Como ir do aeroporto de Atenas, na Grécia até o centro da cidade

Aeroporto de Atenas

Olá viajantes! Este post é para você que está com passagem marcada para a Grécia e ainda não sabe como ir do aeroporto de Atenas até o centro da cidade. Mas já adianto, é fácil e muito cômodo.

***

A capital grega é atendida pelo Aeroporto Internacional de Atenas Elefthérios Venizélos, que foi inaugurado em 2001 para substituir o antigo aeroporto da cidade na esteira das obras para a Olimpíada de 2004.

Apesar da distância para cidade, chegar por ele é fácil e prático. Mas antes, vamos tirar algumas dúvidas sobre a imigração?


Imigração no aeroporto de Atenas


Como o aeroporto não recebe voos vindos do Brasil, é bem provável que você não faça a sua imigração lá, já que a Grécia faz parte do Espaço Schengen e da União Europeia. Entretanto, se você estiver vindo de fora do Espaço Schengen, aí sim, terá que fazer a imigração em Atenas. Por exemplo, se você estiver voando com a British Airways (via Londres), Turkish Airlines (via Istambul), Qatar Airways (via Doha) ou Emirates (via Dubai).

Salvo esses casos, a sua chegada no Aeroporto de Atenas será considerada uma viagem doméstica, exatamente como acontece em outros países da Europa que fazem parte do Espaço Schengen.

Todavia, fazer a imigração em Atenas segue os mesmos procedimentos dos demais países europeus. Recomendo ler o meu post onde eu dou dicas para passar pela imigração na Europa.


Do aeroporto de Atenas até o centro da cidade


O Aeroporto de Atenas fica distante 30 quilômetros do centro da cidade e apesar da distância, ele é atendido pelo metrô da cidade. Uma das poucas obras do legado olímpico que beneficia os atenienses e também os visitantes.

O aeroporto é atendido pela Linha 3 – Azul do Metrô de Atenas, o ponto inicial é na estação do aeroporto, ela atravessa o centro da cidade onde se conecta com as linhas verde e vermelha, e vai até Aghia Marina.

Aeroporto de Atenas
Mapa do metrô de Atenas

Ao sair do desembarque, procure as placas indicando o metrô ou “trains to the city”. Atravesse a rua em frente ao aeroporto e do outro lado a escada rolante que dá acesso a estação. 

A passarela atravessa uma rua e o estacionamento do aeroporto e no fim desse corredor fica a estação. Até aqui, todas as placas estão em inglês e grego.

Aeroporto de Atenas
Estação do metrô do aeroporto de Atenas

Chegando na estação você pode comprar o bilhete do metrô nas máquinas automáticas ou nos balcões de atendimento. Eu fui direto na máquina, o procedimento é simples e o pagamento pode ser feito em dinheiro (Euros) ou cartão de crédito.

Aeroporto de Atenas
Máquinas de vendas e o bilhete

Mas aqui é preciso ficar atento pois é preciso comprar um bilhete específico para ir do aeroporto até a cidade. O custo é de 10 euros e a multa para quem comprar o bilhete mais barato é alta e varia de acordo com o trajeto percorrido. Podendo custar até 20 vezes o valor do bilhete original. Por tanto, tenha muita atenção nessa hora e na dúvida, é melhor comprar direto na bilheteria.

Aeroporto de Atenas
Escolha esta opção
Aeroporto de Atenas
Observe que existe a opção de comprar ida e volta

Depois é só descer até a plataforma. Mas aqui é preciso ter um pouco de atenção, pois na mesma plataforma funcionam dois serviços. De um lado partem os trens suburbanos e do lado oposto, o metrô.

Aeroporto de Atenas
Entrada das plataformas
Aeroporto de Atenas
Plataforma de embarque

Os trens partem do aeroporto de Atenas até o centro da cidade a cada 30 minutos, porém, em horários de pouco movimento e na baixa temporada, esse intervalo pode ser de 1 hora. Pois nem todos os trens que correm na Linha 3 seguem até o aeroporto de Atenas. E aqui fica mais uma dica, tenham atenção na hora de voltar da cidade e pegar o trem com destino ao aeroporto.

A viagem do aeroporto de Atenas até o centro leva aproximadamente 40 minutos.


Dicas e cuidados


Os vagões do metrô tem lugares para as malas, o que é muito útil pois a medida que o metrô vai parando nas estações em direção a cidade, o vagão vai enchendo. E claro, as malas podem atrapalhar o fluxo de pessoas.

Aeroporto de Atenas
Lugar para as malas
Aeroporto de Atenas
Vagão do metrô de Atenas

Tenha muito cuidado com bolsas e carteiras no metrô, especialmente nas escadas rolantes. O bolso menor da minha mochila foi aberto nessa hora, mas não tinha nada além de papéis. Nunca deixo nada de valor nesses bolsos que podem ser abertos facilmente.

Aeroporto de Atenas
Sinalização em inglês

A maioria das estações tem sinalização em inglês e muitos trens contam com letreiros digitais em que podemos ir acompanhando o andamento do metrô. Mas alguns trens antigos não tem esse serviço e tão pouco sinalização em inglês, principalmente os trens das linhas verde e vermelha. Aí é preciso ter muita atenção para desembarcar no lugar correto.

***

Bom, pessoal, ir e vir do aeroporto de Atenas é muito simples e prático, basta ter atenção a estas particularidades que eu citei e aproveitar a sua estadia na cidade.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

 


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.