Aurora Boreal na Noruega: tudo o que você precisa saber

Existem vários lugares no hemisfério norte onde é possível ver a Aurora Boreal, um dos mais belos fenômenos naturais que podemos apreciar. Entretanto, a cidade de Tromso no extremo norte da Noruega é conhecida como a “capital mundial da Aurora Boreal”. E como este era um dos sonhos que eu queria realizar, eu sabia que Tromso seria o meu destino. Neste post eu compartilho com vocês, como foi a minha experiência com a Aurora Boreal em Tromso na Noruega.

***

Primeiramente, vamos entender que a Aurora Boreal, ou Northern Lights, é um fenômeno natural imprevisível e por conta disso, não é algo que seja controlado. O fato é que muitas pessoas gastam dias em locais prováveis e até improváveis e não conseguem ver nada. As luzes já foram vistas em localidades mais ao sul da Noruega como Trondheim ou Bergen, mas é algo extremamente raro de acontecer. Por tanto, não aposte nisso se o seu objetivo é ver a Aurora.

Quanto mais ao norte, melhores serão as suas chances. Tromso fica mais de 300 km acima do Círculo Polar Ártico, mais próxima do Pólo Norte do que a região sul da Noruega. Por isso, as chances de ver a Aurora Boreal em Tromso são maiores.

Leia mais:
O que fazer em Tromso
Onde se hospedar em Tromso
O que fazer em Bergen
Passeio pelos fiordes de Bergen
Como ver a Aurora Borel na Noruega
Roteiro em Oslo
Dicas da Noruega para organizar a sua viagem

Como foi ver a Aurora Boreal na Noruega

Como chegar em Tromso


A forma mais prática e rápida é voando. A cidade tem um bom aeroporto e recebe muitos voos diariamente de várias cidades como Oslo (SAS e Norwegian), Bergen (Wideroe), Copenhagen (SAS), Paris (Air France) e Londres (Wizzair).

Apesar da Noruega ter uma excelente rede ferroviária, o trem ainda não chega até Tromso, mas é possível ir de trem de Oslo até Bodo e de lá pegar um ônibus para percorrer os 500 km restantes até Tromso. Honestamente, eu nem consideraria essa segunda opção, pois o avião, além de ser infinitamente mais rápido, é mais barato e menos trabalhoso.

Aurora Boreal em Tromso
Aeroporto de Tromso

Onde ficar em Tromso


Eu me hospedei no Clarion Hotel The Edge, que tem uma localização privilegiada, de frente para o mar e as montanhas. Eu escolhi este hotel pois existem resenhas de vários hóspedes (inclusive brasileiros) que conseguiram ver a Aurora Boreal da janela do quarto. Então, logicamente para aumentar as minhas chances, eu escolhi este hotel.

O Clarion Hotel The Edge tem quartos maravilhosos e um excelente café da manhã. Escolha um quarto com vista para o mar, pois é o lado onde é possível ver a Aurora Boreal pela janela do quarto. Mas tenha em mente que nem sempre isso acontece e precisa ser uma aurora forte o suficiente para romper com as luzes da cidade e se tornar visível. Falarei melhor sobre isso mais adiante.

E o Clarion Hotel The Edge fica ao lado do ponto de onde saem os passeios para ver a Aurora, assim você ainda vai economizar no táxi, que não é nada barato na Noruega.

Veja mais dicas de hospedagem em Tromso

Aurora Boreal em Tromso
Quarto do Clarion

Quando ver a Aurora Boreal em Tromso?


O fenômeno acontece nos meses frios e vai de meados de setembro até o começo de março. Entretanto, os melhores meses são novembro, dezembro e janeiro. Eu escolhi novembro pois não é tão frio como dezembro e janeiro e ainda existe luz do dia.

