Eu cheguei no Japão voando com a Korean Air vindo de Bangkok com conexão em Seul, e eu já mostrei aqui para vocês como foi esse voo. E no post de hoje eu vou contar como é voar no Boeing 787 da Korean Air de Osaka para Seul. Vamos lá?!
***
A Korean Air é a principal companhia aérea da Coréia do Sul, operando uma enorme rede de destinos, a empresa cobre muito bem a Ásia, Oceania, Estados Unidos e Europa a partir do seu hub em Seul.
A empresa já voou entre Seul e São Paulo com escala em Los Angeles nos Estados Unidos, mas infelizmente esta rota foi cancelada. A empresa tem uma frota bem variada, operando os gigantes Airbus A380, Boeing 747-8 e o clássico 747-400. Também voa com o Boeing 777 série -200 e -300; 787-9; 737 série -800 e -900; Airbus A330 e recentemente o A220, nova designação dos CS300, ex-Bombardier.
No ano passado eu voei com eles no Airbus A380 e no Boeing 747-8. Na viagem até o Japão eu voei no Boeing 777-300ER e a segunda perna foi feita no A330-300 conforme eu mostrei no post anterior.
E sobre a minha volta ao mundo, vou deixar os links aqui embaixo e vou atualizando a lista a medida que as resenhas forem postadas.
***
São Paulo x Doha – Qatar Airways – Classe Executiva
Doha x Bangkok – Qatar Airways – Classe Executiva
Bangkok x Krabi x Bangkok – Thai Airways – Classe econômica
Bangkok x Seul x Tóquio – Korean Air – Classe Executiva
Osaka x Seul – Korean Air – Classe Executiva
Seul x Seattle – Delta Airlines – Classe Executiva
Seattle x Vancouver – Delta Airlines – Primeira Classe
Vancouver x Toronto – Air Canada – Classe econômica (em breve)
Toronto x São Paulo – Air Canada – Classe econômica (em breve)
***
Leia outras avaliações aqui
Como é voar no Boeing 787 da Korean Air
Check-in
Eu cheguei no Aeroporto Kansai em Osaka aproximadamente 2 horas antes do meu voo. Foi tempo suficiente para fazer o check-in e tomar um café rápido na sala vip da Korean.
Preciso ressaltar a proatividade da funcionária do check-in da Korean. Meu voo era para Seul, onde eu passaria algumas horas antes de embarcar para os Estados Unidos com a Delta. Entretanto, as reservas eram separadas. Com isso, eu deveria desembarcar em Seul, pegar a mala, fazer imigração, fazer o check-in novamente, despachar a mala, fazer a imigração de saída, além dos procedimentos de raio-x. Ou seja, uma chatice sem fim.
Mas a funcionária da Korean perguntou se eu queria que ela incluísse o voo para os EUA no mesmo localizador. Assim, eu já saí do Japão com o segundo cartão de embarque (que foi trocado pelo pessoal da Delta antes do embarque) e a minha mala seguiu direto para Seattle. Foi simplesmente maravilhoso! Além da conferência de documentos já ser feita ali, poupando tempo e dores de cabeça. Mas tal manobra só foi possível pois a Korean e Delta são parceiras na aliança SkyTeam e a conexão aconteceu no mesmo aeroporto.
Depois eu segui para a sala vip da Korean, que curiosamente fica na parte aberta do aeroporto, antes da segurança. Honestamente, nunca vi uma sala vip tão fraca. Pequena, apertada e com pouquíssimas opções de alimentação. Apenas noodles industrializados e uns bolinhos secos.
Bom, tomei um café e segui para o raio-x e em seguida acessei a área fechada do aeroporto para aguardar o meu voo.
Embarque
O Aeroporto Kansai em Osaka não é tão grande, apesar de ter uma enorme área para expansão. Mas ele ficou famoso mesmo por ter sido construído em uma ilha artificial, já que espaço no Japão é algo praticamente inexistente. E essa ilha é tão bem construída que ela suporta terremotos, maremotos e os constantes tufões que atingem o Japão todos os anos.
