Aeroporto de Guarulhos: chegando, saindo e transportes

O Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo é a principal porta de entrada do Brasil e um dos mais movimentados aeroportos da américa latina. Por conta disso, as chances de você passar por ele saindo ou entrando no Brasil são enormes. Nesse post eu vou fazer um apanhado geral sobre o Aeroporto de Guarulhos, para quem estiver chegando ou saindo de São Paulo, ou mesmo para quem vai fazer conexão.

Mas antes, vamos entender como as operações no aeroporto se dividem:

O Aeroporto de Guarulhos possui três terminais: Terminal 1 (antigo Terminal 4); Terminal 2 (junção dos antigos terminais 1 e 2) e Terminal 3, que é o mais novo e moderno de todos.

Terminal 3 em GRU


Terminais do Aeroporto de Guarulhos


O Terminal 1 é usada quase exclusivamente pela Azul, que divide alguns slots com a Passaredo. Esse terminal é usado somente para voos domésticos.

O Terminal 2 é usado para Latam, Gol e Avianca em voos domésticos e partidas internacionais da Gol e Avianca. A Latam ainda opera um voo internacional no Terminal 2, o JJ8080 para Nova York.

Além disso, a área internacional do Terminal 2 recebe os voos da Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Avianca colombiana, Austral, Boliviana de Aviación, Copa Airlines, Delta Airlines, Ethiopian Airlines, Royal Air Maroc, TAAG e Taca.

Terminal 2

O novo Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos só recebe voos internacionais, lá operam os voos internacionais da Latam e todas as operações das companhias aéreas estrangeiras: Air Canada, Air China, Air France, Alitalia, American, British Airways, Emirates, Iberia, KLM, Lufthansa, Qatar Airways, South African, Swiss, TAP Portugal, Turkish Airlines e United Airlines.

Para ir de um terminal para o outro, existem os ônibus gratuitos da GRU Airport, a concessionária que administra o aeroporto, que faz o transporte. Entre os Terminais 2 e 3 existe ainda um corredor que une os dois prédios.

Terminal 3


Chegando em Guarulhos


Se você vem de outra cidade brasileira, vai desembarcar no Terminal 2 (Latam, Gol ou Avianca) nos desembarques leste ou oeste. Se você vem de Azul ou Passaredo, vai desembarcar no Terminal 1.

Para quem vem de outro país, vai desembarcar os Terminais 2 ou 3, de acordo com a relação de companhias aéreas que eu listei no tópico anterior.

Se você vai chegar em Guarulhos vindo de um voo internacional e mesmo que São Paulo não seja o seu destino final, você terá que fazer o controle de imigração e alfândega neste aeroporto e retirar as bagagens, mesmo que elas estejam etiquetadas até o seu destino final.

O controle de imigração em Guarulhos para cidadãos brasileiros é muito simples, só é feita a conferência do passaporte e pronto. Existem alguns portões eletrônicos de controle automatizado de passaporte, onde o próprio passageiro faz tudo, desde que o passaporte seja com chip.

Os e-gates, como são chamados, são uma espécie de catraca equipados com sistemas que permitem fazer o reconhecimento biométrico-facial do passageiro.

e-gates em Guarulhos (imagem: divulgação)


Conexão em Guarulhos


Caso você faça uma conexão doméstica no aeroporto de Guarulhos com a mesma companhia aérea, provavelmente nem vai precisar sair da sala de embarque e também não vai precisar retirar a bagagem e despachar novamente. Claro, desde que ambos os trechos estejam no mesmo código localizador. Resumidamente, desde que você tenha comprado os trechos juntos.

Se você chega em São Paulo vindo de outra cidade brasileira e vai seguir para um voo internacional, não vai mais precisar retirar a sua bagagem e despachar novamente. Dentro da área fechada do Terminal 2 está funcionando desde 2016 um balcão de transferência.

O passageiro poderá fazer o check-in novamente (caso seja necessário) e dali mesmo seguir para a conexão internacional nos terminais 2 ou 3. Claro, desde que a sua viagem inteira esteja no mesmo código localizador.

Quem vem de fora e vai seguir para alguma outra cidade brasileira, precisa fazer os procedimentos de imigração, retirar a bagagem e despachar novamente. Logo depois, seguir para o terminal correspondente a sua companhia aérea.