Em novembro o dia amanhece por volta das 9h da manhã e se põe antes das 14h. São menos de 5 horas de luz do dia e durante o inverno, acontece a chamada “Noite Polar” onde o sol não aparece durante 2 meses. Isso mesmo, são 60 dias de noites contínuas e temperaturas que podem chegar até -20 graus.

E tem hora para acontecer? Sim! O fenômeno acontece normalmente entre 18h e 1h da manhã.

Aurora Boreal em Tromso
Aurora Boreal em Tromso

Como ver a Aurora Boreal em Tromso


Eu consegui ver a Aurora Boreal em Tromso duas vezes. A primeira vez foi fazendo um dos passeios e a segunda vez foi em um topo do Utsiktspunkt e vou falar mais sobre isso adiante.

Eu comprei meu passeio pelo Get Your Guide e foi mais barato que o preço praticado pelas agências locais. Recomendo comprar com antecedência e nunca deixar para comprar em cima da hora pois esses passeios se esgotam rapidamente.

Existem vários passeios ofertados, alguns com grupos menores e outros que incluem até fotógrafos para fazer fotos profissionais. O passeio que eu escolhi é deste link aqui e tem aproximadamente 6 horas de duração.

A vantagem de comprar o passeio, além da comodidade obviamente, é que os guias sabem exatamente quais são os melhores lugares para ver a Aurora Boreal. E eles farão de tudo para que a gente consiga ver.


Caçando a Aurora Boreal

Saímos de Tromso às 18h30 e seguimos de ônibus para uma das ilhas da região. Quanto mais afastados estivermos das luzes da cidade, melhor. Tem que ser um lugar de escuridão total, especialmente se a aurora estiver fraca. 

No primeiro ponto de parada, distante uns 10 km de Tromso, nada aconteceu. Então rodamos mais 50 km até uma das ilhas isoladas e mais altas. O fenômeno acontece quando os ventos solares reagem com os gases da nossa atmosfera. Portanto, quanto mais fortes estiverem os ventos solares, maiores são as chances.

Fomos até uma ilha chamada Sommarøy e lá ficamos esperando. A temperatura era de -15 graus, é preciso se vestir adequadamente com roupas térmicas, casacos apropriados e toda parafernalha que você puder usar para te aquecer.

E foi precisamente às 21h20 que as primeiras luzes começaram a aparecer no horizonte. Vale a pena dizer que muitas imagens de Aurora Boreal que vemos nas redes sociais são manipuladas. Aquelas cores fortes parecendo neon, não são reais. A olho nú, conseguimos ver as luzes, mas na câmera, a imagem sempre vai ficar melhor.

Aurora Boreal

Isso pode ser decepcionante para muita gente, que vai esperando um carnaval de luzes no céu. É absolutamente lindo e um privilégio gigante poder testemunhar as luzes dançando no céu, mas é preciso alinhar as expectativas.

Por volta das 23h30 o fenômeno acabou e iniciamos o retorno para Tromso.

Aurora Boreal

Aurora Boreal no Utsiktspunkt


O centro de Tromso fica em uma ilha chamada de Tromsoya e o Utsiktspunkt fica na montanha do outro lado da cidade. É preciso pegar um táxi para chegar até lá (tem Uber em Tromso mas nunca consegui usar) e depois subir a montanha de teleférico. O problema é que dependendo das condições climáticas o teleférico é fechado.

Como eu já tinha uma noite livre na cidade, resolvi arriscar e consegui subir a montanha e pude ver mais uma vez a Aurora Boreal em Tromso.

Entretanto, para ver as luzes neste local, o fenômeno precisa estar bem forte para conseguir romper com o brilho das luzes da cidade.


Como foi ver a Aurora Boreal em Tromso


Foi a realização de um sonho, uma grande emoção e percebi que muita gente chorava ao ver as luzes. Certamente uma das experiências mais legais que eu tive na vida. Chegar até Tromso não é barato, a Noruega é um dos países mais caros do mundo, mas valeu a pena cada centavo investido.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.