O voo KE722 estava programado para partir às 9h30, o embarque começou às 8h50 em uma das extremidades do terminal. No finger fica um rack com jornais do dia. Entrando na aeronave eu fui recebido por uma comissária que me levou até a minha poltrona, a primeira da cabine executiva do Boeing 787-9 Dreamliner. Meu primeiro voo nesta variante do 787.
A aeronave
Como disse, o voo foi operado por um Boeing 787-9 Dreamliner, a classe executiva da Korean no 787 se chama Prestige Suites. Pois são poltronas Apex Suite com boa privacidade tanto para quem viaja sozinho, como acompanhado. O interessante é que como essas poltronas ficam desalinhadas, todos os passageiros – incluindo o da janela – tem acesso livre ao corredor.
Essa poltrona é o novo padrão da Korean para a sua classe executiva, e ela também equipa os Boeings 747-8 e também está presente nos Boeing 777 e Airbus A330 que estão sendo retrofitados. Uma melhora significante na classe executiva da companhia.
As poltronas são total flatbed, ou seja, reclinam 180 graus virando camas. Tem bons compartimentos para guardar itens pequenos.
A executiva da Korean nessas aeronaves estão distribuídas no layout 2-2-2 contando com 24 poltronas. Já a classe econômica está configurada no layout 3-3-3 com 247 lugares.
Todas poltronas são equipadas com telas touchscreen de 17 polegadas, o controle controle remoto interativo com tela de 7 polegadas fica na parte inferior do braço da poltrona. Todas as cadeiras tem tomadas elétricas e portas USB. As poltronas também são equipadas com luzes de leitura.
Nas poltronas tinha um travesseiro super pequeno, uma sacola com pantufas e fones de ouvido com redutor de ruídos. A Korean só distribui amenity kits em voos de longa distância. Nos banheiros tinha kits com escovas de dentes, creme dental, enxaguante bucal, barbeador, creme de barbear e hidratante.
Voo e serviço de bordo
Logo após o embarque a comissária que me atenderia se apresentou, assim como a chefe de cabine. Trouxeram uma toalha quente para a higiene das mãos e serviram um welcome drink, eu escolhi um suco.
O pushback começou na hora certa, curioso que os funcionários do aeroporto ficam na pista se despedindo da aeronave. Essa cordialidade e educação japonesa é algo muito especial.
Decolamos no horário e pouco depois de atingir a altitude de cruzeiro a tripulação começou o serviço de café da manhã. Tinha duas opções: omelete ou bibimbap – um prato típico da Coréia do Sul. Pedi o omelete que veio com salsichas, batatas, bacon e aspargos. Para acompanhar, um molho branco. Também tinha iogurte, vários pães, manteiga, geleia e um prato de frutas. Para beber sucos, café e chá. Estava muito bom, foi o melhor café da manhã que eu tive voando com a Korean.
Logo depois do serviço eu escureci a janela do Dreamliner, essas aeronaves não possuem persianas, a janela é escurecida de forma eletrônica.
Apesar do voo curto, cerca de 2 horas, eu consegui tirar uma soneca antes do pouso em Seul.
O voo em si foi super tranquilo e sem turbulências. Chegamos em Seul no horário previsto e como a funcionária do check-in em Osaka já tinha feito todos os procedimentos para mim, eu só fiz o raio-x e voltei para a sala de embarque do aeroporto Incheon.
Veja aqui o vídeo deste voo
***
Voar no Boeing 787 da Korean foi uma boa experiência, bem melhor do que os voos que eu fiz no A380, B777 e no A330 em classe executiva. Essa nova poltrona representa um bom upgrade na business da companhia coreana.
Reserve a sua hospedagem aqui
Resolva a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram