Como usar o metrô de Atenas na Grécia de forma prática

Como usar o metrô de Atenas

Se você quer saber como usar o metrô de Atenas eu tenho uma ótima notícia para você: não precisa falar grego!

***

Brincadeiras à parte, o metrô de Atenas é fácil de ser usado e com ele você consegue ir do aeroporto até o centro da cidade de maneira rápida e prática, além de chegar a todas as áreas turísticas da cidade.

Confesso que eu estava com um pouco de medo de não entender nada e não saber como usar o metrô de Atenas. Entretanto, ao pisar na estação do aeroporto e constatar que toda a comunicação estava em grego e inglês, me deu bastante alívio. Mesmo assim, é preciso ficar atento a alguns detalhes que eu vou explicar a seguir.

Aeroporto de Atenas Como usar o metrô de Atenas
Como usar o metrô de Atenas

Entendendo o metrô de Atenas


O metrô de Atenas tem apenas três linhas: 1) verde (Kifissia – Piraeus); 2) vermelha (Anthoupoli – Eliniko) e 3) Azul (Aghia Marina – Douk. Plakentias – Aeroporto Internacional). Apesar de serem apenas três linhas, elas cobrem muito bem a cidade. Todas elas se encontram em uma conexão triangular no centro de Atenas, nas estações Syntagma (linhas verde e azul); Omonia (linhas verde e vermelha) e Monastiraki (linhas vermelha e azul). Estas, portanto, são as principais estações de metrô de Atenas e ficam próximas dos pontos turísticos principais.

Como usar o metrô de Atenas
Mapa do metrô de Atenas

Como usar o metrô de Atenas


O primeiro passo é ter um mapa como esse acima ou baixar algum app de mapas e metrô no seu celular. Recomendo o Metro Mapp Lite, que tem mapas de metrôs de diversas cidades.

O segundo passo é comprar o bilhete nas máquinas de vendas, as mais novas aceitam o pagamento em cédulas, moedas e cartão de crédito. Lembrando que a moeda da Grécia é o Euro.

Os bilhetes mais comuns são esses:

  • Single Journey: é o bilhete mais simples e que vale tanto para o metrô, quanto para o ônibus e trams por até 90 minutos. Preço: 1.40 EUR.
  • 24 Hours Ticket: como o nome diz, é o bilhete válido por 24 horas e serve para todos os modais. Preço: 4.50 EUR.
  • 5 Days Ticket: Esse bilhete tem um excelente custo benefício para quem vai ficar mais de dois dias em Atenas. Lembrando que ele também vale tanto para o metrô, quanto para o ônibus e trams. Preço: 9 EUR.
  • Metro Ticket Airport: É o bilhete para ir e vir do aeroporto de Atenas. Eu já expliquei aqui como chegar no aeroporto, recomendo a leitura. Preço: 10 EUR.
  • 3 Days tourist ticket + Airport: É um bilhete bem interessante, ele vale por três dias e inclui uma ida e volta do aeroporto. Ideal para quem vai ficar até 3 dias em Atenas. Preço: 22 EUR.
Como usar o metrô de Atenas
Máquinas de vendas e o bilhete

Em seguida valide seus bilhetes antes de entrar na estação. A validade dos bilhetes começam a contar a partir da primeira validação. Se a sua estação não possuir máquinas de validação, o mesmo pode ser feito ao passar o cartão pelos leitores das catracas. 

Como usar o metrô de Atenas
Mapa da linha na escada de acesso a plataforma
Como usar o metrô de Atenas
Estação do metrô de Atenas

Depois basta descer até as plataformas, observar no display na frente dos trens qual é o destino daquela composição. Especialmente na linha azul, onde nem todos os trens seguem até o aeroporto, ponto final da linha.

Os vagões mais novos possuem mapas iluminados e telas que informam a próxima estação, algo que não está presente nos vagões mais antigos que circulam pelas linhas verde e vermelha. Neste caso, é preciso ter mais atenção para não perder a estação.

Como usar o metrô de Atenas
Plataformas

Cuidados importantes

O metrô de Atenas é conhecido pelos pequenos roubos e furtos e eu passei por isso. Na escada rolante lotada, eu senti abrirem a minha mochila. Mas era impossível virar para trás pois havia muita gente na escada. Quando cheguei ao topo eu pude constatar que dois caras atrás de mim abriram o bolso menor da minha mochila. Por sorte eu nunca deixo nada de valor ali e os caras não levaram nada. Essa dica é válida para qualquer lugar do mundo, não só em Atenas.

***


Se você estiver procurando onde ficar em Atenas, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Mas eu deixo algumas dicas aqui embaixo:

Eu fiquei no The Stanley, um hotel quatro estrelas bem mais barato do que os hotéis das áreas mais famosas como Plaka e Monastiraki. E foi um dos hotéis mais confortáveis que eu já fiquei.

Pertinho dele tem outros ótimos hotéis, como o Wyndham Grand Athens, um luxo e na mesma faixa de preço. E ao lado dele o Wyndham Athens Residence, que é da mesma família e igualmente bom.

Para quem quer ficar bem localizado e economizar bastante, uma boa dica é o Kimon Hotel Athens. O hotel é simples, porém bem charmoso e confortável. Além de ter uma excelente vista da Acrópole e do Partenon. O Hotel Byron é outro excelente hotel com baixo custo e ótima localização. Bom para economizar com hospedagem, sem abrir mão da boa localização e do conforto.

Outro excelente hotel na mesma região é o Herodion Hotel, um quatro estrelas com excelente custo benefício. O Herodion Hotel fica pertinho do metrô, entre o Museu da Acrópole e a Acrópole. 

Se você quer um pouco mais de conforto, nesta mesma região fica o AthensWas Hotel, um hotel 5 estrelas muito moderno, confortável e com excelente localização.

Pella Inn Hostel tem um ótimo custo benefício. A localização é ótima, perto do metrô e dos pontos turísticos. Já o Adrian Hotel é um duas estrelas quase a preço de hostel, igualmente bem localizado.

360 Degrees é um hotel com localização excelente e muito confortável. Fica coladinho no metrô e perto do Monastiraki Flea Market e da Ágora. É o tipo de hotel que não tem como errar.


Aeroporto de Atenas: Imigração e transporte até o centro
Como usar o metrô de Atenas
Como é voar com a Olympic Air da Grécia


Uma visita a Acrópole de Atenas
Templo de Zeus Olímpico
Estádio Panatenaico

Como usar o metrô de Atenas










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.