Como visitar a Escadaria Selarón no Rio de Janeiro

Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón é um dos cantinhos mais fotogênicos do Rio, o que de certa forma acaba sendo uma informação redundante em uma cidade com tantos cartões postais, mas é difícil não encontrar uma imagem de algum amigo que tenha visitado a cidade e sem ter feito a tradicional foto sentado nos degraus cobertos de azulejos coloridos.

A Escadaria Selarón é uma obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, que começou a revestir os 250 degraus da escadaria que liga os bairros da Lapa e Santa Teresa no comecinho dos anos 90 e só parou em 2013, quando foi assassinado e seu corpo abandonado na escadaria.

A foto tradicional

A foto tradicional

Talvez, a maioria mais de 3 mil visitantes que sobem e descem os 125 metros da escada todos os dias nem saiba que o fim trágico do seu criador aconteceu bem ali, em frente a casa onde ele vivia e que foi justamente onde começou a obra.

Selarón começou a revestir os degraus com azulejos pois na época a escadaria estava em péssimo estado, o trabalho acabou virando um hobby. Nos anos 2000 a obra já era enorme e começou a ficar famosa depois de ser locação para videoclipes, filmes e editoriais de moda.

A beleza da Escadaria Selarón rodou o mundo e ele começou a ganhar azulejos de todos os cantos e hoje andando por ela a gente vê peças da Austrália, Jordânia, Casaquistão, França e de mais de 60 países.

rio1

Comecinho da subida

Detalhes de todos os cantos do mundo

Detalhes de todos os cantos do mundo

Mais azulejos

Mais azulejos

Mais um que veio de longe

Mais um que veio de longe


Como chegar a Escadaria Selarón?


A escadaria fica pertinho dos Arcos da Lapa, a melhor forma de chegar é pela Rua Teotônio Regadas, ao lado da Sala Cecília Meireles. Você pode visitar a qualquer hora, mas claro, a noite essa região da cidade não é muito segura.

A estação de metrô mais próxima é a Cinelândia e dá pra ir a pé, esse foi o caminho que eu fiz, mas você pode pegar qualquer ônibus que passe pelos Arcos da Lapa e descer ali mesmo.


Procurando hospedagem no Rio?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar