Torre Gálata

Um dos lugares mais visitados de Istambul e de onde temos uma fantástica vista em 360 graus da cidade. A Torre Gálata reina absoluta há mais de 600 anos nas colinas de Beyoğlu, um dos bairros mais agitados de Istambul.

***

Quando falamos em Istambul, tudo vem carregado com muita história e a Torre Gálata não seria diferente. A primeira versão da Torre Gálata foi construída em madeira em 528 para servir como um farol de orientação aos navegadores que desbravavam o estreito de Bósforo, que marca a divisa natural entre Europa e Ásia.

Torre Gálata
A torre vista por entre os prédios de Beyoğlu
Torre Gálata
Torre Gálata

Mas foi em 1348 que os genoveses – que haviam tomado recentemente Constantinopla – construíram a torre medieval, inicialmente batizada de Torre de Cristo. Durante a conquista de Constantinopla em 1453 pelo Sultão Mehmet II que a torre foi ocupada e posteriormente chamada de Torre Gálata.

E desde então, a Torre Gálata já sobreviveu a ataques, guerras, terremotos e a muitas invasões desde a época de Constantinopla até a atual Istambul.

Leia mais:
Dicas da Turquia para organizar a sua viagem
Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade
Onde ficar em Istambul (hotéis que eu já fiquei e recomendo)


A Torre Gálata e a melhor vista de Istambul


Não bastava ser linda e com muita história, mas é da Torre Gálata que temos a melhor vista de Istambul. Com pouco mais de 60 metros de altura, a sua posição privilegiada no alto de uma colina garante a melhor vista da cidade. No topo da torre existe um restaurante carésimo e um deck de onde temos a vista em 360 graus da cidade.

Torre Gálata
A melhor vista de Istambul
Torre Gálata
Bósforo
Torre Gálata
Sultanahmet ao fundo

Lá de cima vemos o Estreito do Bósforo, a parte asiática de Istambul, Chifre de Ouro – estuário que divide Europa da Ásia – Mesquita Azul e Hagia Sophia no Sultanahmet e também uma visão excelente da Mesquita Nova, nos arredores do Spice Bazaar.

Eu já visitei a torre em duas ocasiões, pela manhã e no fim do dia e definitivamente a visão do pôr do sol lá de cima é uma das experiências mais belas que podemos ter em Istambul. Se você estiver em dúvida sobre em qual momento do dia visitar a Torre Gálata, vá perto do fim do dia e você não se arrependerá. 

Torre Gálata
Lado europeu
Torre Gálata
Todo mundo curtindo o pôr do sol
Torre Gálata
Bósforo, Ponte Gálata e o Sultanahmet ao fundo

Como visitar a Torre Gálata


Quem está hospedado no Sultanahmet, basta atravessar a Ponte Gálata a pé ou de tram (veja como usar os trams de Istambul). Atravessar a pé é super bacana pois a ponte tem uma vista muito bonita do Estreito do Bósforo, além de ter algumas plataformas no nível inferior de onde temos uma outra visão da cidade. A ponte em si já é um passeio super legal para fazer em Istambul.

Torre Gálata
Ponte Gálata
Torre Gálata
Bósforo e a torre ao fundo
Torre Gálata
Escadinhas e direção a torre

Se você optar por atravessar a ponte de tram, desça na parada Karaköy İstasyonu. É a primeira parada do tram logo depois de cruzar a ponte. Depois basta seguir as placas indicando a direção da torre.

A minha última visita foi em fevereiro deste ano e eu paguei 25 liras (19 reais) para visitar a torre. A subida é feita de elevador, que foi instalado na torre durante uma grande reforma nos anos 60.


Reserve um passeio em Istambul



Se você estiver procurando onde ficar em Istambul, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui.

Veja também onde se hospedar perto do Novo Aeroporto de Istambul.

Na minha última passagem por Istambul eu fiquei no Dosso Dossi Hotels Old City. O Hotel fica no Sultanahmet, colado na Mesquita Azul e na Hagia Sofia. O hotel tem um café da manhã fantástico, além de alguns mimos como chá da tarde e sopa no fim da noite como cortesia.

Na minha primeira viagem eu fiquei em Yenikapi, e essa região é cheia de boas opções de hospedagem e eu escolhi o Marmara Place Old City Hotel e gostei muito desse hotel. A localização era perfeita, a poucos metros do metrô e apenas 2 quadras curtas do ponto de onde passam os trams em direção ao centro histórico.

Pertinho dele, e ainda mais perto do ponto dos trams, tem o Eskar Hotel, que falaram super bem dele pra mim e também é uma ótima opção de hospedagem em Istambul.

Outro hotel nessa região que estava entre os meus favoritos era o Eternity Hotel, com decoração super clean e vista incrível do salão de onde é servido o café da manhã.

Quer ficar hospedado em um hotel no melhor estilo palácio vitoriano e pagando pouco? A dica é o Deluxe Golden Horn Sultanahmet Hotel e como o nome diz, ele fica no Sultanahmet, colado nas grandes atrações de Istambul.

Agora, se você não quer arriscar e prefere ser conservador na hora de escolher onde ficar em Istambul, a dica é o Eurostars Hotel Old City. Ele fica pertinho da Ponte Galata e do Sultanahment.

Outras opções no Sultanahmet, dá uma olhada no Optmist Hotel, que tem uma vista linda da Mesquita Azul, o principal ponto turístico de Istambul. Outro hotel lindinho é o Coliseum, que fica praticamente dentro do Hipódromo e com uma vista perfeita da Mesquita Azul, Hagia Sofia e do Bósforo.


Dicas da Turquia para organizar a sua viagem
Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade
Com ir do aeroporto Sabiha Gökçen até o centro de Istambul
Como usar a rede de metrô e bondes de Istambul
Imigração em Istambul
Golpes na Turquia


O que fazer em Istambul
Como visitar a Mesquita Azul
Hagia Sophia
Torre Gálata
Os bazares de Istambul
Passeio de barco pelo Estreito do Bósforo
Cisterna da Basílica
Ponte Gálata










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.