Explorando os fiordes noruegueses em Bergen: o que você precisa saber

A Noruega possui alguns dos cenários naturais mais belos do mundo. E na lista de passeios imperdíveis na Noruega, ao lado experiências únicas como ver a Aurora Boreal, está o passeio pelos fiordes noruegueses. Neste post eu compartilho com vocês a minha experiência conhecendo um dos fiordes da Noruega.

***

Primeiramente vamos entender que existem mais de mil fiordes em toda a Noruega. Sendo assim, você poderá explorar essas formações únicas na maior parte do país. Por tanto, escolher qual fiorde visitar vai depender mais de qual cidade norueguesa você pretende conhecer.

Por exemplo, quem vai para Alesund tem a oportunidade de conhecer o Geirangerfjord, que é considerado o mais bonito da Noruega. Já quem visita Stavanger, opta pelo Lysefjord que é onde fica a famosa pedra Preikestolen. 

Entretanto, Bergen é um excelente ponto de partida para conhecer essas formações naturais impressionantes. E saindo de Bergen é possível fazer um passeio de barco até o Fiorde Mostraumen.

Leia mais:
O que fazer em Bergen
Onde ficar em Bergen
As Bryggens de Bergen
Como ver a Aurora Borel na Noruega
O que fazer em Tromso, na Noruega
Roteiro em Oslo
Dicas da Noruega para organizar a sua viagem

Aliás, recomendo também assistir ao meu vídeo sobre Bergen onde eu mostro todo o meu roteiro na cidade, incluindo o passeio pelos fiordes.

O que fazer em Bergen

O que é um fiorde?


O nome vem da palavra norueguesa “fjord” acabou sendo adotada para descrever esse tipo de formação rochosa. Os fiordes são formações naturais que surgiram pela ação de geleiras antigas que formaram vales profundos e muitas vezes bem estreitos nas montanhas junto ao mar. E há milhares de anos, quando as geleiras recuaram, a água do mar preencheu esses vales criando assim os fiordes. 

Os fiordes são tão importantes, que foram classificados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2005. 

Fiorde visto de cima

Conhecendo um dos fiordes da Noruega


Eu comprei o meu passeio pelo Get Your Guide e foi mais barato e mais prático que comprar pelas agências locais e paguei 68 Euros no passeio. Vocês podem comprar o mesmo passeio através deste link.

Passeio tem duração de 4 horas e parte pela manhã do píer no meio do centrinho histórico da cidade. Inclusive, o ponto de partida era exatamente em frente ao meu hotel, o Scandic Torget. A propósito, recomendo muito.

Fiordes da Noruega
O barco que faz o passeio

O barco tem dois andares, um salão aquecido, o que é muito importante no inverno – e o deck superior que é aberto e de onde podemos aproveitar melhor a paisagem. Para quem se incomoda com o balanço de embarcações, o barco que faz o passeio é um catamarã bem estável e que não balançou nadinha durante o meu passeio.

Saindo de Bergen
Fiordes da Noruega
Entrando no fiorde

Se você fizer questão de pegar um bom lugar no salão, como um lugar na janela, recomendo chegar ao píer pelo menos 30 minutos antes da partida. O barco possui também banheiros e lanchonete.


Saindo de Bergen

Na saída de Bergen passamos ao lado das Bryggens, as casinhas centenárias que são um dos cartões postais principais da cidade. 

Saindo do porto de Bergen o barco acelera em direção ao primeiro fiorde do passeio, o Osterfjord. Durante o outono e inverno, à medida que o barco acelera, o frio é de cortar. Muita gente desiste de curtir o passeio no deck e volta para o salão aquecido. Eu ficava alternando entre o salão e o deck, pq realmente o bacana para curtir esse passeio é do deck.

Uma vila isolada no meio do fiorde
O canal vai ficando mais estreito a medida que nos aproximamos do fundo do fiorde

E nem preciso dizer que as paisagens são incrivelmente lindas. Eu tive a sorte de fazer o passeio em um dia de sol no fim do outono em Bergen. Estes passeios são muito procurados no verão, quando as temperaturas são mais amenas e os dias de sol são mais frequentes.

Fiordes da Noruega
Os paredões são muito impressionantes

O passeio vai até o fundo do Fiorde Mostraumen, e lá no fim dele encontramos Mo, um pequeno vilarejo isolado no fundo do fiorde. Uma imagem linda e um dos lugares mais bonitos da região de Bergen.

Mo, um pequeno vilarejo isolado no fundo do fiorde
Bandeira norueguesa na volta para Bergen

Onde ficar em Bergen


Bergen é uma cidade relativamente grande para os padrões noruegueses, mas escolher onde se hospedar na cidade não é complicado pois a região turística é relativamente pequena. Como eu disse anteriormente, eu me hospedei no hotel Scandic Torget. Que fica muito bem localizado, em frente ao píer e com fácil acesso para quem vem do aeroporto ou da estação de trens.

Scandic Torget

Eu cheguei em Bergen pelo aeroporto e do ponto final do Light Rail (o trem tipo VLT) que conecta o aeroporto ao centro da cidade fica a uns 5 minutos de caminhada do hotel Scandic Torget. Já para quem chega de trem, a distância é de uma caminhadinha de 10 minutos.

Dava pra ver o barco do passeio da janela do quarto

Outras dicas de hoteis bem localizados, temos o Radisson Blu Royal Hotel, que fica junto às casinhas Bryggens. Outra boa opção é o Hotel Norge by Scandic, que fica bem no centro da cidade. 

Leia o artigo completo com dicas de onde ficar em Bergen


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.