a segunda maior cidade da Noruega e está localizada no lado oeste do país. 

O que fazer em Bergen
O que fazer em Bergen

De trem

Distante 464 km da capital norueguesa, o acesso é fácil por trem vindo de Oslo, que inclusive é considerada uma das viagens de trem mais bonitas do mundo. A Bergensbanen, a “Linha de Bergen” conecta Bergen com a estação central de trens de Oslo. A viagem é feita em aproximadamente 7 horas e passa por alguns dos lugares mais bonitos da Escandinávia.

Os trens são operados pela VY, a empresa de trens da Noruega que possui um serviço confortável e com bons preços. As passagens podem ser compradas no site da VY com até 60 dias de antecedência.

Trem da VY na linha entre Bergen e Oslo

De avião

A cidade é atendida por um um excelente aeroporto que recebe voos de várias cidades europeias, como Amsterdam (KLM), Paris (Air France), Frankfurt (Lufthansa), Oslo, Copenhague e Estocolmo (SAS), Berlim, Londres, Oslo e Copenhague (Norwegian). Além de voos de várias cidades menores da Noruega como Tromso, Stavanger, Trondheim e Alesund.

O aeroporto fica localizado em Flesland, distante 18 km do centro da cidade e a melhor opção e também a mais econômica de ir do aeroporto até o centro é usando o Light Rail, um trem leve (VLT). A linha 1 do Light Rail faz a viagem entre o aeroporto e o centro da cidade em cerca de 1 hora.

O bilhete deve ser comprado na plataforma através de uma máquina que só aceita o pagamento em cartão de crédito. O bilhete custa 140 NOK (66 reais). 

Importante: o bilhete não é impresso, ele é enviado para o seu celular (email ou número telefônico) e caso necessário, deve ser apresentado na tela do celular. Você também pode acessar o bilhete através do código de compra fornecido pela máquina.

Wideroe é uma regional norueguesa que voa para Bergen

Onde ficar em Bergen (dicas de hospedagem)


O ideal é se hospedar no centro da cidade, isso vai facilitar demais a sua vida. Veja aqui o artigo com dicas de onde ficar em Bergen.

Eu me hospedei no hotel Scandic Torget, que fica muito bem localizado, em frente ao píer e com fácil acesso para quem vem do aeroporto ou da estação de trens.

Eu cheguei em Bergen pelo aeroporto e do ponto final do Light Rail (o trem tipo VLT) que conecta o aeroporto ao centro da cidade. Do ponto final do Light Rail até o hotel, foram uns 5 minutos de caminhada até o hotel Scandic Torget. Já para quem chega de trem, a distância é de uma caminhadinha de 10 minutos.

Scandic Torget tem quartos confortáveis e um café da manhã excelente. É tão bem localizado que o passeio de barco que eu fiz até os fiordes saiu do píer de frente ao hotel. Eu reservei um quarto com vista para a cidade e tinha o principal cartão postal de Bergen todos os dias na minha janela.

Porém, nesta mesma região existem outros hoteis excelentes, como o Radisson Blu Royal Hotel, que fica junto às casinhas Bryggens. E eu sempre digo que Radisson não tem como errar.

Outra boa opção é o Hotel Norge by Scandic, mas ele já fica fora da região portuária, ao lado da rua principal, no centro da cidade. Ele fica quase em frente ao ponto final do Light Rail que vai até o aeroporto e a 5 minutos de caminhada da estação de trens.


Internet na Noruega


Ao invés de comprar um chip telefônico em cada um dos países, eu tenho optado por usar o e-Sim, o chip virtual da Airalo. A compra é simples, dá pra fazer tudo pelo app e ainda gerenciar o uso da franquia de dados. Pelo app eu consigo também recarregar os créditos caso os meus dados tenham acabado. E a conexão é impecável, o 5G funcionou muito bem na Europa inteira. 

Eu também já usei Airalo na África e na Ásia, até mesmo no Laos, um dos países mais pobres e mais isolados do mundo, o sinal funcionou muito bem.

Aqui eu explico como comprar o e-Sim da Airalo e ainda tem um cupom com 3 dólares de crédito na sua primeira compra.


