Como é voar no Airbus A380 da Qatar na classe executiva

A380 da Qatar

Eu costumo dizer que voar no Airbus A380 é uma experiência completamente diferente das outras aeronaves. E hoje eu vou contar como é voar no Airbus A380 da Qatar na classe executiva de Doha para Paris.

***

Não foi a primeira vez que eu voei no Airbus A380, eu já mostrei aqui a experiência de voo nessas aeronaves voando com a Emirates (econômica e executiva), Korean Air (executiva) e também na Qatar (econômica) em um voo que eu fiz de Bangkok para Doha há alguns anos.

Ele é o maior avião comercial para transporte de passageiros do mundo e apesar do tamanho gigantesco, é uma aeronave incrivelmente silenciosa. Não sei que bruxaria a Airbus fez para fazer um quadrimotor daquele tamanho ser tão silencioso. Além disso, o A380 é mais espaçoso e a gente não tem a sensação de claustrofobia, como em outras aeronaves.

O lado triste dessa história é que o A380 vem deixando de voar. Antes mesmo da pandemia a Airbus já tinha cancelado a produção dele. Com a pandemia e a queda na demanda de passageiros, cada vez mais aeronaves estão sendo aposentadas prematuramente. Algumas podem sequer voltar a voar. 

Para o passageiro brasileiro, a boa notícia é que a Emirates vai seguir voando com o A380 por um bom tempo ainda, sendo a única aeronave do modelo a operar regularmente no Brasil.

A380 da Qatar

Como é voar no Airbus A380 da Qatar


A minha viagem começou em Istambul na Turquia, onde eu já saí com o check-in e cartão de embarque do voo de Doha para Paris. Eu tinha uma conexão de 15 horas em Doha pois tinha um compromisso na cidade. Sendo assim, eu fiz a imigração em Doha para poder sair do aeroporto.

Como o voo de Doha para Paris seria na classe executiva, o procedimento para quem viaja em cabine superior é um pouco diferente. A Qatar tem um lounge onde é feita a imigração dos passageiros viajando em Business ou First Class. Eu já contei como é passar pela imigração em Doha aqui no blog, dá uma olhada.

A380 da Qatar
Arrival lounge
A380 da Qatar
Arrival lounge

No dia seguinte, eu acordei cedo e segui direto para o aeroporto. Passageiros que embarcam em Doha voando em business ou first tem uma área exclusiva do aeroporto para check-in. O lugar mais parece um lounge, nada daqueles tradicionais balcões conectados com as esteiras de bagagem.

Como eu já tinha o meu cartão de embarque, segui direto para o raio-x exclusivo dos passageiros da business ou first. Se tem algo que eu acho muito bacana na Qatar é que o passageiro realmente é tratado como VIP.

A380 da Qatar
Check-in premium em Doha

Lounge

Depois de passar pelos procedimentos de raio-x eu segui para o lounge VIP Al Mourjan, usado pelos passageiros da executiva. Eu fiquei lá por uma hora e a sala estava bem cheia. Só tomei um café e salvei o estômago para comer tudo no avião. Me julguem! hahaha

Falando rapidamente desse lounge, é pura ostentação. Tem até um imenso espelho d’água lá dentro. E ele tem também dois restaurantes, diversas ilhas com bebidas e comidinhas, muitos lugares para sentar, sala de jogos, business center para quem quiser trabalhar, espaços para famílias, espreguiçadeira para tirar um cochilo com privacidade e banheiros super completos onde onde a gente pode tomar um belo banho antes de seguir viagem.

A380 da Qatar
Lounge em Doha
A380 da Qatar
Um espelho d’água dentro do lounge

Embarque

Em Doha existem salas de embarque onde acontece o pré-embarque e no caso do A380, essas salas possuem dois andares. No andar de baixo ficam aguardando os passageiros da classe econômica e no andar de cima os passageiros voando em business ou first.

Quando eu cheguei no gate o embarque dos passageiros já tinha começado e eu entrei direto no avião. Ainda sobre o embarque, a Qatar usa três pontes para realizar o embarque no A380. Duas pontes para o deck inferior, onde fica a classe econômica e uma ponte no deck superior para a business e first.


A Aeronave

A Qatar configurou os seus A380 para levar até 537 passageiros divididos em três classes: são 8 suítes abertas na primeira classe (layout 1-2-1); 48 poltronas na classe executiva (layout 1-2-1); e 461 poltronas na classe econômica (layout 3-4-3), que ocupa todo piso inferior da aeronave. 

A380 da Qatar
Poltronas da business do A380

Curiosamente a Qatar tem uma pequena seção da classe econômica final do piso superior, uma cabine pequena e bem agradável com poltronas no layout 2-4-2. Se eu fosse voar na classe econômica, certamente marcaria a minha poltrona nessa cabine. Veja como é voar na classe econômica do A380 da Qatar.

A380 da Qatar
Poltronas da business do A380
A380 da Qatar
Controles da poltrona
A380 da Qatar
Conexões
A380 da Qatar
Compartimento lateral

As poltronas são total flat bed e viram cama, mesmo não sendo a melhor poltrona da Qatar na business, o conforto não deixa a desejar. Hoje o melhor produto da empresa para classe executiva é a famosa Qsuite, que são pequenas cabines com porta. Eu já voei nessa cabine de Singapura para Doha no Airbus A350-1000 e de São Paulo para Doha no Boeing 777-200LR. Vejam que coisa sensacional.

A380 da Qatar
Sistema de entretenimento

Toda as poltronas são equipadas com uma enorme tela touch-screen de 17 polegadas com o sistema de entretenimento da Qatar, o Oryx One. O A380 tem 3 câmeras externas de onde podemos acompanhar todo o voo, é muito bacana.

O poltrona conta com um controle remoto interativo. Dá até para assistir a programação pela telinha do controle. As poltronas tem também portas USBs e tomada elétrica.

A380 da Qatar
Fones de ouvido

Na poltrona tinha um travesseiro grande, cobertor, garrafa de água Evian e fones de ouvido com redutor de ruídos. Além do amenity kit da Brics, uma marca italiana de malas de luxo. Dentro dele tinha um par de meias, máscara de dormir, protetor de ouvidos, creme anti idade, spray facial e lip balm da marca italiana Castello Monte Vibiano Vecchio. 

A380 da Qatar
Amenity kit da Brics
A380 da Qatar
Amenity kit da Brics

A Qatar deixa os kits com escova e creme dental, barbeador e creme de barbear nos banheiros. Em voos longos e noturnos a Qatar também entrega pijamas da The White Company de Londres com pantufas, mas não era o caso já que o meu voo partia de Doha às 7h da manhã e tinha pouco mais de 7 horas de duração.

Outro detalhe muito bacana é que o A380 da Qatar tem um lounge a bordo. E o que mais me impressionou foi o tamanho do bar, que conta com uma infinidade de drinks, bebidas e muitas comidinhas. Eu passei longas horas naquele lounge e eu falo mais disso adiante.


Voo e serviço de bordo

Logo após o embarque o comissário que ia me atender trouxe o menu, carta de vinhos, o welcome drink que eu escolhi e toalhas quentes. Em seguida ele anotou o meu pedido de café da manhã e as minhas bebidas. Eu acho bacana que na Qatar você escolhe em qual momento do voo quer comer, é o chamado Dinner on demand. Eu pedi para ser servido após a decolagem para poder curtir mais o voo.

A380 da Qatar
Welcome drink e menus

A aeronave deixou o gate na hora certa, mas a fila de aeronaves para decolar em Doha naquela hora da manhã era tão grande que demoramos cerca de 25 minutos para decolar.

A380 da Qatar
Sobrevoando o deserto

A decolagem e sobrevoo em Doha é muito bacana, geralmente os aviões decolam pela pista 34R, sendo assim, procure se sentar do lado direito do avião para você ver o Skyline de Doha na decolagem e a Pérola (The Pearl), um conjunto de ilhas artificiais lindos em Doha.

A380 da Qatar
Sobrevoo em Doha

Logo após a decolagem o comissário trouxe o vinho que eu tinha pedido, acompanhado de nozes quentes. E em seguida começou a comilança. A mesa foi posta com uma luminária muito bonitinha, pães, manteiga e geleia. Primeiro veio um smoothie de banana batido na hora. Em seguida veio um iogurte servido em uma taça com granola e frutas vermelhas. O prato principal foi omelete com salsichas e legumes grelhados. Mais pães foram servidos e o prato de queijos que estava dos deuses! Inshalá!  Para beber, um capuccino maravilhoso e suco de laranja.

A380 da Qatar
Smoothie de banana
A380 da Qatar
Mesa montada
A380 da Qatar
Iogurte
A380 da Qatar
Prato principal
A380 da Qatar
Prato de queijos

Depois do café eu fui visitar o lounge, olhem nas fotos o tamanho desse lugar. Além de lindo é super confortável. Tomei algumas taças de champanhe, comi mais comidinhas, conversei bastante com a tripulação e depois voltei para a poltrona.

A380 da Qatar
Lounge
A380 da Qatar
Lounge do A380 da Qatar
A380 da Qatar
Lounge do A380 da Qatar
A380 da Qatar
Mais comida

A essa altura já estávamos com umas 4 horas de voo que eu confesso que nem vi passar. Apaguei as luzes, fechei as persianas que tem um fechamento automático e dormi por cerca de 1 hora. Quando acordei, adivinha? O comissário perguntou se eu queria o segundo serviço, mas é cla-ro! 

A380 da Qatar
Afternoon tea

Eu escolhi o English Afternoon Tea que eu já tinha comido em um voo de Doha para Bangkok no A350 e foi delicioso. E vem um chá da tarde inglês autêntico. Um mix de sanduíches, acompanhado de pães, queijos, manteiga e uns docinhos. Para beber, Early Grey, lógico!

A380 da Qatar
Cabine durante o voo

Pouco depois já iniciamos os procedimentos de descida até o Aeroporto Charles de Gaulle em Paris. Apesar de um voo extremamente tranquilo, sem turbulência alguma, a descida em Paris foi bem agitada. Cheguei a ficar enjoado e olha que eu nunca tenho enjoo em avião. Mas por conta de uma frente fria que estava passando pela Europa, o vento estava muito forte e o avião balançava muito de um lado para o outro.

A380 da Qatar
Descida para o CDG
A380 da Qatar
Muita turbulência

Apesar do enjoo, o pouso foi em segurança e rapidamente estacionamos no Terminal 1 do Charles de Gaulle. Na porta da aeronave foi distribuído o cartão do fast-track para acesso a um setor exclusivo de imigração para passageiros voando em classe superior. E como em outras ocasiões, nenhuma pergunta foi feita na imigração. Como eu estava viajando só com a mala de bordo, segui direto para a estação de trem do aeroporto, peguei o trem e segui para Paris.

***

Voar na Qatar é certamente a melhor experiência que você pode ter dentro de um avião. A companhia merece o título de melhor do mundo e a sua executiva é impecável, seja na QSuite ou na cabine tradicional. E voar no A380 é uma experiência única. Torço muito para que o mercado se recupere para que esse avião extraordinário volte a brilhar mundo afora.

***


Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.

A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.

Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.

Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.


Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica


Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.