Exemplo: digamos que você venha de Paris pela Air France e vai seguir até Curitiba na Gol. Você vai desembarcar no Terminal 3, passar pela imigração, retirar a bagagem, seguir para o Terminal 2 e lá despachar novamente a sua mala e seguir para seu voo com a Gol.


Como ir de Guarulhos ao centro de São Paulo


Trem + Metrô

A linha 13 Jade da CPTM está funcionando e com ela é possível chegar a rede de trens e metrôs da cidade. Eu fiz um review super completo do serviço, veja aqui como funciona.

trem de São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos

Trens do Aeroporto de Guarulhos

Ônibus

Os ônibus do serviço Airport Bus Service saem da área externa no Terminal 2. As linhas seguem até o Terminal Rodoviário do Tietê (conexão com a linha azul do metrô); Praça da República ((conexão com a linha vermelha do metrô); Avenida Paulista (conexão com as linhas verde e amarela do metrô); Brookling Novo, Barra Funda (conexão com a linha vermelha do metrô e trens da CPTM); Aeroporto de Congonhas e Vila Mariana.

A passagem custa em média 50 reais, mas depende do destino. Vale consultar no site: airportbusservice.com.br

Os ônibus são super confortáveis, com wi-fi, ar condicionado, tv e água.

Opção econômica para ir do Aeroporto de Guarulhos ao Terminal Tatuapé

Mas, tem uma opção super barata que custa 6,15 reais. É um outro ônibus que sai da mesma área do aeroporto e vai até o Terminal Tatuapé, que tem integração com a linha vermelha do metrô. Os ônibus tem ar condicionado e lugar para as malas.

Aqui no blog tem um post completo explicando tudo. Clique aqui

Do Aeroporto de Guarulhos saem outras linhas de empresas de ônibus para cidades do estado de São Paulo, no litoral e interior. Clique aqui para ver todos as linhas e mais informações.

Táxi e Uber

Um táxi do Aeroporto de Guarulhos até a minha casa na região central de São Paulo custam suados 120 reais. Eu acho um absurdo, por isso, o Uber para mim é uma excelente opção. Só para ter uma ideia, eu pago em média 50 reais do aeroporto até a minha casa. Uma belíssima economia.


Seguro viagem


Vai viajar para o exterior? Não deixe de fazer o seu seguro viagem, é importante e obrigatório para diversos países. Faça o seu aqui com desconto.


Reserve sua hospedagem belo Booking.com aqui




Booking.com


Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

34 Comentários

  • Responder setembro 19, 2017

    Isabel Borgert

    Olá
    Neste post encontrei todas a infos que queria, qdo vou a São Paulo não sei me movimentar por lá e fico muito tempo morgando entre conexões acho muito cansativo.
    Adoraria morar bem pertinho do Aeroporto ai seria bem mais fácil.
    Grande texto arrasou .
    Abraços

    • mm
      Responder setembro 20, 2017

      Fabricio Moura

      Opa, obrigado, Isabel =)

      • Responder Março 18, 2018

        Juliana

        Bom dia, Fabrício.
        Tenho uma dúvida… Meu voo de Zurique chega em GRU às 05:30. E o meu voo doméstico (para Porto Velho) sai às 08:45 será que da tempo? Pois são separadas, no caso tenho que pegar as malas e depois despachar novamente.
        Obrigada!!

        • mm
          Responder Março 18, 2018

          Fabricio Moura

          Dá tempo sim, Juliana. Fica tranquila.

  • Responder novembro 6, 2017

    Yuri

    Olá! Comprei passagem com o mesmo localizador, porém operado pela TAM no trecho Belo Horizonte a Guarulhos e de Guarulhos para Dallas pela American Airlines. Minha dúvida é que, como preciso fazer novo check- in para pegar o voo da AA se este check-in é feito na área privada do terminal 2 e se consigo acesso interno para o terminal 3 ou se preciso sair para aérea comum para realizar o procedimento? Minha conexão é pequena aí tenho esse medo, obrigado!

    • mm
      Responder novembro 6, 2017

      Fabricio Moura

      Yuri, provavelmente a mala já vai despachada até os EUA e você só tenha que sair do T2 e ir para o T3, pode ser internamente, tem um acesso que liga os dois terminais.

      • Responder Maio 23, 2018

        Silvia

        Olá Fabrício
        Este acesso interno ainda é aquele corredor longo cheio de esteiras rolantes? Quanto tempo a gente demora para fazer este trajeto? Lembro que em 2015 achei um distância enorme, mudou alguma coisa ou continua o mesmo caminho?

        • mm
          Responder Maio 23, 2018

          Fabricio Moura

          Oi Silvia, é o mesmo caminho. Não sei se eu estou acostumado com aeroportos gigantescos, mas eu nem acho um caminho tão longo assim.

  • Responder Março 4, 2018

    Fabiano Lima

    Olá! Meu vôo internacional vindo de Paris chegar em guarulhos 17h e meu vôo doméstico com destino a Bh sai às 18h40. Será que dá tempo. Tô preocupado.

    • mm
      Responder Março 5, 2018

      Fabricio Moura

      Acho que não dá tempo, pois você vai ter que fazer a imigração, retirar a bagagem, trocar de terminal e despachar de novo.

      • Responder Maio 22, 2018

        Maria

        Oi Fabrício, eu tenho o mesmo voo no dia 18 de junho, chego e Guarulhos as 17:00 e tenho voo para BH as 18:40. Não é conexão. Queria saber se você já viajou e se deu tempo. Também fiquei preocupada. Obrigada

        • mm
          Responder Maio 22, 2018

          Fabricio Moura

          Oi Maria, acho muito justo seu tempo, boa chance de você perder esse voo.

    • Responder Maio 14, 2018

      Maria

      Oi Fabiano, eu tenho o mesmo voo no dia 18 de junho, chego e Guarulhos as 17:00 e tenho voo para BH as 18:40. Queria saber se você já viajou e se deu tempo. Também fiquei preocupada. Obrigada.

  • Responder Março 6, 2018

    Camila Costa

    Oi. Parabéns pelo texto. Fiquei com uma dúvida, em relação ao balcão de transferência, para aqueles que chegam em voos nacionais e irão embarcar em voos internacionais. Nos casos em que essa conexão internacional tenha uma duração superior a 7h, é possível realizar os procedimento de check in e redirecionamento das malas? Por exemplo: chego em GRU as 23h e meu voo internacional é só no outro dia as 10h. Eu pergunto porque algumas cias aéreas pedem pra retirar as malas quando a conexão é superior a 4h e retornar para procedimento de check in apenas 3 horas antes do voo.

    • mm
      Responder Março 9, 2018

      Fabricio Moura

      Depende da companhia, tem empresa que os funcionários só chegam 3 horas antes do voo.

  • Responder Março 7, 2018

    Jardel Silva

    Olá, parabéns pelos esclarecimentos .
    Agora minha dúvida : meu voo de Auckland ( LATAM) chega às 18h, daria tempo de embarcar pela GOL as 20h30??

    • mm
      Responder Março 8, 2018

      Fabricio Moura

      Se não atrasar, sim. O problema dessa conexão em GRU é que você vai chegar no Terminal 3, fazer a imigração, pegar as malas, alfândega e seguir para o Terminal 2 e despachar a mala de novo, fazer o raio-x e entrar na sala de embarque. É uma maratona.

  • Responder Março 22, 2018

    Tatiana Ap Silva

    Boa tarde Fabrício. Tenho uma dúvida.. irei para o Sul do país na semana santa. Meu voo de volta sai de Porto Alegre às 09:25 e chega em Guarulhos às 11:05. Tem um ônibus saindo da Rodoviária Tiete para minha cidade às 13 horas e outro às 19 horas. Gostaria de comprar a passagem para as 13 horas para não ficar tanto tempo esperando na rodoviária. Será que da tempo? Obrigada!!!

    • mm
      Responder Março 23, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Tatiana, tudo bem? Tenho más notícias para você. Em dias normais não daria tempo, em véspera de feriadão aí que não dá mesmo.

  • Responder Abril 11, 2018

    Rayane sthefany Colombo gomes

    Fabrício.
    Tenho uma dúvida… Meu voo de Milão chega em GRU às 05:05. E o meu voo doméstico sai às 06:30 será que da tempo? Pois são separadas, no caso tenho que pegar as malas e depois despachar novamente.
    Obrigada!!

    • mm
      Responder Abril 11, 2018

      Fabricio Moura

      Olá! Corre que dá sim. Só reza pro seu voo e chegada não atrasar.

  • Responder Maio 2, 2018

    Sarah Vasconcelos

    Olá, Fabrício! Eu adorei as suas explicações sobre o Aeroporto de Garulhos, me ajudou muito.

    Mas eu ainda estou com uma dúvida: o meu voo doméstico de Brasília para São Paulo pela Gol chega em GRU às 16h40, e o meu voo São Paulo/Paris pela Airfrance sai de GRU às 19h.

    Você acha que dá tempo? Eu comprei as passagens separadas, então terei que pegar as malas e despachar novamente né?

    Aguardo resposta, muito obrigada!

  • Responder Maio 2, 2018

    Sarah Vasconcelos

    Olá Fabrício! Eu adorei as suas explicações sobre o Aeroporto de Guarulhos, me ajudou muito.

    Mas eu ainda estou com uma dúvida: o meu voo Brasília-São Paulo pela GOL chega em GRU às 16h40, e logo depois eu pegarei um voo São Paulo até Paris pela Air France às 19h.
    No site da Air France diz que o horário Limite para check-in é às 18h.

    Você acha que dá tempo?
    Eu comprei as passagens separadas, então terei que pegar as malas e depois despachar novamente antes de embarcar para Paris?

    Obrigada!

    • mm
      Responder Maio 2, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Sarah, tudo bem? Dá tempo sim, só torce para não ter nenhum atraso. E sim, você vai ter que retirar as malas e desembarcar no T2, ir até o T3 fazer o check-in e despachar as malas pela Air France.

      • Responder Maio 4, 2018

        Sarah Vasconcelos

        Muito obrigada pela ajuda! =]

  • Responder junho 2, 2018

    Juliana Macedo

    Olá. Tenho um voo saindo de Santiago com destino Aracaju, só que a primeira conexão será em Montevideo, e a segunda Guarulhos. Nesta de Guarulhos teremos acesso as malas? Estamos pensando em descartar o último voo e ficar em São Paulo. Seria bom avisar a companhia aérea?

    • mm
      Responder junho 5, 2018

      Fabricio Moura

      Sim, vocês devem retirar as malas em SP e é bom avisar o no-show sim.

  • Responder junho 16, 2018

    Ricardo Pereira de Oliveira

    Olá Fabrício, ótimas explicações ajudaram muito.
    Tenho um vôo doméstico de BH com desembarque as 9:30, será que dá tempo de passar na locadora no aeroporto pegar um carro que já está reservado e chegar no Morumbi até às 11:00 em um dia de quarta feira com condições normais de trânsito.

    • mm
      Responder junho 16, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Ricardo, tudo bem? Não dá tempo. Até você sair do avião, pegar o carro (os pátios das locadoras ficam longe de GRU) e atravessar a cidade, você vai chegar no Morumbi com sorte ao meio dia.

  • Responder junho 17, 2018

    ubirajara

    Comprei passagens de POA/Rs as 18h (vvo da Gol) para Nova York, porém escala em Guarulhos e voo pela American Airlines as 21:30h, o que terei que fazer em Guarulhos? da tempo?

  • Responder junho 18, 2018

    Bruno

    Oi, Fabricio! Parabéns pelo post!
    Fim de julho vou para a Itália e comprei a passagem pelo Submarino com chegada em Guarulhos, em um sábado, às 18:40, pela Azul (T1) e SP-ROMA, pela Alitalia (T3), às 19:55.
    Só percebi depois o curtíssimo tempo de conexão. Será que é possível?
    Segundo o SAC do Submarino, eu não precisaria pegar as malas no GRU e elas seguiriam direto para Roma…

    • mm
      Responder junho 18, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Bruno, tudo bem? Olha, SE a mala seguir direto, você tem chance de conseguir embarcar, mas vai precisar correr muito. Se precisar retirar a mala e despachar de novo, vai complicar pois o check-in da Alitalia fecha 40min antes da partida. Eu não confiaria no SAC do Submarino, eles já colocaram alguns leitores em maus lençóis. Acho que você deve verificar essa informação com a Azul.

  • Responder agosto 14, 2018

    Alarc

    Oi Fabrício,

    Meu voo chega em Guarulhos 15:20 pela Air China. Dá tempo de eu pegar o voo doméstico da Gol 17:05h?

    Muito obrigada,

    • mm
      Responder agosto 15, 2018

      Fabricio Moura

      Dá sim, só reza para não atrasar.

Deixe uma resposta