Aeroporto de Guarulhos: chegando, saindo e transportes

O Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo é a principal porta de entrada do Brasil e um dos mais movimentados aeroportos da américa latina. Por conta disso, as chances de você passar por ele saindo ou entrando no Brasil são enormes. Nesse post eu vou fazer um apanhado geral sobre o Aeroporto de Guarulhos, para quem estiver chegando ou saindo de São Paulo, ou mesmo para quem vai fazer conexão.

Mas antes, vamos entender como as operações no aeroporto se dividem:

O Aeroporto de Guarulhos possui três terminais: Terminal 1 (antigo Terminal 4); Terminal 2 (junção dos antigos terminais 1 e 2) e Terminal 3, que é o mais novo e moderno de todos.

Terminal 3 em GRU


Terminais do Aeroporto de Guarulhos


O Terminal 1 é usada quase exclusivamente pela Azul, que divide alguns slots com a Passaredo. Esse terminal é usado somente para voos domésticos.

O Terminal 2 é usado para Latam, Gol e Avianca em voos domésticos e partidas internacionais da Gol e Avianca. A Latam ainda opera um voo internacional no Terminal 2, o JJ8080 para Nova York.

Além disso, a área internacional do Terminal 2 recebe os voos da Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Avianca colombiana, Austral, Boliviana de Aviación, Copa Airlines, Delta Airlines, Ethiopian Airlines, Royal Air Maroc, TAAG e Taca.

Terminal 2

O novo Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos só recebe voos internacionais, lá operam os voos internacionais da Latam e todas as operações das companhias aéreas estrangeiras: Air Canada, Air China, Air France, Alitalia, American, British Airways, Emirates, Iberia, KLM, Lufthansa, Qatar Airways, South African, Swiss, TAP Portugal, Turkish Airlines e United Airlines.

Para ir de um terminal para o outro, existem os ônibus gratuitos da GRU Airport, a concessionária que administra o aeroporto, que faz o transporte. Entre os Terminais 2 e 3 existe ainda um corredor que une os dois prédios.

Terminal 3


Chegando em Guarulhos


Se você vem de outra cidade brasileira, vai desembarcar no Terminal 2 (Latam, Gol ou Avianca) nos desembarques leste ou oeste. Se você vem de Azul ou Passaredo, vai desembarcar no Terminal 1.

Para quem vem de outro país, vai desembarcar os Terminais 2 ou 3, de acordo com a relação de companhias aéreas que eu listei no tópico anterior.

Se você vai chegar em Guarulhos vindo de um voo internacional e mesmo que São Paulo não seja o seu destino final, você terá que fazer o controle de imigração e alfândega neste aeroporto e retirar as bagagens, mesmo que elas estejam etiquetadas até o seu destino final.

O controle de imigração em Guarulhos para cidadãos brasileiros é muito simples, só é feita a conferência do passaporte e pronto. Existem alguns portões eletrônicos de controle automatizado de passaporte, onde o próprio passageiro faz tudo, desde que o passaporte seja com chip.

Os e-gates, como são chamados, são uma espécie de catraca equipados com sistemas que permitem fazer o reconhecimento biométrico-facial do passageiro.

e-gates em Guarulhos (imagem: divulgação)


Conexão em Guarulhos


Caso você faça uma conexão doméstica no aeroporto de Guarulhos com a mesma companhia aérea, provavelmente nem vai precisar sair da sala de embarque e também não vai precisar retirar a bagagem e despachar novamente. Claro, desde que ambos os trechos estejam no mesmo código localizador. Resumidamente, desde que você tenha comprado os trechos juntos.

Se você chega em São Paulo vindo de outra cidade brasileira e vai seguir para um voo internacional, não vai mais precisar retirar a sua bagagem e despachar novamente. Dentro da área fechada do Terminal 2 está funcionando desde 2016 um balcão de transferência.

O passageiro poderá fazer o check-in novamente (caso seja necessário) e dali mesmo seguir para a conexão internacional nos terminais 2 ou 3. Claro, desde que a sua viagem inteira esteja no mesmo código localizador.

Quem vem de fora e vai seguir para alguma outra cidade brasileira, precisa fazer os procedimentos de imigração, retirar a bagagem e despachar novamente. Logo depois, seguir para o terminal correspondente a sua companhia aérea.

Exemplo: digamos que você venha de Paris pela Air France e vai seguir até Curitiba na Gol. Você vai desembarcar no Terminal 3, passar pela imigração, retirar a bagagem, seguir para o Terminal 2 e lá despachar novamente a sua mala e seguir para seu voo com a Gol.


Como ir de Guarulhos ao centro de São Paulo


Metrô

A linha 13 Jade da CPTM ainda está em construção, mas olhando de fora, parece que os trabalhos estão andando. Dizem que será inaugurada em 2018. A linha ligará o Aeroporto de Guarulhos a Estação Engenheiro Goulart da CPTM e de lá a rede de trens e metrôs da cidade.

Quando estiver funcionando, eu volto aqui para falar mais sobre ela e explicar o funcionamento.

Ônibus

Os ônibus do serviço Airport Bus Service saem da área externa no Terminal 2. As linhas seguem até o Terminal Rodoviário do Tietê (conexão com a linha azul do metrô); Praça da República ((conexão com a linha vermelha do metrô); Avenida Paulista (conexão com as linhas verde e amarela do metrô); Brookling Novo, Barra Funda (conexão com a linha vermelha do metrô e trens da CPTM); Aeroporto de Congonhas e Vila Mariana.

A passagem custa em média 50 reais, mas depende do destino. Vale consultar no site: airportbusservice.com.br

Os ônibus são super confortáveis, com wi-fi, ar condicionado, tv e água.

Opção econômica para ir do Aeroporto de Guarulhos ao Terminal Tatuapé

Mas, tem uma opção super barata que custa 5,80 reais. É um outro ônibus que sai da mesma área do aeroporto e vai até o Terminal Tatuapé, que tem integração com a linha vermelha do metrô. Os ônibus tem ar condicionado e lugar para as malas.

Aqui no blog tem um post completo explicando tudo. Clique aqui

Do Aeroporto de Guarulhos saem outras linhas de empresas de ônibus para cidades do estado de São Paulo, no litoral e interior. Clique aqui para ver todos as linhas e mais informações.

Táxi e Uber

Um táxi do Aeroporto de Guarulhos até a minha casa na região central de São Paulo custam suados 120 reais. Eu acho um absurdo, por isso, o Uber para mim é uma excelente opção. Só para ter uma ideia, eu pago em média 50 reais do aeroporto até a minha casa. Uma belíssima economia.


Procurando hospedagem em São Paulo?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder setembro 19, 2017

    Isabel Borgert

    Olá
    Neste post encontrei todas a infos que queria, qdo vou a São Paulo não sei me movimentar por lá e fico muito tempo morgando entre conexões acho muito cansativo.
    Adoraria morar bem pertinho do Aeroporto ai seria bem mais fácil.
    Grande texto arrasou .
    Abraços

    • mm
      Responder setembro 20, 2017

      Fabricio Moura

      Opa, obrigado, Isabel =)

Deixe uma resposta