O que fazer em Bergen


  1. Conhecer as Bryggens
  2. Explorar o centro histórico de Bergen
  3. Fazer um passeio pelos fiordes
  4. Mercado de Peixes
  5. Fortaleza Bergenhus
  6. Visitar o Monte Fløyen
  7. Conhecer o teleférico e o Monte Ulriken
  8. Lille Lungegårdsvannet
  9. Byparken
  10. Passear pela cidade

Bryggens

As Bryggens são casinhas de madeira com mais de 900 anos de história, usadas desde a idade média, essas casinhas abrigavam escritórios e também armazéns para o comércio de um peixe bem conhecido por nós, o bacalhau.

A Noruega sempre foi um grande produtor e exportador desse peixe e Bergen era um dos grandes pólos exportadores. Entretanto, desde 1900 as casinhas não funcionam mais como armazéns do comércio de bacalhau.

As Bryggens compõem um verdadeiro museu ao ar livre, um dos lugares mais interessantes para conhecer em Bergen. Leia o artigo completo sobre as Bryggens.

O que fazer em Bergen
Bryggens
Bryggens

Centro histórico de Bergen

Com mais de 900 anos de história, o centro histórico de Bergen é uma viagem no tempo. Extremamente bem conservado, parece que voltamos há séculos no tempo. Não deixe de passar pela Kong Oscars Gate e a Lille Overgaten, duas ruazinhas lindas do centrinho de Bergen.

O que fazer em Bergen
Centro histórico de Bergen

Fazer um passeio pelos fiordes

Existem mais de mil fiordes em toda a Noruega. Sendo assim, você poderá explorar essas formações únicas na maior parte do país. Por tanto, escolher qual fiorde visitar vai depender mais de qual cidade norueguesa você pretende conhecer.

Entretanto, Bergen é um excelente ponto de partida para conhecer essas formações naturais impressionantes. E saindo de Bergen é possível fazer um passeio de barco até o Fiorde Mostraumen.

O barco que faz o passeio

Eu comprei o meu passeio pelo Get Your Guide e foi mais barato e mais prático que comprar pelas agências locais e paguei 68 Euros no passeio. Vocês podem comprar o mesmo passeio através deste link.

Passeio tem duração de 4 horas e parte pela manhã do píer no meio do centrinho histórico da cidade. Inclusive, o ponto de partida era exatamente em frente ao meu hotel, o Scandic Torget. A propósito, recomendo muito.

E nem preciso dizer que as paisagens são incrivelmente lindas. Eu tive a sorte de fazer o passeio em um dia de sol no fim do outono em Bergen. Estes passeios são muito procurados no verão, quando as temperaturas são mais amenas e os dias de sol são mais frequentes.

O que fazer em Bergen
Casinhas ao longo do fiorde

O passeio vai até o fundo do Fiorde Mostraumen, e lá no fim dele encontramos Mo, um pequeno vilarejo isolado no meio do fiorde. Uma imagem linda e um dos lugares mais bonitos da região de Bergen.

Leia o artigo completo com todas as dicas deste passeio.

Certamente o passeio pelos fiordes não pode ficar de fora do seu roteiro com o que fazer em Bergen.

Paredões do fiorde
O que fazer em Bergen
Vila no fundo do fiorde

Mercado de Peixes

Por ser uma cidade que surgiu e se desenvolveu junto ao mar, a história de Bergen caminha junto ao seu Mercado de Peixes. A primeira versão do mercado surgiu em 1200 quando Bergen ainda era a capital da Noruega.

Desde então, o Mercado de Peixes de Bergen foi um dos mais importantes pontos comerciais da cidade, onde pescadores traziam o peixe fresco em pequenos barcos para vender à população. Localizado no coração do centro histórico, ele dividia a cena com as Bryggens, que naquela época já comercializavam o bacalhau para todos os cantos do mundo.

Entretanto, o mercado original não existe mais e no lugar dele, foi inaugurado em 2012 um moderno Mercado de Peixes, mais voltado para o turismo do que a sua vocação natural, que era de abastecer a cidade com a pesca.

É bacana visitar, mas se você pretende comer lá, prepare o bolso! Os preços são bem salgados.

Mercado de Peixes

Fortaleza Bergenhus

Como boa cidade medieval, Bergen tem a sua fortaleza, a Bergenhus. O antigo forte fica localizado ao lado das Bryggens e na entrada do porto de Bergen. Uma localização estratégica para atuar na defesa da cidade.

O que fazer em Bergen
A fortaleza vista de fora

O lugar já serviu de residência real quando Bergen ainda era a capital da Noruega, possui construções datadas de 1240, mas também algumas obras de melhorias que foram feitas durante a Segunda Guerra Mundial.

O lugar tem museu e galeria de arte, além de uma torre aberta à visitação, que é cobrada à parte. Contudo, toda a visitação da parte externa é gratuita.

Entrada
Parte interna
Pátio interno

Monte Floyen

Bergen fica rodeada por 7 montanhas e algumas podem ser visitadas facilmente. Uma delas é o Monte Floyen, que atinge 400 metros de altura. É dele que temos a vista mais espetacular da cidade. O monte fica praticamente dentro do centro histórico e lá de cima podemos ver Bergen, as montanhas ao redor e os fiordes.

Entrada do Floibanen

Além do mirante, o topo do monte tem um café, lojas de souvenir, uma área de camping e um parque lindo e totalmente arborizado, que é tomado por cabras! Sim, cabras, um dos símbolos do Monte Floyen.

E a maneira mais bacana de subir é pelo Floibanen, um funicular que foi inaugurado em 1918. Desde 2002 a viagem é feita com veículos modernos, um azul chamado de Blåmann (Homem azul) e um vermelho, o Rødhette (Chapeuzinho Vermelho). E as cores e os nomes já viraram uma tradição desde os anos 50.

Funicular

Recomendo comprar os bilhetes pela internet, pois as bilheterias podem ficar bem tumultuadas na alta temporada (de maio a setembro) O bilhete de ida e volta custa 120 NOK (R$ 56) e só a ida ou a volta custa 65 NOK (R$ 30). O funicular funciona todos os dias, das 8h às 23h.

Uma opção é subir pelo funicular e descer a montanha pela estradinha, uma caminhada de 30 minutos. Definitivamente o Monte Floyen não pode ficar de fora do seu roteiro com o que fazer em Bergen.

A vista lá de cima
Lá de cima conseguimos ver praticamente toda cidade
O que fazer em Bergen
Estradinha que vai até o topo e o abrigo das cabras

Teleférico e o Monte Ulriken

O Monte Ulriken é uma das 7 montanhas que rodeiam Bergen e que pode ser visitada. Trata-se da mais alta de todas, que atinge 643 metros acima do nível do mar. O acesso pode ser por uma trilha, que é bem puxada ou da maneira mais prática, de teleférico.

O Ulriksbanen funciona todos os dias, exceto quando o vento está muito forte ou quando é fechado para manutenção. Ele faz a viagem em poucos minutos da sua base até o topo do monte Ulriken. 

Ele funciona das 9h às 21h (de março a outubro) e das 10h às 17h (outono e inverno). Recomendo consultar os horários e dias de funcionamento e comprar as entradas pelo site oficial. O bilhete de ida e volta custa 365 NOK (R$ 172) e só a ida ou a volta custa 150 NOK (R$ 79).

O que fazer em Bergen
Monte Ulriken

Lille Lungegårdsvannet

O Lille Lungegårdsvannet fica bem no centro da cidade, pertinho da estação de trens e ao lado do ponto final do Light Rail. É o lago mais famoso da cidade e um lugar bem bonitinho, ótimo para passear.

O que fazer em Bergen
O lago e o Monte Ulriken ao fundo
O que fazer em Bergen
Lille Lungegårdsvannet

Byparken

O Byparken é um parque que fica ao lado do Lille Lungegårdsvannet. O parque é pequeno, mas bem bonito e um ótimo lugar para fazer boas fotos e curtir o centrinho de Bergen.

O que fazer em Bergen
Byparken

Passear pela cidade

Apesar de ser a segunda maior cidade da Noruega com menos de 300 mil habitantes, Bergen é pequena para os padrões brasileiros. Assim, tudo o que interessa fica próximo, de modo que o passeio pela cidade é bem agradável.

Curiosamente, Bergen é uma das cidades com o maior índice de chuvas por ano. Em média, chove em Bergen 250 dias por ano. Contudo, nos 3 dias que eu fiquei em Bergen, a chuva não apareceu e todos os dias foram lindos. Eu visitei a cidade durante o outono, em novembro de 2023.

O que fazer em Bergen
Cantinhos escondidos em Bergen

O que fazer em Bergen: compre aqui os seus passeios



mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.