Durante a minha volta ao mundo eu fiz uma viagem dentro da Tailândia até Krabi, até porque, ir na Tailândia e não pegar uma praia é um pecado mortal. Pois neste post eu vou contar como é voar com a Thai Airways de Bangkok para Krabi.
***
A Thai é a principal companhia aérea da Tailândia e uma das mais importantes da Ásia. Eleita este ano uma das 10 melhores do mundo pelo ranking da Skytrax, notícias recentes de uma grave crise financeira surpreendeu o mundo.
A situação é tão grave, que existe até mesmo o risco de interrupção das operações. Algo que eu acredito que não acontecerá, pois o governo da Tailândia não deixaria chegar a este ponto. Para eles, a Thai é um orgulho nacional.
A propósito, quem acompanha o Vou na Janela sabe que eu já morei na Tailândia e aqui no blog tem muitos posts sobre o país. Dá uma olhada lá!
Bom, vamos voltar ao assunto do post sobre como é voar de Bangkok para Krabi com a Thai? O principal hub deles fica no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi em Bangkok e a partir de lá ela cobre toda a Ásia, Oceania, Oriente Médio e Europa. Eles também operam várias frequências direto de Phuket para Ásia e Europa.
Eu já voei com eles de Vientiane no Laos para Singapura com conexão em Bangkok e já contei aqui como foi este voo no A330 e no clássico Boeing 747-400. Recomendo a leitura.
E sobre a minha volta ao mundo, vou deixar os links aqui embaixo e vou atualizando a lista a medida que as resenhas forem postadas.
***
São Paulo x Doha – Qatar Airways – Classe Executiva
Doha x Bangkok – Qatar Airways – Classe Executiva
Bangkok x Krabi x Bangkok – Thai Airways – Classe econômica
Bangkok x Seul x Tóquio – Korean Air – Classe Executiva
Osaka x Seul – Korean Air – Classe Executiva
Seul x Seattle – Delta Airlines – Classe Executiva
Seattle x Vancouver – Delta Airlines – Primeira Classe
Vancouver x Toronto – Air Canada – Classe econômica (em breve)
Toronto x São Paulo – Air Canada – Classe econômica (em breve)
***
Leia outras avaliações aqui
Como é voar com a Thai de Bangkok para Krabi
Compra da passagem
Eu comprei a passagem de ida e volta direto no site da Thai. O site é muito prático e não tem pegadinhas. A Thai foi a companhia que ofereceu o melhor preço, no horário que melhor me atendia e ainda com bagagem despachada.
Eu paguei o equivalente a 340 reais na passagem ida e volta. Na Thai Vietjet – um low cost do Vietnã que tem um braço na Tailândia – tinha passagens por 180 reais, mas o horário era péssimo e não tinha despacho de bagagem.
Check-in e raio-x
Eu cheguei no aeroporto Suvarnabhumi 2 horas antes do voo e foi tempo suficiente, já que a parte doméstica do aeroporto é pequena e não exige muito deslocamento. Eu fiz o check-in direto no balcão, pois tinha uma mala para despachar. Todo o procedimento não demorou nem 5 minutos.
Como o voo é doméstico, não tem controle de passaporte, mas o raio-x em Bangkok é sempre bem criterioso, especialmente no Suvarnabhumi.
Embarque
O embarque do voo TG241 começou pontualmente às 7h da manhã, o voo estava marcado para partir às 8h. Como o avião não estava cheio, todo o procedimento de embarque foi rápido. O problema foi uma grupo enorme de indianos que não se decidiam onde iam sentar (eles ficavam trocando de lugares entre si) o que tumultuou a econômica e gerou um estresse geral.
Uma coisa que já chama atenção na Thai é a simpatia dos comissários. Todos muito bem vestidos com uniformes em tom de lilás e rosa, uma variação das cores da companhia. Todos os avisos eram feitos em tailandês e depois em inglês.
A aeronave
Para o meu voo foi escalado um Airbus A330-300 com 7 anos de uso, a variação maior do -200, um modelo bem comum entre as companhias aéreas asiáticas. Essa aeronave estava configurada em duas classes, com 36 poltronas na classe executiva (layout 2-2-2) e 263 na econômica (layout 2-4-2), sendo as últimas poltronas da econômica estão no layout 2-3-2.
Na poltrona tinha um travesseiro de verdade e com fronha daquele material descartável dos travesseiros de avião e também tinham cobertores a disposição dos passageiros.
Todas as poltronas são equipadas com telas individuais touch-screen com o sistema de entretenimento da Thai e controle remoto embutido. Não foram oferecidos fones de ouvido, vamos lembrar que esse é um voo de cerca de 1 hora. Nas poltronas tinha também a revista da Thai e o catálogo do dutty free.
Eu achei as poltronas bem confortáveis, com ótimo reclino. Elas tem apoio de cabeça ajustável e também apoio para os pés. Seria uma ótima aeronave para um voo de longa distância.
Voo e serviço de bordo
Decolamos com um pouco de atraso, mas para mim, não tinha o menor problema. A minha estadia no hotel na Railay Beach só começaria às 14h. Pegamos um pouco de turbulência na subida, o que é algo bem normal em Bangkok.
Apesar de ser um voo bem curto, de cerca de 1 hora, a Thai serviu um lanchinho. Tinha uma salgado recheado de frango com abacaxi e estava ótimo. Para beber tinha sucos, refrigerantes, água e café.
Depois do lanche a tripulação voltou servindo café e chá. Realmente um ótimo serviço para um voo tão curto.
Logo em seguida já iniciamos os procedimentos para pouso no aeroporto de Krabi.
***
A Thai sempre entrega um serviço muito bom, seja em rotas curtas, médias ou longas. Torço muito para a recuperação da companhia e que ela continue levando essa alegria para vários cantos do mundo.
Eu fiz um vídeo dessa viagem, de Bangkok para Krabi e depois até a Railay Beach. Dá uma olhada:
Tudo sobre a Railay Beach
Uma pequena península cercada pelo mar azul turquesa da Tailândia e acessível apenas por barco. Railay Beach na Tailândia é um pequeno pedacinho do paraíso, com suas praias lindas e atmosfera única.
A primeira vez que eu estive lá foi em 2016, na época a praia – que na verdade são quatro – não era tão conhecida assim e existiam poucas informações em português na internet. Hoje, Railay já é um dos destinos mais procurados pela galera que vai explorar as ilhas da tailândia e caiu no gosto dos brasileiros que vem para a Tailândia.
Mas para você não cair de pára-quedas nessa história, cola neste post com todas as minhas dicas da Railay Beach.
Leia mais:
Tudo sobre a Railay Beach
Reserve aqui seus passeios saindo da Railay ou de Krabi
Planejando a sua viagem para a Tailândia
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Onde se hospedar em Bangkok
Perigos e golpes na Tailândia
Quanto custam as coisas na Tailândia?
15 coisas que você precisa saber antes de visitar Bangkok
Que moeda levar para a Tailândia
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
Como usar o metrô de Bangkok
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram